Executando verificação de segurança...
4

Como criar um portfólio no Github

text

O GitHub já e utilizado desde 2008, e se popularizou fortemente nos anos seguintes. Dificilmente iremos encontrar um desenvolvedor que não use ou tenha usado o GitHub alguma vez na vida. De fato, versionar código transcendeu as boas práticas, e passou a ser um aspecto fundamental para qualquer projeto de software.

Uma das coisas mais difíceis pra quem está começando no mercado de trabalho, é justamente conseguir o primeiro emprego. Sem dúvidas o primeiro passo, geralmente é bem mais complicado, devido principalmente a inexperiência profissional, que é um requisito de muitos empregadores.

E então você começa a procurar por vagas de emprego, mandar currículos, buscar oportunidades, e muitas das vezes as empresas empregadoras vão te pedir um portfólio, experiência, ou conhecimento de alguma área da tecnologia da informação

Mas fica aquela pergunta: Como eu vou ter portfólio/experiência se nunca trabalhei?!

Para muitos, o paradoxo do primeiro emprego é um beco sem saída. E aí, quando não enxergam nenhuma alternativa ou solução para vencer esse impasse, acabam perdendo a motivação e deixando a busca de lado.

Você se identificou e está buscando opções para conseguir o primeiro emprego sem ter experiência? Para te ajudar a conquistar esse objetivo, eu separei algumas dicas para impulsionar o início da sua vida no mercado de trabalho.

Primeiramente, lembre-se de que se você for usar o GitHub como ferramenta de trabalho, ele deve refletir como você é profissionalmente:

  • Se você é organizado, mantenha seus projetos organizados;
  • Se você é colaborativo, colabore com outros projetos;
  • Se você é comprometido, não deixe seus projetos inacabados (ou então remova do seu repositório).

Criando projeto para seu portfólio

Na maioria das empresas, quando se pede portfólio/experiência para alguém iniciante, quer ver algo que você já fez. Qualquer coisa. Não precisa ser um super software rodando em produção.

Você já quis construir algo, mas não tinha ideia do que fazer? Assim como os autores às vezes têm “blocos de escritores”, isso também vale para os desenvolvedores.

Segue abaixo um repositório do GitHub, contendo nº ideias de projetos: https://github.com/florinpop17/app-ideas.

Os projetos são divididos em três níveis com base no conhecimento e na experiência necessários para concluí-los.

texto

Um bom projeto necessita de um bom README. Um arquivo README bem escrito é um incrível atrativo para projetos Open Source. Por mais que exija trabalho na sua elaboração, no final vale muito a pena e pode te ajudar inclusive atraindo colaboradores para o seu projeto. No fim das contas, o tempo gasto elaborando esse arquivo é compensado pelo tempo investido pelos colaboradores do seu projeto.

Estrutura de um bom README:

  • Informar ferramentas utilizadas no projeto;
  • Imagem demonstrativa do projeto juntamente como o nome do projeto;
  • Texto com resumo da proposta do projeto;
  • Lista dos requisitos do projeto;
  • Demonstração da Aplicação;
  • Instruções para visualizar o projeto;
  • Referências e observações.

Publicar projeto no GitHub

Agora só falta publicar o repositório no GitHub:

obs: comandos utilizados no Windows.

#01 — Novo repositório

Para criar um repositório, basta clicar sobre o botão “+” localizado no canto superior direito e selecionar a opção “New repository” conforme imagem abaixo.
texto

#02 — Crie um novo repositório

Basta inserir um nome ao repositório, uma descrição (opcional), definir a visibilidade do repositório (público ou privado) e clicar sobre o botão “Create repository” conforme imagem abaixo.

Não é necessário adicionar um arquivo REDME agora, você pode criar esse arquivo quando finalizar seu projeto e for subir para seu repositório.
texto

#03 — Subindo o projeto para o repositório

Abra o Git Bash ou terminal na pasta onde está o seu projeto.

Pode seguir os comandos abaixo, para subir o projeto para seu repositório.

#Inicie a pasta como um repositório do Git através do comando:
git init
#Em seguida, adicione os arquivos de configuração para preparar o commit
git add .
#Crie um novo commit para os arquivos que irá subir para o repositório
git commit -m “first commit”
#Criar branch para seu repositório
git branch -M main
#Suba seus arquivos utilizando a URL gerada no passo 2 no seguinte comando
git remote add origin URL-DO-REPOSITORIO
#Autorize o upload com seu login e senha:
git push -u origin main

texto

Pronto, seu projeto está publicado no GitHub.

Conclusão

O portfólio é algo muito importante para um programador ao tentar concorrer uma vaga. Ele dá uma vantagem a mais ao deixar explícito seus conhecimentos em determinada tecnologia, linguagem, framework etc, e isso é algo muito importante para o recrutador.

Como você pode ver, o GitHub pode ser uma solução completa para quem quer divulgar trabalhos e sua experiência em si como desenvolvedor.

E se você gostou ou tiver qualquer tipo de crítica, positiva ou negativa, deixe também seu comentário. Todo feedback é muito bem-vindo!

Referências:

Faça sua busca Enviar Tudo que você queria saber sobre Git e GitHub, mas tinha vergonha de perguntar: https://tableless.com.br/tudo-que-voce-queria-saber-sobre-git-e-github-mas-tinha-vergonha-de-perguntar

Ideias para projetos: https://github.com/florinpop17/app-ideas

Download da ferramenta Git Bash: https://gitforwindows.org

Como fazer um bom README: https://blog.rocketseat.com.br/como-fazer-um-bom-readme

Carregando publicação patrocinada...
2

Ótimo post! Eu sempre fico maravilhado com o tanto de posts úteis aqui no tabnews para inciantes, eu gostaria muito de ter tido isso no começo da minha jornada.

2

É realmente excelente ter este portfólio no Github, você vai salvando seus projetos e quando se dá conta, já tem projeto de anos ali que você nem lembrava que tinha feito, mas tá tudo salvo em perfeito estado, inclusive aconteceu isso comigo ao criar meu site pessoal, eu fui relembrando meus projetos antigos e revendo seus códigos, foi algo muito gratificante.

1

Dá uma nostalgia boa né, você vê o quanto cresceu em pouco tempo. Até dá vontade de melhorar ideias antigas.
Aliás esse seu site ficou sensacional, gostei muito desse estilo.

2

Exatamente, tem hora que surge tanto projeto que você fica em dúvida se deve continuar criando mais e mais ou apenas melhorando os que já tem(eu falo isso mas não consigo parar de criar novos projetos).

Inclusive, muito obrigado pelo elogio.

2

Que bacana seu post, eu vou usar parte das suas idéias para completar o que já venho falando e ensinando para meu alunos a um bom tempo! Muito obrigado pela sua disposição em ordenar e disponibilizar seu conhecimento. Vou citar a fonte.

1
2

Uma dica que dou para quem está iniciando é tentar desde o inicio já ir criando a cultura de salvar os projetos no GitHub.

Tem um tempo que faço alguns código simples para resolver problemas pessoais e do dia a dia da empresa, tudo salvo localmente, e recentemente senti necessidade de ter um repositório. Agora estou ajustando meus código para ir postando, de forma que fiquem mais organizados e apresentáveis.

Muito bom cara. Estava precisando de algo assim para me auxiliar.

1

Vlw mano.
Eu acho que é isso mesmo. Mesmo que o projeto seja pequeno ou inacabado, acho importante colocar ele em algum repositório, para as pessoas verem seu progresso e seu nível.

1
0