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O Método CODE na Engenharia de Prompts para Devs

A inteligência artificial está transformando o desenvolvimento de software. Ferramentas como GitHub Copilot, Deepseek, Codeium e Polycoder aprimoram a escrita de código sugerindo funções inteiras, otimizando tarefas repetitivas e até mesmo detectando potenciais erros antes mesmo da execução. No entanto, para maximizar sua eficácia, os prompts devem ser estruturados corretamente.

Para conseguir isso, apresento o método CODE para engenharia de prompts em programação.

🔍 O que é o Método CODE?
CODE é uma sigla que ajuda a organizar as informações fornecidas à IA, garantindo a geração de código eficiente, preciso e reutilizável:

C - Contexto e Restrições: Defina o ambiente do projeto/código, a stack e quaisquer restrições (por exemplo, segurança, desempenho e padrões de codificação).

O - Objetivos e Saídas: Especifique a função desejada, o comportamento esperado e os critérios de sucesso.

D - Dados e Exemplos: Forneça entradas de amostra, saídas esperadas, detalhes de formatação e referências relevantes.

E - Evolução e Aprimoramentos: Descreva possíveis refinamentos, ajustes modulares ou considerações futuras de escalabilidade.

💡 Por que usar o método CODE?
Você pode gastar mais tempo programando com a ajuda de um assistente de IA do que programando sem eles (assistentes de IA). E isso não é nada bom!

Cada elemento do método CODE é projetado especificamente para tornar o código gerado por IA mais relevante, bem estruturado e adaptável do que prompts não estruturados, garantindo maior precisão, reutilização e economia de tempo.

🔹 C - Contexto e Restrições: Garante que a IA entenda o ambiente e as limitações antes de gerar o código.

🔹 O - Objetivos e Saídas: Mantém as respostas orientadas a objetivos, reduzindo a ambiguidade.

🔹 D - Dados e Exemplos: Melhora a precisão e a consistência com exemplos reais.

🔹 E - Evolução e Aprimoramentos: Isso permite iteração e flexibilidade, tornando o código gerado por IA mais fácil de refinar e reutilizar.

🛠 Aplicando método CODE na prática

Para entender completamente os benefícios do método CODE, vamos vê-lo em ação com um exemplo.

Prompt sem o método CODE:
"Crie uma função de login em Node.js."

Prompt com o méodo CODE:
(C) Estou desenvolvendo um sistema de autenticação para um aplicativo web em Node.js usando Express e MongoDB. A função deve seguir as melhores práticas de segurança, incluindo hash de senha com bcrypt e armazenamento seguro de tokens. (O) Crie uma função de login que valide credenciais e retorne um JWT. A função deve rejeitar usuários inválidos e seguir padrões de autenticação padrão. (D) Exemplo de dados do usuário: { username: "user1", password: "hashedpassword" } A função deve receber um nome de usuário/senha como entrada e retornar { token: "jwt_token_here" }. (E) Permitir ajustes para expiração de token (padrão: 1 hora) e garantir que os tokens sejam armazenados em HTTP-only cookies para segurança.

🎯 Conclusão
O método CODE para engenharia de prompts ajuda a maximizar a eficiência da IA. Equilibrar clareza, restrições e escalabilidade gera um código mais preciso, estruturado e adaptável do que prompts genéricos ou outras técnicas de estruturação.

Ao seguir essa abordagem, os desenvolvedores podem garantir que as ferramentas de IA se tornem verdadeiras aliadas no desenvolvimento de software.

Se você já usa IA para codificação, tente aplicar o método CODE e compartilhe seus resultados! Vamos refinar nossos prompts e melhorar o desenvolvimento assistido por IA juntos.

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Eu gosto desses "métodos", é legal que tenha uma sigla bonitinha, é melhor que SWOT e afins, e acho que isso ajuda mesmo, é bom as pessoas saberem. Fazendo analogia, ensina a pessoa entrar no carro, engatar a marcha, acelerar o carro.

É, é comum esses métodos nem sempre levar em conta o contexto, então pode ser que a pessoa não vai conseguir engatar a marcha se o carro não for automático porque não falou para usar a embreagem. E às vezes esquecem de algumas coisas, como por exemplo colocar o cinto, que não vai impedir de dirigir direitinho, mas está errado. Geralmente eles não mostram o que vem depois, como dar seta, virar o volante, frear.

Mas o maior problema é que mesmo que você aprenda tudo isso não significa que a pessoa sabe dirigir, em alguns casos nem o básico, mas a pessoa vai aprender de fato dirigindo bastante e fazendo cada vez melhor, e ninguém ensina fazer cada vez melhor, não tem a pessoa da auto escola do lado. A pessoa não ficará segura facilmente ou ficará segura mesmo fazendo errado no trânsito de verdade. Tem casos que é pior porque a pessoa não quis aprender muito e ela faz coisas erradas o tempo todo, mas ela consegue dirigir sem problemas, em geral sem bater o carro, mas atrapalha todo o trânsito. E na analogia mesmo acontece muito. O trânsito na maioria das cidades brasileiras é pior que de alguns países onde a pessoa aprender a dirigir de verdade, não só passar no exame para pegar na CNH. Perdemos muito tempo por falhas de descompromisso das pessoas.

E aí vem o problema que a pessoa que quer ser profissional precisa aprender mais do que aprendeu na auto escola, preciso treinar sozinho, precisa arriscar, precisa de orientação de quem dirige muito, muito bem, provavelmente um piloto, para que se tenha destaque e arrume uma vaga que não anda fácil.

O que eu estou querendo dizer é que esses métodos são bons, começando pelo método científico que muitos não conhecem, mas o que de fato faz a pessoa resolver problemas bem é a pessoa ter toda base boa para poder raciocinar bem, aprender os fundamentos da área que trabalha e principalmente a experiência, a boa experiência, acompanhada por programadores realmente bons que você só terá acesso em vagas boas. E você tem que aproveitar cada oportunidade, tem que melhorar sempre o trabalho real, até que uma hora você nem pensa mais nesses métodos, você só faz.

O risco muito comum é que a pessoa aprende errado. Muitas vezes porque entra em equipes que são todas erradas, escolhe fontes de estudo erradas, nái questiona, não raciocina, só segue receita de bolo, ela é condicionada, ou até adestrada em cima do erro, treina ele, e só ele que faz, e depois será o experiente que causará problemas para um iniciante.

Eu gosto de oportunidades como esta para alertar as pessoas para pensar além do que está na postagem original, que é algo bom, mas como tudo que você consome precisa fazer com criticidade, precisa entender bem o que ele te ajuda, o que você precisa fazer extra, como aproveitar certo.

Isso que foi mostrado é básico, se falava muito no Stack Overflow e muita gente reclamava porque ele não conseguia fazer um promptpergunta, era simplista, e lá ele tinha a vantagem de ter a pergunta fechada, com a IA receberá uma porcaria de resposta e a pessoa se contentará com isso e acontecerá o que eu já falei. A IA é um guru ruim. E hoje no SO muitas vezes você consegue fazer uma pergunta ruim e receber uma resposta porcaria e não vai atrás das pepitas de ouro que tem lá há anos.

Se a pessoa não aprendeu dirigir além da auto escola (voltando à analogia) você fará o prompt, até bom, receberá uma resposta que pode ser boa, mas tem boa chance de não ser tão boa assim, e você não saberá diferenciar, não saberá usar aquilo, adaptar da melhor forma possível e será mais um motorista que atrapalha o trânsito todos os dias.

Eu estou cansado de usar aplicações ou ser atendido por pessoas que usam aplicações ruins e munam minha experiência como consumidor. E só está piorando, só está aumentando a confiança, especialmente das pessoas com títulos de sênior, em fazer o errado que funciona e defender isso, até porque ele recebe validação externa cada vez maior, igual acontece na política.

Fiat 147 todo detonado andas pelas ruas

S2


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui no perfil também).

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Interessante essa forma metódica. Meu desenvolvimento se tornou mais orientado a comentários. Às vezes nem vou no chat. Só de digitar um comentário e em alguns casos o copilot já sugere o código ou função. Muito bacana...