Executando verificação de segurança...
1

Dúvida: iniciante no mundo do T.I.!

Olá, essa é minha primeira publicação por aqui, e queria começar com conselhos de vocês, que já devem possuir muita experiência com programação ou qualquer área da tecnologia, eu suponho.

Sobre mim

Tenho 17 anos, e comecei um curso técnico de T.I. para ver se era essa área mesmo que eu queria seguir. Descobri que tenho uma forte paixão por exatas, e que gosto demais de matemática, física, e tudo que também envolve eletromagnetismo, desde circuitos elétricos até os mais variados assuntos em física que tenham a ver com o desenvolvimento de tecnologias capaz de manipular elementos do nosso cotidiano e transformar, analisar ou fazer uso deles.
Descobri, no curso, que me dou muito bem com a área de redes, isso veio de um comentário do meu próprio professor, que me deu um feedback sobre meu desempenho sobre esse componente curricular.

Dúvidas

Agora, a minha principal dúvida é: devo continuar seguindo a área de T.I.? Eu estava pensando fortemente em cursar Engenharia da Computação, principalmente pela base da engenharia e porque gosto bastante de qualquer coisa relacionada a computação. Mas também tenho em mente que nenhum trabalho é moleza ou legal de se fazer todo dia. Que são tarefas repetitivas, às vezes cansativas, mas que o nicho que escolhemos para trabalhar e se especializar pode acabar sendo o ramo com o qual trabalhamos por muitos anos.
Se pudessem, gostaria de alguns conselhos sobre vocês, que trabalham não só com programação, mas com qualquer coisa relacionada na área de T.I., sobre como é a experiência de vocês em suas carreiras, sobre a situação de mercado de trabalho em relação a essa área, e sobre as dificuldades comuns a todos na carreira em que vocês seguem, assim como as coisas boas e as coisas ruins.
E há somente a área de programação para trabalhar? Há outras áreas que se pode especializar que sejam boas em relação ao mercado de trabalho?
Se houver alguém que também cursou Engenharia da Computação e puder contar sobre a experiência de vocês na faculdade, sou muito grato!

Carregando publicação patrocinada...
1

Cara ninguém pode dizer o que você deve fazer com sua vida, faça pesquisas sobre areas de atuação que você deseja trabalhar e decida por conta prórpia, programação tem bons salarios e você pode trabalhar home office mas também tem muitos contras e dependendo de como você lida com os problemas esses contras podem ser o suficiente para te desmotivar

1

Verdade. Como eu disse no outro comentário, estou apenas buscando uma visão de quem já está na área e sabe como é o dia a dia. E você poderia dar alguns exemplos acerca dos contras que você mencionou?

1

Parabéns por descobrir sua paixão. E ter uma visão clara de algumas coisas expostas aqui. Por isso espero que isto aqui resolva o problema.

Não me lembro muito bem quando eu tinha sua idade, mas era uma época diferente. Mas lembro que descobri o'que eu queria fazer até antes. E isso resolveu meu problema. Não tinha internet, mas embora menos, tinha muitas opções. Eu não me lembro se eu tive vontade de perguntar para pessoas aleatórias perto de mim o que fazer da minha vida, mas lembro que não o fiz.

Pare um pouco para pensar. Alguém de exatas não deve ter dificuldade de fazer isso, apesar de ser uma questão de humanas. Quais as chances de você receber uma boa resposta de pessoas aleatórias na internet que não te conhecem, não são você, não tenham compromisso algum com o que vai acontecer com você, até porque se for algo bom para elas pode ser ruim para você?

Eu entendo que você não saiba o que fazer, mas se você que é a pessoa mais adequada para saber está com dificuldade, imagine a gente falar para você o que você deve fazer.

O trabalho de engenharia não costuma ser muito repetitivo, pelo menos para quem se prepara para trabalhos interessantes. Algumas pessoas fazem algo repetitivo porque é a única coisa que sabem fazer. De qualquer forma tem um pouco de repetição, mas é o que faz você ficar bom naquilo.

Sempre é possível trocar de ramo. Claro que em alguns casos fica mais complicado, tem mais consequências, mas você não tem que casar com algo ruim para você. Ainda que seja comum que as pessoas não queiram mais sair disso e perder o investimento.

O mercado de trabalho está aí. Alguns enxergam de um jeito, outros de outro. Mas ninguém tem dados conclusivos. Alguém de humanas quer saber de qualquer jeito, mas alguém de exatas sabe que isso não tem valor, é só a percepção das pessoas e certamente todas estão erradas, algumas mais que outras, até mesmo se uma estiver certa, por ser coincidência, você tem que tratar como errada.

O mercado de trabalho não muda muito na questão que quer pessoas qualificadas. Ele dá mais vagas e paga melhor para quem tem capacidade, vocação e dedicação em algo. Quem tem isso não precisa se preocupar muito. Quem tem problemas que impedem isso precisa se preocupar bastante, e não pensar em algo que exige muita qualificação. Alguns têm mais facilidade de vaga e podem pagar mais do que algumas pessoas ganham em TI.

Mesmo falar de coisas boas ou ruins pode ser complicado porque cada pessoa tem uma experiência diferente. Uma pesquisa pode te dar um panorama muito melhor do que pode encontrar em um local tão limitado. E se fosse para perguntar teria mais diversidade perguntando em uma rede social do que um local mais especializado.

Você pode ver experiências terríveis, mas que são algo pessoal. Você pode ter pessoas que praticamente só têm alegrias. Na média eu vejo que é uma área bem exigente, com problemas para resolver boa parte do tempo, cheio de usuário que vai sempre te procurar por problemas, nunca por coisas boas. Você soluciona problemas, então é algo que se torna um fardo para muita gente. Há muita cobrança. Mas se a pessoa gosta pode ser bem gratificante. Especialmente se a pessoa faz algo realmente muito útil para outras pessoas.

A área de TI provavelmente tem mais vagas fora da programação. Mas o que falta mais gente é em programação, ou atividades bem especializadas. Note que muita gente reclama que não tem vaga em programação, e deve ocorrer em outras atividades. Isso é verdade para quem tem uma formação ruim. Tem muita vaga que não consegue ser preenchida. Em atividades que exigem uma qualificação mais reduzida, que seja mais repetitiva, as vagas são preenchidas mais facilmente, até porque se aceita alguém mais ou menos.

O mercado de trabalho é mutável, quando você se dedica a estudar uma coisa, no meio tempo surgem outras melhores, algumas mudam a dinâmica, ficam piores ou melhores. Ter muita vaga não quer dizer nada. Pode ter muita concorrência. Se você começa a ir para algo porque tem muita vaga, pode ter menos depois de um tempo, ou pode ter mais concorrência. Ou pode ser o inverso disso. Se você estudar algo esperando isso então pode virar uma roleta para escolher, porque o resultado pode ser tão bom quanto.

Se prepare para a área como um todo, e conforme vai aparecendo oportunidades vai se especializando mais. Mesmo que escolha algo de uma área você só ficará sem emprego se for ruim. Este é o segredo.

Cada curso é diferente do outro. Alguém pode dar uma base, mas o título do curso não define o que ele é e não pode ser traduzido para outros cursos. Até mesmo em épocas diferentes o mesmo curso muda muito. è normal não sabe disso. Curioso que algumas pessoas se formam e não sabem, fico pensando o que essas pessoas fizeram durante o curso que elas não perceberam nada. Por isso que falo que outro segredo é fazer um curso bom. Um que você quase não consiga fazer de tão bom. O bom é você ser o pior aluno do curso. Mas as pessoas indicam cursos que foram fáceis para elas. Elas acham que o fácil é bom. E isso prejudica muito a carreira delas.

Curso deve ser desafiador, não agradável. Está começando a ficar mais difícil achar os bons. Fatores financeiros estão pesando. Até em cursos do setor público.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1

Obrigado pela atenção cara... realmente, tenho em mente de que pessoas aleatórias não podem ditar minha vida. Mas como há pessoas experientes na área por aqui, imaginei que uma visão acerca de como é esse mundo, já que elas trabalham com isso, poderia me ajudar a relacionar alguns conceitos importantes.

Obrigado por me ajudar a ter uma visão melhor. Vejo que sim, o segredo não está em mais ou menos vagas, ou em ser mais ou menos difícil, mas sim na dedicação e comprometimento da pessoa em possuir competência profissional na área em que ela trabalha.

Também, é verdade que cada um tem sua experiência pessoal, e pode não gostar nem um pouco acerca daquilo assim como pode gostar muito, assim como cada um tem sua opinião acerca de comida, livros, e filmes.

Obrigado, agora tenho em mente de que eu traço meu rumo e que a dedicação e o gosto são elementos principais, além de optar pelo mais difícil ao invés de querer coisas fáceis. "Curso deve ser desafiador, não agradável" é realmente uma verdade, quanto mais você se desafia, mais aprende, mesmo que não vá tá bem.

E sim, faz muito sentido a sua reflexão. Agradeço.