Pitch: Apresentando o "Empregos para Sabatistas", meu projeto pessoal
Estou trabalhando há uns meses em um projeto pessoal que inclusive já foi lançado, apesar de nichado. Por que não falar dele aqui?
Proposta
Faço parte da Igreja Adventista do Sétimo Dia e, portanto, tenho o sábado(7o dia), como um dia especial, onde cesso as atividades comumente realizadas nos outros dias da semana, assim como o trabalho(https://www.adventistas.org/pt/institucional/organizacao/declaracoes-e-documentos-oficiais/observancia-sabado/).
Algo que é comum entre os membros da minha comunidade é conseguir empregos que nos permita respeitar isso, pois cessamos o trabalho um pouco antes do horário do pôr do sol de sexta, voltando apenas após pôr do sol do sábado.
Eis que me veio a ideia de criar um tipo de amarelinha - aqui em SP é um jornal amarelo com anúncios de emprego -, onde as empresas poderiam anunciar sua vagas de forma simples, e os sabatistas, procurá-las, e saber como se candidatar.
Diferente de outras plataformas, aqui não existe um processo de autenticação ou fluxo de candidatura. O empregador cria uma vaga que vai pra análise, e a pessoa que deseja ser um empregado procura por vagas e entende como poderá se candidatar nelas.
Escolha de stack
Como trabalho com Node meu primeiramente pensamento foi fazer com ele. Depois de um tempo eu pensei melhor e resolvi fazê-lo com PHP. Com PHP pois achei, e continuo achando, que ficaria mais barato e simples manter uma aplicação pequena como essa no ar. Se optasse por um Node, iria procurar uma VPS como Digital Ocean ou Vultr, e não estava querendo tanto esforço, então corri pro PHP, usei um Laravel e usei como hospedagem a Umbler, que tem um preço amistoso com uma boa interface.
O que eu aprendi/estou aprendendo
- Esse é o tipo de plataforma que acredito que sua popularidade é circular. Eu dependo de existirem mais vagas de emprego para ter mais pessoas procurando vagas por lá, e depois de mais pessoas procurando vagas de emprego por lá para interessar empregadores a colocarem suas vagas nela. Sinceramente, não sei como contornar isso, a não ser continuar eu mesmo cadastrando novas vagas de emprego e tentando falar com instituições religiosos para apoiar o projeto.
- Crie um FAQ. No começo do lançamento, eu não tinha criado um, apenas deixando um e-mail de contato no rodapé. Em 1 mês eu recebi mais de 50 e-mails de pessoas pedindo emprego, sem entender a proposta da plataforma. Após isso, fiz um FAQ e deixei o e-mail de contato um pouco mais escondido.
Próximos passos
- Continuar a procura por instituições judaicas que possam apoiar a plataforma inserindo vagas;
- Consegui o contato com uma instância administrativa da minha igreja. Agora é juntar uma grana pra pagar pela criação de um vídeo institucional, e depois tentar divulgar pra maior parte de igrejas possíveis. Coisa que já fiz, mas com vídeo fica mais claro pra divulgar;
- Continuar postando vagas manualmente de empresas que respeitem a questão do sábado.
Neste meu caso, o grande problema não está sendo a parte de tecnologia, mesmo porque, a plataforma não é complexa, e sim conseguir alcançar empresários que possam colocar as vagas aqui, pois só assim terei mais acessos de pessoas procurando emprego por aqui.
Finalizando
Pra todos que trabalham em um lugar e sabem que tem vagas onde um sabatista poderia estar, são super bem-vindos para cadastrarem as vagas por lá :).