Executando verificação de segurança...
2

maniero me permita levantar esse ponto sobre os fundamentos porque, assim com eu, há pessoas também um pouco perdidas em definir o que seriam estes funamentos e até onde ir no estudo deles... Peguei um trecho da tua fala porque acho que ela resume o que eu gostaria de propor e que pessoas com maior senioridade iriam ajudar muito quem está perdido nisso.

Esse é o relato mais importante. Aprender os fundamentos é mais importante que a linguagem. Como e com o que vai aprender importa.

O que seriam os fundamentos?

Essa é uma dúvida crucial para mim. O que seriam os fundamentos para quem quer atuar como programador?

Eu migrei de carreira, saindo da área da Farmácia Clínica para a parte de dados (ainda na área da saúde porque gosto muito da área).

Quando eu atuava como clínico, eu precisava conhecer bem três pilares (há outros): Fisiologia Humana, Patologia e Farmacologia. A Fisiologia me permite entender como o corpo funciona em seu estado "normal". Então, cada Sistema, composto pelos respectivos órgãos, tem uma maneira default de funcionar. A Patologia mostra o estado de "desequilíbrio", ou seja, o que explica o funcionamento não adequado e que está deixando o paciente doente, o que e como está causando este desequilíbrio. E, por último, a Farmacologia que permite "modular" (no sentido de transicionar de um estado a outro) do estado patológico para o fisiológico. Então, precisava saber qual medicamento era indicado, o porquê, se havia interação ou não com outro medicamento e vários outros detalhes.

Na graduação cheguei ao nível de fazer síntese de fármacos. Havia a necessidade de se entender a nível molecular como a reação ocorria para promover a produção do fármaco desejado. Mas esse nível da "toca do coelho" não foi crucial para eu poder atuar como Farmacêutico Clínico. Envolveu fazer uma Residência em Farmácia Clínica para eu poder atuar, mes isso seria a "especialização".

O que coloquei acima foi algo mais simplificado sem ser simplório. Há uma vastidão de detalhes, mas acredito que apresentou a ideia geral.

Assim, pensando neste aspecto de fundamentos, quais seriam esses pilares (não necessariamente três)?

Qual a sequência lógica que faria mais sentido em estudar os fundamentos?

Olhando em retrospectiva, faria mais sentido para mim, a seguinte seuquência:

  • Fisiologia Humana
    • Teria a visão mais ampla de como está tudo em seu estado normal no corpo humano
  • Patologia
    • Uma vez entendendo o normal vamos entender o estado de adoecimento. Preferencialmente estudando por casos clínicos.
  • Histologia
    • Agora vou entender como é a nível de tecido que forma o órgão, como as células estão organizadas no Fisio e no Patológico.
  • Biologia Celular, Molecular e Bioquímica
    • Aqui descemos ao menor nível para eu entender como os receptores celulares, as organelas e síntese de proteínas, uso de móleculas de carboidrato, e outros detalhes funcionam. E por quê? Porque o medicamento atua nesse nível.
  • Farmacologia
    • Agora sim vem o estudo dos fármacos. E aqui o estudo vai ser por casos clínicos. Por casos clínicos eu correlaciono os sistemas envolvidos em uma determinada patologia. Um paciente com Alzheimer é um caso, alguém com uma pneumonia é outro caso e por aí vai. Mas consigo correlacionar com tudo visto até então. E aí, entra o medicamento fazendo o papel de modulador.
  • Análises Clínicas
    • Aqui agora vamos monitorar os exames e como o organismo do paciente transicionou "laboratorialmente" do estado patológico para o fisiológico e fazer as correlações com cada sitema, cada produto do metabolismo celular e com o efeito farmacológico.

Pensando em uma sequência lógica, o que você recomendaria estudar e como?

Eu comecei da visão macro e foi descendo ao nível do detalhe.

De antemão, muitíssimo obrigado pelo teu tempo e por ajudar a norterar os que estão em aprendizado (eu sempre vou me considerar um eterno aprendiz, rs).

Carregando publicação patrocinada...
2

Eu vou organizar isso "em breve", porque é algo que as pessoas pedem muito, enquanto isso leia: https://pt.quora.com/Quando-se-fala-em-estudar-os-fundamentos-em-programa%C3%A7%C3%A3o-Quais-s%C3%A3o-esses-fundamentos/answer/Antonio-Maniero.

Obrigado pela postagem. Seu exemplo ilustra bem, porque hoje muita gente aprende programação quase em ordem invertida ao que deveria ser, ou pior, como já a´renderam o que entrega resultado, ela desiste de aprewnder o fundamento, ou seja, no seu exemplo ela aprende fazer análise clínica sem saber filosofia humana, pode dar certo? :)

2

Muito obrigado, maniero. Li o teu post no Quora e concordo plenamente. A ideia de uma lista ou até mesmo da grade curricular do conteúdo da faculdade pode enviesar e alguém achar que apenas aquilo é o suficiente, o que não é. Mas algum tipo de norte é necessário. Acredito que a tua fala sobre C e Assembly faça muito sentido.
O curso do Deschamps, por exemplo, está me ensinando coisas que eu levaria muito tempo para aprender sozinho. Ele está me ajudando a conectar os pontos. Aí que, entendo eu, o papel de alguém com maior senioridade em dizer como as coisas se conectam. Quer dizer que tudo foi explorado e podemos ficar nesse nível? Entendo que não. Mas dá uma segurança para dizer "isso eu sei" e "isso não sei, mas sei que essa base aqui vai me ajudar e posso aprender com esse livro ou essa documentação".

Obrigado por responder a minha postagem e pela conversa. Espero poder contribuir de algum modo.