Não irei responder sua pergunta diretamente, mas se conseguir te fazer pensar sobre (ou qualquer um que ler isso) já estou satisfeito.
O que observo hoje em dia é que as distinções entre Jr/Pl/Sr são muito mais que técnicas. Tem a ver com o auto-gerenciamento, proficiência em ajudar e ensinar, entender prioridades e principalmente, algo que chamo de "ter o molho". Ter o molho é ter aquele conjunto de skills e habilidades que não podem ser ensinadas, juntamente de muita inteligência emocional. E é muito mais profundo do que isso que eu disse, provavelmente você (leitor/op) saiba o que é, mas é aquele tipo de coisa extremamente difícil de explicar.
Ai entramos na questão das soft skills. Temos muitas vezes opiniões erradas sobre o termo "Soft Skill", que é um termo ingrato. Essas skills são tudo aquilo que não é explícito, que não é lógico nem exato, por isso que pra mim é mais como "ter o molho" do que "soft skill".
Sobre o técnico, já trabalhei com Seniors/Plenos que não são muito desenrolados na questão resolução de problemas com software, e com muitos estagiários/jrs que colocam um sistema completo no ar em algumas horas. É fato que é importante sim ter conhecimento técnico, mas esses mesmos estagiários/jrs tremiam na base quando tinham que apresentar um projeto, uma proposta de solução, ou mesmo tomar uma decisão. E era batata, quando a decisão era tomada por um estagiário/jr, existia alguma incoerência com o objetivo do negócio da empresa. (Não estou criticando ninguém, é apenas um fato)
Ser desenrolado e saber muitas tecnologias não te faz pleno/senior.
Se você não sabe sua senioridade, provavelmente você é junior. (Alerta de pill)
O que te faz pleno/senior é saber se posicionar, saber tomar decisões olhando para o escopo completo, e saber se auto-gerenciar tendo em vista o bem do negócio.
hoje em dia vejo os requisitos de vagas pleno e penso cara eu dou conta fácil, na opinião de vocês devo aplicar para pleno? ou a idade vai pesar muito
Vai por mim, vivência em time, em uma empresa VS freelancing são coisas totalmente diferentes. Todas as duas tem suas complexidades e facilidades, mas ainda sim são coisas totalmente diferentes.
Na minha opinião, idade não pesa se a pessoa sabe se posicionar e ser politica. Raramente vi esses atributos em pessoas da nova geração (eu mesmo desenvolvi um pouco essa habilidade só depois de bater muito a cabeça, ficar calvo e começar a ter ansiedade). Mas tenha em mente que mesmo sabendo se posicionar, ainda existe um preconceito implícito sobre idade. Uma pessoa mais velha dificilmente vai seguir uma diretriz que uma pessoa mais nova passa, simplesmente porque sim.
Uma coisa que ouvi no inicio da carreira, pode servir como dica: Tu tem que saber chegar, esperar sua vez. Não deixe o mar te engolir (Charlie Brown Jr)