Ele é deficiente visual. E é programador.
A síntese da descoberta de alguém que me encantou desde o início.
Pedro Ian é um menino de 19 anos, residente no Guarujá, litoral de SP. Conheci Pedro Ian através de minhas ações sociais e logo me encantei com seu jeito descontraído, sua determinação em encarar desafios.
Assim que tive contato com Ian, procurei conhecer suas dificuldades e dores com a tecnologia. O menino tem um potecial enorme, mas reconhece que há um grande caminho ainda a percorrer.
Por conta de sua deficiência visual, há uma grande complexidade para o Pedro utilizar ferramentas visuais. Mas Pedro logo tratou de estudar (e faz isso com destreza!) ferramentas que possibilitariam a ele se tornar um programador backend: Javascript, MySQL, PHP, são algumas das tecnologias que Pedro domina e utiliza em seus projetos pessoais.
Atualmente ele participa de um programa de capacitação de forma online, oferecido por uma empresa de tecnologia do Rio de Janeiro.
Não tem como evitar o encantamento com alguém tão especial como ele. E ao mesmo tempo, não há como evitar um desconforto imaginando como muitas vezes deixamos de oferecer recursos de acessibilidade em projetos que participamos, porque simplesmente ignoramos o fato de que essas pessoas existem e estão bem mais próximas de nós do que imaginamos.
Em meu próximo encontro com Pedro vou apresentar a ele o Tabnews.
Fica aqui a reflexão e uma pergunta: o Tabnews tem em seu radar a intenção de oferecer recursos de acessibilidade aos usuários que necessitarem? Aproveito pra deixar também um link com uma entrevista do Pedro para o canal do Léo Andrade no Youtube.