Executando verificação de segurança...
1

FIGMA PARA DEVS, IMPORTA ?

DEV DEVE SABER FIGMA ?

Talvez essa pergunta já tenha sido respondida pelo Diego da rocket, mas nem todo mundo concorda com ele com relação ao entendimento de designe do dev front, se temos que ter um olhar aguçado para os conceitos de designe ao criar um site, um componente e etc.

O figma sempre foi pra mim uma ferramenta de produtividade, sempre.
Poucas empresas/clientes tem o prazer de ter um ui/ux pra nos passar um protótipo bem definido com os componentes separdos e alinhados, cores e etc, então fui e aprendi!

Mas desenvolvendo eu vi que complica muito, adcionar mais um tempo pra desenhar telas, montar widgets no figma e etc. Mas ainda acho viável e melhor, em façe do retrabalho que é fazer as coisas sem definições e no olho.

Então o figma me veio com uma feature MUITO MASSA !
https://www.figma.com/whats-new/
com um passo no lowcode kkk o figma tem um modo de desenvolvedor que mostra o código de várias formas/linguagens/cascata de estilos e etc como: Flutter, swift, android, html/css e etc.

Isso pra mim é um marco sem tamanho para que nos dev's venhamos conhecer essa ferramenta pois a produtividade aumenta muito. Ter o UI/UX guide definido, e de quebra ter o layout do definido ali em código simples!

era isso pessoal, espero contribuir.
Não consegui colocar imagens no post, mas vejam no link!

Carregando publicação patrocinada...
1

Muito massa! Aqui na empresa que trabalho temos projetistas que nos entregam o projeto pronto. No momento elas ainda usam o Balsamiq, mas vai ser implementando o Figma em alguns meses... estamos ansiosos, principalmente pra testar esse DevMode que parece ser BEM promissor.

1
1
1

Definitivamente

Eu recomendo muito você "perder tempo" fazendo design separado do desenvolvimento HTML, Mobile, etc.

Não sei pra vocês, mas pra mim é uma tortura fazer design usando HTML ou widgets Flutter (esse é mais facil), pois voce demorará pelo menos 3 minutos para testar o famoso "e se eu colocar isto aqui como uma lista" ou "acho que isto em forma de foo ao invés de bar ficaria melhor". São dois processos que andam melhor separados, copiar o design Figma é pelo menos 2.14 vezes mais fácil que pensar em design enquanto pensa em código

1

Exatamente!

Essa é a ideia da ferramenta.
Designe é abstrato, imagina o tempo pra implementar uma feature que deve ter 10000³ de forma de se mostrar na tela e ainda acertar o que um cliente quer.

Ter o UX/UI pronto é de longe um marco de produtividade pro frontend!

1
1

HTML é código. código só pode ser escrito depois que já tem o entendimento do que precisa fazer. Só pq á fácil e simples, mas pra que escrever o html mil vezes até se chegar ao que se quer? perda de tempo.

Precisa sim definir a tela antes de começar a fazer qualquer coisa. Pode ser no Figma, mas até excel resolve, depende da equipe. Mete pelo menos os nomes dos campos pra começar o entendimento do que precisa.

Agora, pro pessoal do frontend é uma ferramenta poderosa. O profissional não só entrega o que foi pensado ali, mas exatamente o que está desenhado, é sensacional!