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IHC e UX: Introdução

Que atividades pode realizar quem trabalha com IHC? E nos diferentes cargos de UX?

Os profissionais de IHC podem atuar em diversas atividades, como:

  • Design de interação: Projetar sistemas interativos para múltiplas plataformas, levando em consideração processos de design centrado no usuário.

  • Pesquisa científica: Realizar pesquisas para investigar aspectos da Interação-Humano-Computador e desenvolver conhecimento teórico sobre design e de como a tecnologia pode alterar o cotidiano das pessoas.

  • Pesquisas empíricas: Realizar pesquisas empíricas para investigar aspectos do comportamento dos usuários.

Os profissionais de UX podem atuar:

  • UX Research: Conduzir pesquisas com o intuito de compreender, com base em um objetivo, como os usuários de uma aplicação se sentem e se comportam. Essas pesquisas são realizadas utilizando métodos e técnicas de IHC.

  • UX UI Designer: Projetar artefatos computacionais visando sua funcionalidade e aspectos estéticos. Esses profissionais são responsáveis por utilizar o conhecimento adquirido pelas pesquisas com usuários para desenvolver um produto desejável e útil para os usuários. Além disso, realizam as escolhas de design da aplicação.

  • UX Writing: Projetar estratégias de comunicação, na qual o design do sistema interativo deve comunicar ao usuário. Dessa forma, o profissional avalia o critério de comunicabilidade dos artefatos computacionais e de como eles podem ser melhorados.

Qual a relação entre IHC e UX:

A IHC e UX não são áreas distintas.

A IHC fundamenta a UX e a UX amplia a IHC. Com isso, a principal diferença é que profissionais de IHC geralmente atuam no ambiente acadêmico, enquanto os profissionais de UX estão trabalhando ativamente no ambiente corporativo.

Qual a relação que existe entre os objetivos do usuário, seu contexto de uso e o processo de desenvolvimento de um produto?

Quando vamos projetar um produto interativo precisamos entender qual o público-alvo e o seu contexto de uso, sem esse conhecimento o produto pode não atender as expectativas e necessidades reais dos usuários, sendo somente suposições do que o designer imagina que a aplicação precisa para atender aos objetivos dos utilizadores.

Para garantirmos que o sistema irá atender aos objetivos do usuário é necessário seguir um processo de design, geralmente segmentado em 3 atividades básicas: análise, síntese e avaliação. Assim, a partir da etapa de análise em que vamos entender o usuário é que podemos começar a projetar o produto e realizar as escolhas de design.

Como as etapas do Design de Interação cumprem as etapas do processo geral de design?

O design surge da necessidade de intervir em uma situação, ou seja, identificar algum aspecto que pode ser melhorado e construir um artefato com o propósito de melhorar essa situação, dessa maneira ele pode trazer consequências positivas ou negativas.

Assim, de acordo com (Lawson, 2006; Lowgren e Stolterman, 2007) design é um processo que envolve três atividades básicas - análise, síntese e avaliação. Cada uma dessas atividades possui suas próprias peculiaridades e formas de execução, sendo executadas de forma iterativa durante o processo de design.

O Design de Interação é um processo de Design Centrado no Ser Humano ( Preece, Sharp e Rogers 2007) e ele cumpre as etapas gerais do design em 4 etapas:

  • Identificar necessidades e requisitos
  • Design
  • Construir protótipo
  • Avaliar

Sendo o resultado dessas etapas o produto final, importante lembrar que essas etapas não precisam necessariamente serem seguidas em ordem, pois o processo de design tem um caráter iterativo, assim se necessário a equipe de design pode retornar em qualquer etapa se achar que o conhecimento ou prática estabelecida precisa ser revista e/ou reavaliada.

Como as metas de usabilidade e metas de experiência do usuário se relacionam com as etapas do Design de Interação?

As metas de usabilidade e experiência dos usuários são fundamentais para o processo de design de interação, pois precisamos definir quais critérios e fatores de uso devem ser priorizados ao decorrer do processo de design, pois cada critério de uso possui métodos e formas de execução. Dessa forma, é necessário definir o escopo dos critérios para que sejam avaliados ao longo do processo.

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Muito bom! Tenho começado a ver um pouco mais sobre IHC e tem sido interessante ver como se permeia pro UX. Acho que aliar comportamentos humanos e padrões é imprescindível pra chegar numa boa experiência