Tenha coragem de trabalhar na gringa! De júnior a pleno em 1 ano com salário de 12k
Isso mesmo, tenha coragem de abandonar seu emprego atual para ganhar 3 a 4x mais.
Fui contratado como júnior (backend node) com um salário inicial de 2.5k na clt. Minha jornada não foi fácil, horas quebrando cabeça, sugando os devs plenos o máximo possível. Quase 8 meses depois recebi um aumento para 3.5k e fiquei muito contente, era o que eu precisava para conseguir casar.
Um grande desafio foi assumir TODAS as responsabilidades (e ser cobrado) igual, e as vezes mais, do que um dev pleno. Até que um dia era o único backend da empresa responsável por um produto com mais de 700 mil usuários no banco de dados.
Codar novas features, arrumar bugs, fazer relatórios (através de querys no banco de dados em produção) e fazendo muitos updates, fui ganhando cada vez mais confiança, e consequentemente, mais responsabilidades.
Um ano depois estava cercado de novas oportunidades no mercado brasileiro. A empresa que trabalhava me ofereceu formalmente uma proposta de aumento salarial para 5k, mas por motivos pessoais acabei decidindo sair da empresa e ir para outra que me oferecia 8k mais benefícios.
Me recordo que foram mais de 30 entrevistas, sendo que muitas vezes nem resposta (feedback recebia).
Recebi o contrato no e-mail e quando ia assinar, fui contactado por uma empresa argentina que tinha aplicado alguns meses atrás. Inicialmente me ofereceram 6 mil. Após recusar eles foram insistindo e fomos negociando até chegar em 12k. Benefícios? Nada, 12 dias livres no ano e esse baita salário.
Tive que abrir uma empresa e acabei utilizando a Contabilizei para tal.
Alguns pontos que gostaria de ressaltar:
- Fiz vários cursos ao longo desse ano, entre eles o que mais se destacou e me ajudou foi o JS Expert do Erick Wendel
- Sim, obviamente é necessário ter um inglês fluente, mas garanto que fiquei bastante nervoso nas entrevistas e errei muitas coisas. Não precisa ser perfeito, apenas saber se comunicar.
E por último, e o mais importante, valeu a pena?
Depende...
Ja trabalhei para 2 clientes dos EUA nesses 8 meses que estou nessa empresa. Qualidade de código: horrível. Não tem poo (Programação Orientada a Objetos), testes, nada... quem dirá microsserviços. Nós brasileiros temos a cultura de desmerecer o nosso e valorizar TUDO que está lá fora. Tenho vários amigos no mercado nacional e posso afirmar tranquilamente que estamos MUITO mais na frente do que pensamos (tá ai o PIX como exemplo). No brasil tinha 5 reunioes por dia, como pj praticamente não tenho reuniões, trabalho quando quiser, a hora que quiser, mas preciso garantir as entregas. Minha sugestão a todos que leram esse post e tem o desejo de começar a trabalhar na gringa:
- Se você está em uma empresa onde está aprendendo e consegue ajuda de outros devs, continue aí amigo. Tive a oportunidade de trabalhar com grandes máquinas que manjavam cada tipo de arquitetura que deixava qualquer um babando.
- Mas se por alguma razão alguma empresa extrangeira te achar e te chamar aceite. Um júnior em qualquer empresa Americana recebe 60.000 usd ano. Pleno chega de 80.000 - $120.000. Sênior o céu é o limite.
Muitos brasileiros acham que vencer na vida é sair do brasil e morar lá fora. Na minha opinião, não existe nada melhor do que morar nesse brasilsão e receber em dollar. Ainda não cheguei lá, mas posso dizer que minha vida mudou completamente (conforto, qualidade de vida, viagens) com um aumento de 4x no salário.
Espero ter ajudado de alguma maneira quem se interessou pelo tema ou já tenha se perguntado se realmente vale a pena largar algo certo (CLT) por algo incerto (PJ) em uma empresa internacional.