Fala jovem, "minha técnica" é a seguite:
Já na primeira reunião com o cliente, faço questão pegar cada fatia do que será desenvolvido e explicar a responsabidade de cada umas das partes com essa fatia.
Por exemplo, a parte visual ... " vc já tem uma identidade visual? Preciso criar?Banners? icones personalizados? e por ai vai.... Vc tem um designer? otimo, me passa o contato que troco figurinha com ele, passando os formatos e tamanhos que vou utilizar...Não tem? entçao deixa que eu faço(sou designer tbm) ou acho alguém que faça pra vc, depois te passo o valor do orçamento (pelo menos 3 sempre).
Voltando ao gancho da hospedagem e domínio, sempre escolho pelo menos 3, que mais atendem aos requisitos do cliente, baseados em facilidade de uso (nem sempre é um geek de 30 anos que será seu cliente, ou terá conhecimento para mexer em uma plataforma diferente), preço e formato de planos.
Porque?
-
Eu sempre faço o próprio cliente comprar a hospedagem e domínio, evita a dor de cabeça de vc ficar atrelado ao cliente para sempre!
-
Sempre explico nos mínimos detalhes e encaminho por email tbm, todas as especificações de cada provedor e suas diferenças, e o porque ele escolheu X provedor (sim, faço ele escolher e confirmar no contrato final com a assinatura dele).
-
Se o site ficar fora do ar por falta de pagamento, não é problema teu
-
Quando lidamos com pessoas mais velhas, elas gostam de explicações detalhadas, bater um papo, e nessa, eu informo todos os pontos necessários pra tirar o projeto do papel, qual é a minha parte, qual a parte do cliente, qual o momento que eu dependo de informações dele para seguir em frente, qual o momento que ele depende de mim e tals.
Agora a cereja, QUANTO COBRAR?
Olha, eu não cobro absolutamente nada na hospedagem e dominio, o que faço, que vocês ja devem ter percebido, é gerar valor da complexidade do restante do trabalho, no desenvolvimento em si do trabalho, nas configurações, no conhecimento necessario para se fazer qualquer uma das etapas do trabalho, e tenho dito ótimos resultados com isso, sendo meus orçamentos considerados "baratos" diante da complexidade do trabalho rsrs sacou?
Tento trabalhar com a percepção do valor.