Resumo modelo TCP/IP
Modelo TCP/IP
Arquitetura TCP/IP é um conjunto de protocolos de comunicação entre computadores em rede que se caracteriza pela definição de um modelo padrão de camadas para implementação na arquitetura de rede.
Sua primeira especificação foi criada entre 1973 e 1974 utilizando conceitos do modelo OSI.
O modelo TCP/IP é dividido em 4 camadas. Sendo elas na ordem decrescente: Camada de Aplicação, Transporte, Internet e Interface de rede.
4º Camada de Aplicação
- Trabalhando como a junção das camadas de Aplicação, Apresentação e Sessão do modelo OSI. Ela faz a comunicação entre os programas e os protocolos de transporte e é responsável por tudo que está relacionado à interação com o usuário. Após os dados e as informações serem processados pela aplicação, eles são direcionados para a camada de transporte.
3º Camada de Transporte
- Faz o controle de fluxo dos dados e informações recebidas validando a confiabilidade e integridade dos mesmos. Essa camada também faz a segmentação dos dados para facilitar o transporte da informação. Após os dados serem segmentados e validados pelo transporte eles são enviados à camada de internet.
2º Camada de Internet
- A camada de Internet faz o empacotamento dos segmentos enviados pela camada de transporte e utiliza o endereçamento IP para definir o destino final de cada pacote.
1º Camada de Interface de Rede
- Trabalhando como a junção das camadas de Enlace e Física do modelo OSI. A camada de Interface de Rede recebe os pacotes e os converte para caixas de sequência de bits que são enviadas para endereços MAC pela rede física. Essa camada também é responsável por identificar e definir o meio físico de envio da informação.