Resumo modelo OSI (Open System Interconnection)
Pessoal, segue abaixo um resumo que eu fiz sobre o modelo OSI. Qualquer correção ou melhoria é bem vinda.
O modelo Interconexão de Sistemas Abertos (OSI) é um modelo conceitual criado pela Organização Internacional de Normalização (ISO) em 1971 que padroniza a forma de comunicação entre diversos sistemas por meio de protocolos. O modelo OSI começou a ser pensado em 1971 para ser finalizado apenas em 1975. Devido a criação do modelo TCP/IP e a demora na finalização do modelo OSI. O modelo chegou tarde ao mercado e passou a ser utilizado apenas como meio didático nas universidades.
O modelo OSI é dividido em 7 camadas. Sendo elas na ordem decrescente: Camada de Aplicação, Apresentação, Sessão, Transporte, Rede, Enlace e Física.
7º Camada de Aplicação
Essa camada interage diretamente com o usuário. Essa é a única camada que o usuário faz escolhas e define informações. Em todas as outras camadas abaixo o usuário não tem controle das informações.
6º Camada de Apresentação
Essa camada faz a tradução das informações enviadas pelo usuário para uma linguagem que a máquina entenda. Nessa camada também ocorreria o processo de criptografia dos dados para deixar a comunicação mais segura.
5º Camada de Sessão
Essa camada define o início e o fim da comunicação que irá acontecer. Ela avisa com antecedência a máquina que irá receber a informação. Avisando que precisa daquele horário disponível para repassar os dados.
4º Camada de Transporte
Essa camada divide os dados em pequenos segmentos para facilitar o transporte da informação. Ao segmentar os dados a camada também evita congestionar o tráfego da rede.
3º Camada de Rede
Essa camada pega os segmentos e empacota eles definindo qual o destinatário de cada pacote. Para definir o destinatário é utilizado o endereçamento IP.
2º Camada de Enlace
A partir dessa camada começa o processo físico do modelo OSI. Todas as camadas acima eram do processo lógico. Na camada de enlace é definido o método de transporte da informação. Se ela vai ser transportada por cabos ou via wi-fi. Também é feito uma tradução da informação para que seja transportada em quadros físicos de dados. Esses quadros também têm destinatários que são definidos pelo endereçamento MAC.
1º Camada Física
Nessa camada a informação é transformada em um fluxo de bits que é passada pelos cabos e meios físicos utilizados.