Executando verificação de segurança...
10

Pitch: Marketplace para revisões de artigos científicos

Fala galera do Tabnews, sou o Antonio. Sou desenvolvedor e cientista com doutorado em Biotecnologia. Em 2022, desenvolvi o wisio.app, um assistente de escrita com IA para ciência.

Estou no mundo acadêmico e científico há quase 15 anos, e o jogo é sujo. As editoras geram lucros enormes enquanto os cientistas revisam o trabalho dos colegas sem receber nada.

Os autores esperam (literalmente) anos e PAGAM (sim, pagam) taxas obscenas para terem seus arrtigos publicados. As taxas para publicacao Open Access (artigo de graca para leitura) estao entre 1000-3500USD.

Os autores são usados e abusados todos os dias no mundo todo e não ganham nada em troca.

Por isso decidi criar o Rescribo. Um marketplace para revisões científicas. Os autores recebem revisões especializadas em alguns dias, e não anos. Os revisores são pagos por sua experiência e conhecimento.

A plataforma esta em lista de espera, mas o desenvolvimento está acontecendo rápido, já que quero estar no mercado o mais rapido possivel.

A ideia e ser o Fiverr para revisões científicas, onde os revisores estao de um lado, e os autores do outro.

Quem aqui da comunidade ja esteve na Universidade e ja publicou algum artigo? Me digam o que acharam da ideia e se tem futuro.

Abracos!

Carregando publicação patrocinada...
2

@acfilho adicionei Pitch: ao título da sua publicação, dá uma lida no FAQ: Posso criar publicações divulgando projetos em que estou envolvido?

Você pode compartilhar mais detalhes sobre o Rescribo? Por exemplo tecnologias envolvidas, serviços etc. Usará Stripe como meio de pagamento ou outro serviço? Qual está sendo o maior desafio do desenvolvimento?

As revisões do marketplace servirão para que, exatamente? E como o ResearchGate se encaixa nessa história? Chega a ser um concorrente? Tenho um artigo (TCC) publicado lá, mas não fiquei sabendo do meu orientador precisar procurar revisores ou pagar uma taxa para disponibilizar o artigo.

Apesar de eu ter feito faculdade, não segui o ramo acadêmico, então não conheço esses detalhes. Imagino que boa parte dos visitantes do TabNews também não conheçam.

2

Eu estou usando nextjs 14 com a API usando Honojs e o SQLite. Eu pretendo usar o stripe como meio de pagamento, mas quero permitir tbm o uso de Pix, logo vou ter que integrar algum meio de pagamento brasileiro.

A ideia dp Researchgate e ser uma rede social, a Rescribo vai servir como uma forma de melhorar a qualidade dos artigos atraves de revisoes reais, feitas por revisores reais. O autor so vai ter esse tipo de revisao apos submeter as revistas.

No futuro, a ideia e conectar esses artigos ja revisados com Revistas cientificas.

1
1

Antônio, parabéns pelo produto! O problema é real! Sempre bom ter soluções alternativas no mercado.

Quais áreas de pesquisa você vai focar nesse início? Tenho amigos para indicar, inclusive amigos que são revisores de muitas revistas de suas áreas.

Sobre o tema, pra mim fica claro que boa parte do problema é a grande importância da relevância da revista no meio científico, e nao do trabalho em si. Os autores se sujeitam aos abusos pois querem publicar seus artigos em revistas relevantes para sua área.

Pelo que entendi, seu produto propõe resolver o problema do autor receber uma revisão qualificada de um par e o revisor ser remunerado pelo seu trabalho.

Porém não ficou claro pra mim como o seu produto quebra esse ciclo de abusos. Você pode aprofundar nesse tema?

Muito obrigado e mais uma vez parabéns!

1

A ideia é boa, mas nao sei se será fácil deslanchar. Me parece um mercado dominado por grandes e que fariam de tudo para impedir os pequenos. Se não ofsse isso, ja teria concorrência bem diversificada. Também tera a questão da confiabilidade e certificação de que realmente foi revisado por pares. Não? Como seria feito?

1

Parabéns pela iniciativa!

Um marketplace para revisões de artigos científicos é muito necessária! (Tenho um artigo que está quase 1 ano "parado").

Acho interessante procurar apoio internacional, pois isso pode ampliar a rede de revisores e aumentar a diversidade de perspectivas.
Além disso, uma ideia interessante seria integrar uma revista 100% open source ao marketplace.
Essa revista poderia funcionar com uma “esteira de artigos”, onde qualquer pessoa interessada poderia revisar ou analisar apenas uma parte do artigo, contribuindo de forma colaborativa (mas não significa de graça), assim como acontece em projetos open source (acredito que ninguém precisa entender 100% do código para contribuir, como no caso do Ubuntu, poderia ser de um artigo).

Sucesso no projeto!

1