Cite a referência que tem que mostrar que TI é o único mercado que acontece isso. Você viu algum estudo publicado sobre isso? Ou você fez um estudo e ele foi validado? Ou consegue mostrar que é observável? Para isso precisaria conhecer todos os mercados, sem faltar sequer um deles.
Pode ser o único, mas precisa ser uma informação real. Eu não negativei a postagem mas pode ser que algumas pessoas considerando uma informação falsa negativaram. Eu preferi ajudar, porque parece ser uma das funções do Tabnews.
Certamente existe muita dificuldade de pessoas conseguirem emprego, porque vemos em toda a internet pessoas reclamando disso. Também vemos muitas vagas anunciadas, empresas pagando para conseguir possíveis novos contratados, várias pessoas que eu conheço em diversos segmentos me falam que cancelam projetos por falta de mão de obra. Não tenho como comprovar isso, mas é facilmente observável para quem está bem inserido no mercado. Não garanto que seja a coisa mais verdadeira do mundo, mas parece algo que acontece. Essa é a parte que parece verdadeira a afirmação.
Só que deve ter isso em outros setores. Em outras engenharias eu vejo acontecer. Empresas dizem que não tem bons engenheiros civis e engenheiros vivem postando na internet que não tem vaga na área. Até médicos são procurados desesperadamente, pelo menos para algumas regiões, e tem médicos reclamando que só sobra trabalho mal remunerado (tipo, uns 15 mil por mês). Vários países facilitam a migração para chefs de cozinha (programadores e médicos, entre outros também), mas você vê as pessoas do país reclamando que não conseguem emprego nas cozinhas. Nada disso é a verdade mais verdadeira, mas parece que se só um deles for verdade já mata o título da postagem.
TI, especialmente desenvolvimento de software é engenharia. É algo difícil, antinatural para seres humanos. Mas aqui entra a questão de que algo observável pode ser falso também. Mas tem uma explicação.
Muita gente ganha dinheiro fazendo as pessoas entrarem na área, mesmo sem condições de estudo para isso e sem vocação. Então se fala muito que é fácil, e dá a entender que a pessoa conseguirá emprego fácil. E até é fácil em alguns momentos, mas não é e não deveria ser o normal. Em geral só deveria ser fácil para quem está bem preparado e comprometido com a profissão. O que é difícil acontecer aprendendo de qualquer jeito, sem uma base escolar muito boa e a pessoa tendo alguma facilidade para aquilo.
A programação exige uma lógica muito boa, trabalhar com fatos, entender bem de matemática, comunicação e expressão, ciências, e ter atenção aos detalhes. Muitas vezes a pessoa roda na seleção nem por suas habilidades na programação. As vagas exigem pelo menos que a pessoa tenha uma boa formação básica.
Ao mesmo tempo acaba sendo bom para quem contrata (também é um efeito) ter muita gente à disposição para selecionar. Dá mais trabalho, mas aumenta a chance de achar alguém bom. Então entrar muita gente é do interesse até de quem não ganha diretamente. As empresas não tem dificuldade de contratar porque não aparece gente para a seleção, o problema é que poucos estão qualificados, porque fizeram ela acreditar que é fácil e conseguem fazer algo rápido. Que pode pular etapas e aprender tecnologias e estará tudo bem.
Um dos erros é querer começar sentando na janelinha. Se não dá para aceitar isso fica bem complicado. Esse é até um problema social. E afeta qualquer área. tem que começar de baixo, pastando. Não tem jeito.
Programação é resolver problemas. A pessoa terá que resolver o dela. Ela precisa achar um jeito de estudar e trabalhar ao mesmo tempo. Tem que achar uma maneira de conciliar isso, e para ela não deveria ser difícil porque ela se conhece, outras pessoas não, e teriam mais dificuldade de ajudar. Eu mesmo teria dificuldade de dizer especificamente oque fazer para aproveitar melhor o tempo dela. Só sei que ela precisa observar tudo isso que eu falei, com atenção, interpretar e aproveitar as indicações, e resolver os problemas que ela possa estar tendo, para conseguir alcançar o objetivo. Não pode procurar o caminho mais fácil. Em tempos normais (parece que atualmente está assim) não costuma dar certo.
Para resolver problemas a pessoa precisa saber pesquisar. Se a pessoa delegar o problema para terceiros, então não tem porque ela ser contratada para resolver problemas, já contrata quem vai resolver para elas.
Cursos ruins realmente não devem ser feitos. Lamento quando isso acontece, mas a pessoa precisa dar um jeito de mudar. Se o problema for realmente esse. A pessoa também precisa ver se ela não está tirando a própria responsabilidade, o que complica a vida da pessoa de forma geral. Isso é bastante comum, mais ainda atualmente. Tem que ficar atento a isso, destrói carreiras, e até vidas. Cada um tem que se avaliar com isso.
Eu não conheço muito SAP. Sei que tem muita vaga e paga. Para quem está bem preparado. Tem uma indústria enorme de cursos, caríssimos. E sei que muitas pessoas gastam mais que o valor de um carro e depois não conseguem emprego. Várias pessoas conseguem. Algumas até conseguem sem esses cursos. A impressão que eu tenho é que é uma ótima área, mas tem caminhos mais fáceis. SAP não é o único ERP no mercado, e hoje parece que personalizar ERP é até uma parcela relativamente pequena do mercado.
Até existe essa questão de recomendação, porque não é fácil contratar, e precisam de alguém falando "esse cara é bom". Ninguém vai recomendar quem não demonstra que é, por mais que ela seja muito boa. Precisa parecer ser mais que ser, pelo menos nessa fase. É (ou era) igual a político, tem que parecer honesto, mais que ser. Mesmo que seja, se não parecer, já é um problema.
A pessoa tem que se esforçar, da maneira correta, o que pode ser mais complicado, para ir galgando novas opções. Tem que ficar melhorando e insistindo.
Mas não vou iludir ninguém, algumas pessoas nunca vão conseguir. Se ela não está bem preparada e não tem um mínimo de talento para a área, pode nunca conseguir algo decente. Mas posso dizer que depois dos primeiros passos pode ficar mais fácil. Tudo é questão de atitude. Eu não sei mudar a atitude das pessoas. Só sei avaliar que isso é importante e alertar para isso, essa parte é fácil. E sei que muita gente está patinando porque a atitude não está certa. E que é preciso mudar. Também sei que não é fácil mudar atitudes. Não basta estudar e acontecerá.
Nós vivemos em uma sociedade que incentiva e gera compromisso com o erro, isso prejudica muito a vida de todas as pessoas direta e indiretamente, e vai ficar difícil mudar isso. As empresas conseguem identificar facilmente boa parte das pessoas que estão nessa condição, pelo menos de forma intensa. Porque em geral acaba tendo que contratar alguém que acha normal errar.
Errar não é problema, achar normal é. O erro ensina. Quem quer que seja um ensinamento.
Eu não meço o tamanho do problema das pessoas, mas ajudo no que eu puder. Aqui eu posso dar uma dose de realidade a um chacoalhão. Às vezes funciona, às vezes arrumo um ou mais inimigos, mas me exponho para tentar fazer algo. E nem sei se estou fazendo certo, porque é minha área, mas duvido que se omitir seja melhor. Outras pessoas podem ter conselhos melhores que os meus, e espero que apareçam.
Fazer o que gosta e tem capacidade é importante. Não importa o que. Ser feliz (não a qualquer custo, porque isso gera infelicidade também) é oque o ser humano procura, e ela precisa estar satisfeita com isso, não pode ser algo feito só por obrigação, só porque tem vaga ou paga bem, só porque está na moda ou dá status. Tem várias outras profissionais honestas que podem dar mais dinheiro e felicidade na área.
Se quer muito isso, vai se comprometer em conseguir o que deseja. Não garanto que será recompensador, depende de fazer isso de forma que traga o resultado, não é simples. Não é algo que segue três ou quatro dicas e tudo funcionará, pode ser uma mudança de vida.
Algumas pessoas não vão aproveitar isso bem porque falta interpretação de texto, ou ficaram com preguiça de ler.
Se eu tiver que resumir, faça o que gosta e consegue fazer bem. programação é resolver problemas, muitas pessoas não gostam e não sabem fazer isso, precisam escolher outra coisa. Ou mudar e começar resolver. Decorar e usar receita de bolo pronta não é resolver problema.
Eu desejo o melhor para todos que querem entrar na área ou fazer outra coisa. Por isso gastei todo esse tempo em algo que não me faz ganhar nada. Aproveita quem quer, não é sempre que poderei fazê-lo.
Faz sentido para você?
Espero ter ajudado.
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).