Executando verificação de segurança...
0

Até onde os recrutadores olham os projetos no Github?

Então, eu sei que é importante ter um github e postar seus projetos lá, mas os recrutadores, na hora de avaliar o currículo, de fato olham os projetos no github? ou eles só olham aquele site/portifólio e linkedin mesmo?

Carregando publicação patrocinada...
3

Genericamente falando, eles olham sim. Quem exatamente vai olhar, quando, a importância que vão dar, isso tudo varia de lugar para lugar. Não existe um padrão. Muito menos existe, entre bons profissionais (têm ruins em todo canto), uma visão que a falta de Github decente mata as chances da pessoa. Um bom pode abrir portas, especialmente para iniciantes, mas precisa ser bom mesmo, fazer algo só pra dizer que tem algo, fazer receita de bolo, não vai ajudar tanto assim. Mas, novamente, depende de cada situação.

Meu Github é uma porcaria, porque sempre fiz projetos para empresas que não podiam ser abertos. Nunca achei que meus testes valiam a pena de serem colocados em público, para fazer isso eu acho que eu teria que caprichar um pouco mais antes de publicar para não ser ruim para as pessoas, oque me daria um trabalho que não vale a pena. Só abri uma exceção do que colocar e no fim fez "sucesso" sem eu esperar. Mas eu tenho 40 anos de experiência, e não qualquer uma, então o Github não importa.

Mesmo que um só olhe o seu e esse é o que te daria a vaga, é melhor ter um bom. Só não ache que ter garante alguma coisa, porque muitos são enganadores, nem que não ter vai impedir por completo de obter alguma vaga. Muita empresa nem sabe o que é Github ou não liga para isso por várias razões.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1

Boa tarde tudo bem?
Eu vi que você é bem ativo na comunidade e tem bastante experiencia, e eu gostaria de tirar uma dúvida, principalmente pelo github, hoje atualmente estou estudando o front end e geralmente todos exercicios e pequenos projetos que estou fazendo para consolidar o conhecimento, eu jogo no github, uma pela falicidade de eu acessar esses arquivos, já que eu trabalho, fora da área da ti, mas sempre que tenho tempo livre eu fico programando, e depois continuo em casa. Será que ficar fazendo isso pode deixar meu github poluido? E acaba atrapalhando caso um possivel recrutador, por curiosidade olhar meu github?

1

Na minha opinião, não, mostra que você pôe em público todo experiento que faz, e muita gente faz o mesmo. Só não ache que quantidade ajuda conseguir vaga. No meio da quantidade tem que ter qualidade. Pra destacar o que é mais "sério" tem como pinar os repositórios que são suas flagship.

2

Essa é uma pergunta que infelizmente só os recrutadores podem te responder, mas vou tentar falar o que já passei até hoje.
No geral o RH vê seu Linkedin e entra em contato a partir da sua experiência. Se você tiver um portfólio quem vai ver é o gestor da vaga, isso caso ele não passe algum projeto para você fazer, dai nesse caso ele vai estar mais interessado na sua resolução.
Acredito que Portfólio seja muito importante para freelancers porque é a cara do serviço deles, mas para quem está no mercado de trabalho, chuto que a experiência conte bem mais. Afinal de coisas as melhores coisas que já fiz até hoje em Python, SQL, Power BI e outros nunca puderam ser apresentados em um processo por questão de sigilo.

1

Concordo. O que descreveu foi similar ao que aconteceu no processo seletivo da vaga que estou hoje. Meu github está praticamente vazio, e os poucos projetos são coisas amadoras e antigas. Apesar de ter um pouco de experiência no mercado de trabalho, somente tê-los escritos no meu linkedin não comprovou nada. O código que eu desenvolvi nas empresas que estive e que eu cito que fiz no meu linkedin não estão no github, justamente por conta de confidencialidade. Com isso, o recrutador pediu que eu resolvesse um problema real da empresa e apresentasse um código para ele. Não precisava resolver de fato, mas pelo menos apontar uma direção para solução dado que era um problema grande. Além disso, pediu 3 referências, e eu confirmei, ele ligou para cada uma delas.

Bom, acredito que consegui a vaga pois estavam procurando há tempo uma pessoa, então tiveram a paciência de pedirem que eu resolvesse um problema e apresentasse o código. Mas caso houvesse muitos candidatos bons, com certeza ter o github com projetos interessantes vai te deixar na frente. Recentemente, passei a gastar parte do meu tempo fazendo algo para agregar no meu github, pois sei que lá na frente posso precisar.