Executando verificação de segurança...
1

Como saber se uma IA é inteligente ou um repetidor do que a gente quer ouvir?

Contextualizando: ano passado fiz uma matéria de pós chamada "História Filosofia em E. E. Computação" na FEEC - Unicamp. A aula consistia em discuções sobre tecnologia em uma visão mais filosófica, não tão técnica. Em uma das aulas foi discutito sobre o que faz alguém ser um gênio e, como era esperado, a gente não soube definir/formular o que faz alguém genial. Mas o ponto que me deixa intrigado até hoje, quase um ano após essa aula, é o que define a nossa inteligência?

Vejo muitas notícias que fala das IA's alcançando niveis e desenpenhos já mais vistos na história e que estamos caminhando para ter essa tecnologia com uma "conciência", mas sempre me vem essa dúvida: o que é a inteligência e o que é a conciência? Será que estamos caminhando para o surgimento de um outro "ser conciêntes" ou só estamos personificando um algoritmo?

Gostaria de saber o que você acha disso!

Carregando publicação patrocinada...
2
1

É simples, ela é repetidora, simplificadamente falando. Agora e sempre será. IA não é e nunca será inteligente. Não imposta qual seja.

Torço muito para que não tenham ajudado espalhar essa fake news de computador consciente dentro da Unicamp.

https://www.tabnews.com.br/kht/video-entendendo-como-chatgpt-funciona-rodando-sua-propria-ia


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1

Eu concordo plenamente com você mas, infelismente, vemos muitos meios de comunicação levantando essas hipóteses sendo que isso é uma questão filosófica/lógica! Vejo que as pessoas não buscam entender nem as palavras que usam e causam essas confuções, mas na realidade, o assunto é mais profundo.

Na aula, apesar de não chegarmos a uma conclusão sobre como definir a inteligência, todos concordaram que falar que essas IA's são de fato inteligêntes era algo sensacionalista e precipitado.

1

Pessoal preocupado com a IA do ChatGPT e esquece que as usinas nucleares, plantas de petróleo e gás e até mesmo os algoritmos das redes sociais usam IA. São essas que tu tem que ter medo rsrs.