📝 Atividades, notas e chamadas 📈
Adicionei mais uma feature ao projeto open-source de gerenciamento de instituições de ensino que estou desenvolvendo (Syki).
Agora, os professores podem criar atividades (apresentações, trabalhos, projetos e provas) dentro da turma. Cada atividade possui um peso (0 a 100%), compondo uma das 3 notas do período (N1, N2 ou N3).
Os alunos são notificados sempre que uma nova atividade é publicada e podem vincular suas entregas através de um link para documentos no Google Docs, por exemplo.
O sistema também permite que o professor atribua uma pontuação à cada atividade entregue, calculando automaticamente seu valor ponderado na média final do aluno na disciplina.
Por fim, o professor agora pode realizar chamadas de presença em aula, tornando o processo de controle de frequência mais ágil e organizado.
📊 Impacto dos dados gerados
Essas informações de notas e frequências são essenciais para um sistema de gestão acadêmica, pois geram insights valiosos para todos os usuários:
Alunos: conseguem entender seu progresso em cada disciplina e visualizar de forma clara quais atividades precisam ser entregues.
Professores: obtêm uma visão detalhada do desempenho da turma, do nível de engajamento e das entregas das atividades.
Gestores: podem acompanhar métricas de alto nível, como a nota média ou a porcentagem de presença de um determinado curso ou campus. Além disso, conseguem monitorar indicadores importantes, como o desempenho dos professores (em suas diferentes turmas) e a presença dos alunos — inclusive com alertas sobre alunos com alta taxa de falta, ajudando a identificar possíveis evasões.
👨🏻💻 Caso de uso real
Acompanhe abaixo como o aluno pode ter acesso a esses dados, bastando selecionar a turma e alternar entre a aba de atividades e a de frequências.
Você pode ver o código aqui (https://github.com/ZaqueuCavalcante/syki) e a aplicação rodando aqui (https://app.syki.com.br). Venho postando no LinkedIn todas as atualizações de desenvolvimento do projeto (https://www.linkedin.com/in/zaqueu-cavalcante).
O que achou dessa nova funcionalidade? Faria diferente? Acha que faltou algo ou possui ideias para melhorar o projeto? Me deixe saber nos comentários abaixo, valeu!