Olá @YrllanBrandao, muito obrigado pelo complemento! É bem importante destacar que referenciei, traduzi e complementei ao conteúdo da fonte e nem todos os pontos eu já presenciei, masss...
- Quando você ativa o autosave de maneira descontrolada (salvando no momento após cada ação ou até mesmo sem a necessidade de ação para salvar) seu sistema está fazendo operações de IO que acaba consumindo recursos desnecessários, mesmo que 'poucos' recursos.
- No cenário onde você alterou uma linha de código, seu autosave salvou, sua IDE fechou por erro inesperado de seu SO, logo para realizar a volta (ctrl+z) é mais difícil (não quer dizer impossível, como já foi dito em outro comentário aqui) de acontecer.
- Concordo total com você.
- Este é o cenário onde você tem algum mecanismo para notificar que você salvou seu arquivo, como alertas, notificações ou até sinalização de cor ou som, podendo ser uma grande distração ter um autosave aí.
Mas, pra mim estes contras são pequenos e tem como contornar em comparação as vantagens e ganho que teriamos ao usar o autosave. Como tudo na vida, há boas estratégias pra tudo, até quando usar e não usar autosave.