A importância de aprender a base de uma linguagem, antes de pular para um Framework/lib
Fala, devs!
Então, aqui vai um pouquinho da minha experiência recente que me fez pensar ainda mais: a base é fundamental, mas como assim?
É simples, vou contar uma história. Eu uso JavaScript há mais de 1,5 anos e raramente utilizava frameworks, exceto em casos de freela. Mas o que tem de mais nisso?
Após passar todo esse tempo fazendo tudo do zero e realmente entendendo os conceitos por trás das tecnologias, decidi aprender TypeScript e React ao mesmo tempo. Para minha surpresa, foi relativamente simples.
Mas como assim? Como eu disse, passei bastante tempo praticando e não me importando com a ideia de aprender o máximo de tecnologias no menor período de tempo. Afinal, eu não estou correndo nenhuma maratona.
Você pode dizer que 1,5 anos é um absurdo, mas não é necessário ficar todo esse tempo antes de aprender um framework. E você tem razão. A questão é que eu simplesmente não via necessidade de utilizá-los.
Confesso que, em certo momento, eu já tinha uma base sólida e utilizava alguns frameworks e libs vez ou outra. Mas, é claro, depois de já ter alguma base.
O ponto deste post é reforçar o ponto de vista de que a base é importante para qualquer um que esteja iniciando. Vejo bastante em servidores no Discord e grupos no Facebook e Instagram dando conselhos para pularem logo de cara em uma tecnologia, mesmo que ainda não tenham uma boa base.
Obviamente, ninguém tem que se tornar um especialista antes de começar a aprender novas tecnologias. Novamente, sei que o tempo que passei usando JavaScript vanilla foi exagerado e nem estou querendo dizer que você deve ficar todo esse tempo. Pois até mesmo meses após eu começar a utilizar, vasculhei algumas docs de frameworks e libs e usava quando era necessário, mas sempre tentei não usá-los, principalmente em projetos pessoais.
Essa é um pouquinho da experiência que tive. Sintam-se livres para emitir sua opinião.