[PITCH] O jogo de Discord que mudou (e mudará) minha vida
CRIEI UM JOGO DE DISCORD E OLHA NO QUE DEU??!
BIXOBOT - O PROJETO QUE MUDOU MINHA VIDA
Fala galera! Vim compartilhar com vocês minha primeira experiência criando um jogo para Discord. Meu background é de produto, então talvez dê muito contexto negocial para todos, mas tenho certeza que valerá a pena. Antes de mais nada, é válido dar uma olhada em nosso servidor oficial de Discord, creio que fará o texto ser melhor apreciado.
BIXOBOT - ENTENDENDO A NECESSIDADE
Tudo começou quando eu e um colega (@AlPaco) jogávamos Karuta em nosso Discord. Para quem não conhece, basicamente é um jogo onde você coleciona as cartas dos seus personagens favoritos de animes, mangás e alguns jogos. O jogo é extremamente bem feito, mas por mais que seja incrível você ter a sorte de tirar a carta do Futuro Rei dos Piratas, ele acaba sendo um pouco limitado por conta de atuar apenas com personagens já criados anteriormente, e também, a carta raríssima que eu tenho do Gojo, é igualzinha à carta que mais 10k pessoas tem (diferenciadas por um 'número de série').
Em uma dessas idas e vindas, @AlPaco adquiriu uma carta raríssima e vendeu para um player aleatório por um valor 'simplório' de 4 dígitos (sim, 4 dígitos em uma carta de um jogo de Discord).
Nesse momento, tivemos um insight: Há um nicho específico que está sentindo falta de jogos inovadores, que vão além da coleção e tenham mais funcionalidades além de trocar carta com os amigos. Nesse jogo há um sistema PvP, mas com todo o respeito, não é nada intuitivo e pior, não é divertido.
BIXOBOT - O COMEÇO
Pensando nisso, começamos a conversar sobre um possível projeto. Sabe aquelas conversas de Discord onde está todo mundo quieto e do nada alguém manda um: "E se a gente criar um jogo?", foi mais ou menos assim, e cada vez mais, apareciam mais e mais "E se"s:
E se esse jogo tivesse elementos tipo Pokemon?
E se no jogo tivesse que colecionar uns bichos tipo numa pokedex?
E se no jogo os jogadores pudessem trocar e vender de acordo sua vontade?
E se no jogo tivessem várias raças, com raridades diferentes?
E se no jogo, os detalhes visuais dos bichos variassem de acordo com a raridade?
Até que chegamos no "e se" chave e primordial:
E se no jogo cada bixo fosse único?
BIXOBOT - O CONCEITO
Nos empolgamos muito com essa ideia de bixos únicos. O que isso significaria e como isso iria funcionar, não sabíamos. Porém, ainda assim tínhamos claro: cada Bixo será único. Com o passar das semanas, pensando em conceitos e desenvolvendo o mvp, vimos que já havíamos apelidado as criaturas de Bixos. Começou como força do hábito chamar os bichos de "bixo" (creio isso venha de fábrica no Brasil, certo?), mas depois, fizemos questão de manter "Bixo", para mostrar nosso Brasilzão lá para fora. Sendo o primeiro jogo brasileiro de Discord nesse estilo, achamos válido manter nosso "Bixo", para de certa forma, honrar a cultura do nosso país.
Resgatando o conceito do único, após algumas semanas testando e validando, conseguimos criar uma IA onde geraria manualmente (se tivessem mãos) cada Bixo. Não importa se estamos falando de dois Cachorros Raros de Fogo, eles seriam diferentes por ser gerados pela nossa IA que treinamos com tanta dedicação e carinho. Nisso, vimos que era possível fazer uma mesma carta de formas totalmente diferentes. Fiquei feliz vendo que o meu "Gojo" poderia ser único, e nenhuma das outras 10k pessoas que teriam a mesma carta, teria uma carta idêntica à minha.
BIXOBOT - O SONHO
Com as coisas começando a fluir, o chuveiro era sempre o imã de ideias novas. PvP, Guildas, Social, Ranking, meu Deus, era impossível ter um banho sem pensar em uma feature nova para nosso Bot. Estávamos cada vez mais empolgados, o conceito já estava mais claro em nossas mentes, nosso MvP começou a sair do papel (do papel?), já tínhamos acertado os prompts que nos gerariam mais de 300 tipos diferentes de Bixos, já estávamos dando hatch nos ovos dos Bixos e nos divertindo cada vez mais, tentando completar a BixoDex entre nós (Nintendo, por favor não nos processe). Todo dia, aprendia algo diferente no âmbito de jogos, técnico, negocial, estratégico, comercial e enfim, em todos os âmbitos possíveis. Sou front-end fazem alguns meses, e como disse no início, minha carreira foi pautada em produto. Fui olhando as coisas negociais/comerciais enquanto @AlPaco foi construindo nosso código, juntamente com um outro colega nosso que nos auxiliou mais em nossa infra. Foi incrível ver nosso jogo tomando forma.
BIXOBOT - A CONSTRUÇÃO
Não vou mentir, muitas coisas mudaram desde o início. Um antigo CPO dizia que produto digital é igual a um filho. Projetamos nossos desejos e falamos "Meu filho vai ser Dev", ou citando Pedra Letícia: Vai virar médico, engenheiro ou advogado. Quando ele cresce, decide ir para humanas ou toma um rumo diferente do que tínhamos imaginado, e tudo certo! Foi isso que fizemos, fomos mudando algumas coisas, mexendo em alguns pontos e cada vez mais, estávamos perto do nosso Closed Beta.
BIXOBOT - O BETA
Cerca de 1 mês atrás lançamos nosso closed beta para amigos próximos, nichos totalmente diversificados, alguns até criaram Discord apenas para jogar nosso BixoBot. Sério, foi incrível o sentimento de ver nossos amigos se divertindo jogando nosso jogo. Encontramos bugs, vimos melhorias na UI (por sinal, é um baita desafio fazer uma boa UI usando apenas o Discord). Fomos construindo, entregando um ponto de cada vez para gerar valor constante para os jogadores, descobrimos pontos assustadoramente vulneráveis em nosso sistema de compras (beta é para isso, certo?) e ponto a ponto, refinamos nosso jogo para o lançamento.
BIXOBOT - O PRESENTE
Hoje, dia 05 de março, lançamos o nosso jogo. Mais de 100 pessoas se juntaram em nosso Discord aguardando o grande dia. Como havíamos testado TUDO no Beta, é óbvio que as coisas em prod (que seria o MESMO Bot rodando, inclusive) iria dar certo igual o beta, correto? É claro que não. Quando a criança tá chorando e a cozinha pegando fogo, não existe QA que tenha pego e testado todos os cenários. Corremos para estancar os pontos mais importantes até que tudo ficou estável, com um backlog minimamente GRANDE de pontos para resolver. Tomei meu café e vim escrever esse texto, até por que como comentei, @AlPaco que tem puxado nossa frente de código. Por mais que tenha aprendido muito de Elixir nesse período, pelo fato de ser uma linguagem totalmente nova em um sistema totalmente novo criado do 0, alguns pontos no código ainda deixo para nosso Dev Master (Força @AlPaco, estou fazendo o possível escrevendo esse texto para uma comunidade que te apoiará 🤲).
BIXOBOT - O FUTURO
Pelo fato de utilizarmos nossa IA para gerar unicamente cada imagem, temos alguns custos encarregados. Pensar a forma de monetização foi MUITO boa, mudamos 1, 2, 3 vezes até chegarmos no modelo atual. Spoiler: Dificilmente ela será a última versão. Pensamos algumas formas de diminuir o impacto de pagantes no ecossistema dos Free to Play, mas ao mesmo tempo, se alguém estiver disposto a apoiar o projeto, ele será devidamente retribuído com ovos adicionais e alguns perks exclusivos do nosso servidor oficial.
Mesmo que já tenhamos um PvP (quickmatch), temos em mente alguns projetos como partidas ranqueadas, tiers, campeonatos e até algo como um King Of The Hill. @AlPaco é um dev tão incrível que montou solo nosso sistema de autobattle, composto por mais de 36 buffs/debuffs que os Bixos podem ter, diferenciando status dependendo da raridade do Bixo e dando status de vida, agilidade, resistência e ataque com base na raça dos Bixos.
O futuro? Não sei como será. Lançamos hoje e nosso filho está vendo se irá querer ser um jogo mais focado para o PvP, ou se ele irá querer algo mais tranquilo como ter o objetivo final completar nossa BixoDex com 300 Bixos diferentes.
BIXOBOT - O JOGO QUE MUDOU TUDO
Criar algo do zero é sempre fascinante, ter um amigo próximo como sócio é mais incrível ainda. Pessoas que compram nossa ideia e entram no barco simplesmente por que o 'projeto tá daora!' ou 'Quero fazer parte disso de alguma forma!' fazem toda a diferença. Foi a primeira vez que construímos um jogo complexo, com mil fatores e features diferentes. Ainda estamos um pouco da ressaca da intensidade do launch para mais de 100 pessoas. Com certeza foi, é e será uma experiência que trará muitos aprendizados para mim e para @AlPaco. Como citei, foi um artigo focado um pouco mais para tirar do peito, quase como um diário, e concretizar todo o início do BixoBot, algo que criamos com tanto carinho e dedicação. Foram horas madrugando (pois nosso trabalho normal não parou em nenhum momento), discussões sobre diversos pontos, momentos de alegria e momentos não tão fáceis. Mas sabe de uma coisa? Olhar o projeto lançando e começando a engatinhar, é incrível. Ansioso para ver ele crescendo e dando os primeiros passos.
AGRADECIMENTOS
Primeiro, agradecer ao @AlPaco pela parceria e por acompanhar nessa jornada. Um profissional excelente e que tem muito a agregar em todas as áreas. Querem conhecer um pouco mais dos desafios técnicos? Comenta aqui que peço para ele trazer o outro lado da moeda!
Agradeço também ao @JJ e ao @Theo que nos auxiliaram de uma forma gigantesca em nossas redes sociais, deixo com vocês o trabalho do @JJ, que criou nosso trailer totalmente do zero e por conta própria.
Também, deixo aqui o super convite para todos conhecerem esse projeto incrível que foi construído com muito carinho ao decorrer de sete meses, por três pessoas.
Esperamos vocês todos em nosso Discord Oficial.
Obrigado pessoal e deixe sua força para @AlPaco nos comentários.