Tentando convencer a você usar Linux
De vez em quando você sempre vê aquela velha discussão de "Windows vs Linux ou Mac". Mais ou menos um ano atrás eu decidi mudar de sistema operacional, eu era um grande usuário de Windows e a transição não foi fácil. Hoje, eu não suporto mais voltar para atrás. Eu quero te mostrar alguns motivos que talvez podem te convencer de trocar.
Privacidade
Este meu comentário agora pode parecer muito "injusto", mas mesmo assim: Para mim, a palavra privacidade e a grandiosa Microsoft não combinam. Sabemos que estas empresas gigantes se interessam no nossos dados, como por exemplo, talvez você não saiba mas você deve ter concordado com o compartilhamento de alguns dados no Visual Studio Code, SIM, quando você instala pela primeira vez, você sempre verá uma notificação de aviso sobre este termo de privacidade.
Outro exemplo é o querido GitHub, inclusive vi esta notícia na Newsletter do Filipe Deschamps, sobre a quebra da promessa deles não utilizarem "cookies de terceiros e outros" para proteger a privacidade de seus usuários.
Aliás, existe uma alternativa bem interessante do Visual Studio Code que se chama VSCodium, ele é literalmente o VSC mas muda que ele não tem o rastreamento de dados da Microsoft, mas algumas extensões que você encontraria na loja normal você talvez não encontre na versão livre (recomendo ver).
Pode ver a notícia sobre o GitHub aqui.
Segurança
"Linux é open-source, não há garantia no sistemas", bem, nesta parte é verdade sim, mas empresas com Red Hat que são responsáveis por algumas distros trabalham focando na segurança do seu sistema. E dizendo como um usuário iniciante do Linux, todo sistema tem vulnerabilidades, mas nunca vi tantas como no Windows.
Comunidade
Isto facilmente entraria na parte de desvantagens, mas tem exceções, eu quando precisei de ajuda, eu tive e o pessoal foi bastante legal, é claro que você pode enfrentar um certo pessoal que vai te desmotivar totalmente, mas faz parte, isto a gente não pode mudar.
Ainda mais, quem nunca precisou do fórum por conta de algum bug no Windows e talvez nunca conseguiu naquele lugar porquê eram instruções muito aleatórias ou precisarem instalar DLLs de lugares duvidosos para poder arrumar hehe
Liberdade
Por que não trocar de diferentes "interpretadores" do shell para poder trabalhar?
Diferente do Windows, você tem liberdade para praticamente (senão, exatamente tudo), isto que todo dev precisa, ainda mais que vamos encarar certos problemas e teremos que ir atrás de resolve-los, completando com a comunidade Linux que ajuda bastante e sempre trás soluções.
Diversidade
Há vários distribuições diferentes para usar, a mais comum é a Ubuntu, que contém uma interface gráfica bem "familiar" e fácil para um usuário comum, mas também você têm interfaces gráficas mais leves ou mais abertas a modificações do seu jeito como o KDE.
Também o exemplo dos interpretadores do shell para usar.
Só pra finalizar
Eu acho que isto se complementa na parte de liberdade, aprender a usar o terminal para certas tarefas pode ajudar (como me ajudou) na parte de programação, pois encarar de frente código ajuda na lógica e não te deixa "enferrujar".
Eu comecei usando Lubuntu, mas sendo uma distro problemática eu troquei para a Ubuntu, que usei por uns tempos e saí e entrei para a distribuição chamada Arch Linux. Para quem quer começar, recomendo fortemente começar pelo Ubuntu ou pelo Arch Linux, mas também pode escolher como o Debian que é conhecido por ser um sistema muito bem estável e etc.