Executando verificação de segurança...
-1

Começo com faculdade ou 42sp?

Perto de chegar a idade adulta, terminando o ensino médio me surge essa dúvida:

Começar fazendo faculdade ou entrando na 42SP?

Eu conheci a 42sp pelo Akita, e me senti muito empolgado sobre a "escola" que ele pregou, mas mal encontro pessoas que estiveram estudando lá de fato para dizer se é uma boa experiência ou não.

Onde eu moro tenho poucas opções de ensino técnico/superior (nem SENAI, ETEC OU FATEC), só me mudando pra Sp de fato que conseguiriam mais opções melhores, mas também não tenho referências para procurar e decidir o caminho, por exemplo, se faço ENEM ou vou pra uma particular e etc.

Relatem

Eu gostaria de ler relatos de vocês sobre a 42sp ou faculdades em São Paulo, eu procuro ser o melhor back-end, pois eu amo essa área e quero aprender de fato computação.

Carregando publicação patrocinada...
2

Cara, então! Recomendo você fazer um Plano de Carreira. Eu estava muito perdido antes de fazer um. Esse plano vai te mostrar o que você quer e mostrar o caminho para chegar lá, tipo... eu estava meio perdido se fazia design, arquitetura ou computação. Foi aí que eu fiz o plano de carreira e eu descobri que tenho habilidades e um gosto para trabalhar no mercado financeiro. Foi aí que eu vi que poderia fazer ciência da computação ao mesmo tempo que faço cursos de data science para no futuro, tirar as certificações mais importantes para concorrer a uma vaga na area de analise de dados para o mercado financeiro (Brasil, EUA e Inglaterra são o meu foco e tem muitas vagas para data science no mercado financeiro). Então, fazer um plano de carreira vai te ajudar a enxergar onde você está, onde você quer chegar e o que você precisa fazer todos os dias para chegar onde você quer. Um plano de carreira bem feito vai te mostrar: "se você faz uma faculdade formal ou se faz cursos na 42sp". Tem esse link do MIT que mostra como traçar um Plano de Carreira.
https://capd.mit.edu/resources/make-a-career-plan/

Sobre essa empolgação que você está, tenha paciência, não tome decisões por empolgação, tome decisões com base em análise, analisando o que se encaixa na sua realidade no momento. Vejo muita gente começando uma faculdade ou curso por empolgação e largando de lado em menos de seis meses.

Outra coisa: as pessoas falam muito sobre não precisar de faculdade, essa ideia se espalhou depois que alguns gurus como Steve Jobs surgiram e fizeram toda aquela revolução. Mas não se engane, Steve Jobs não tinha faculdade, mas ele primeiro estudou na Reed College (tão cara quanto Stanford), depois que ele abandonou para empreender. Então, o cara não era qualquer um para ficarmos nos comparando a ele.

Todos os dias eu vejo oportunidades fantásticas no Brasil e no Mundo, a maioria dessas oportunidades com salários bem altos são para quem tem diploma, MBA, mestrado e por aí vai. Eu agora estou com vontade de ir trabalhar na Suécia, Inglaterra ou EUA e advinhe, minhas opções são bem limitadas por não ter um diploma, eu sei fazer, mas não tenho o canudo de papel que as grandes empresas querem (até as startups estão exigindo muita qualificação e essa qualificação não se trata de leitura de PDF's apenas).

Se diploma não fosse importante, por que as pessoas dos países mais ricos do mundo estudam bem mais que nós brasileiros? Eu estive lá e vi jovens com menos de 28 anos que já terminaram o doutorado, fizeram uma porção de cursos no Coursera, aprenderam uns três idiomas e uma porção de MBA's online, qual a chance de eu bater de frente com um jovem desses em uma entrevista? Esses são os caras que conseguem entrar nas maiores empresas do mundo e fazer carreira. Então, um diploma tem sim a sua importância, pois o mundo está exigindo cada vez mais qualificação.

Se seu foco é back end, recomendo a você assinar a Alura (12x R$85,00 e você tem acesso a todos os cursos por um ano). Com o conhecimento que você adquirir lá, já é possível você conseguir uma vaga de back end junior até para trabalhar remoto. Tendo algum conhecimento, com um salario de uns 3k, você já fica longe do subemprego e com um salário desses você teria maior mobilidade para dar seu segundo passo: uma boa faculdade de ciência da computação, sistemas de informação, análise e desenvolvimento de sistemas, etc... você poderia trabalhar durante o dia e fazer a faculdade a noite.

Agora, por que eu te recomendo uma boa faculdade? Cara, eu já caí nessa de que não é preciso diploma, só que hoje, eu perco muitas oportunidades bacanas por não ter o diploma. Sem um diploma, você fica meio limitado. Existe até uma pesquisa/artigo que fala sobre isso, mostrando que os maiores cargos com os maiores salários são ocupados por pessoas que se formaram nas melhores universidades (boas universidades). Isso vale para qualquer país, o Brasil segue o mesmo padrão.

Olhe o link do ranking das melhores universidades do Brasil, são quase todas públicas e difíceis de entrar https://ruf.folha.uol.com.br/2019/ranking-de-universidades/principal/

Fora essas universidades, um bom instituto federal como o Instituto Federal de São Paulo é uma excelente instituição. Mas já vou adiantando, a maioria dos cursos são em periodo integral, mas tem boas opções a noite, tem que entrar no site das universidades e pesquisar com calma.

Resumindo, o seu plano poderia ser:

  • aprenda back end (Alura ou essa 42sp);
  • procure um emprego para back end junior (se na sua cidade não tem, procure remoto);
  • com um salario de 2.500 a 3.000 fica mais fácil continuar estudando, comprando cursos ou até se mudar para uma cidade maior com mais empregos (nem tudo é São Paulo, cidades como São Bernardo do Campo ou Santo André têm excelente qualidade de vida e bons empregos de tecnologia também) sem contar que nessas duas cidades você tem a UFABC, uma excelente universidade pública com boas opções de faculdade a noite como Ciência da Computação, Engenharia de Informação, Engenharia de Energia e por aí vai, entra no site.

Sobre a escolha da faculdade no futuro, não se prenda apenas a Ciência da Computação, eu vejo muito as pessoas morarem em uma cidade que só tem engenharia elétrica, mas elas querem fazer engenharia de petróleo. Aí os anos vão passando, a pessoa não faz engenharia elétrica, que é o que ela tem na cidade dela só porque o sonho dela é ser engenheira de petróleo. Enquanto isso, ela poderia simplesmente fazer engenharia elétrica e depois entrar no mercado de engenharia de petróleo tranquilamente, daria no mesmo. Eu vejo engenheiros elétricos que hoje estão trabalhando com computação, vejo engenheiros de energia que hoje estão trabalhando mais como engenheiros mecânicos que com engenharia de energia e por aí vai... tem engenheiro até trabalhando no mercado financeiro ou em empresas de consultoria, o mesmo pode acontecer com quem faz faculdade de ciência da computação.

Sobre o ENEM, eu faço todos os anos porque eu continuo estudando matemática, física, química, redação... para estar sempre pronto para um novo desafio, então eu venho fazendo o ENEM todos os anos para testar meus conhecimentos e sempre que uma oportunidade de um curso surgir, eu estou preparado com uma boa nota sempre na mão. Acho que estudar é para a vida, não apenas para o momento.

Então meu amigo, ter um diploma vai te abrir muitas portas, vai te dar uma maior mobilidade para pular de cidade em cidade, de país em país, para fazer MBA e muito mais que isso.

Desculpa o tamanho do texto, mas não tinha como responder com apenas quatro linhas uma pergunta tão complexa. Boa sorte e grande abraço!

1

Pelo seu texto parece que voce nao trabalha na area. faculdade hoje é opcional, eu já fui como voce e pensei assim. Aprenda ingês e bases boas, o resto é só decorativo de cv.
Quase todos os devs que conheço não tem diploma ou largaram a faculdade, eu fui um deles. E não fez a minima diferença. Se voce for muito novo e tiver suporte, tipo 16 ou 17 anos, pode até valer a pena ter acesso a faculdade por conhecimento, embora esse seja bem fraco.
Aqui no Brasil TODAS as faculdades de TI são fracas.
Desejo tudo de bom pra voce.

1

Normalmente não indico faculdade, mas seu caso pode ser uma boa, se for escolher, veja uma facudlade com curso de ciencias da computacao, de preferencia publica, pra voce nao paar mensalidade. Também recomendo fazer algum curso rápido ou aprender uma profissao mais pratica e rapida, já que adultos tem que trabalhar o mais rapido possivel. Seja tecnico de montagem e manuntenção, ou até algo que nao tem haver com TI, tipo garçom, pedreiro, gesseiro e etc.
Pra aprender a programar voce só precisa ir programando, tem muito conteudo gratis na internet, voce nao precisa de uma escola, a faculdade é mais pra voce conhecer pessoas e ter uma visao geral de varias coisas da area. Também ajuda pra voce conseguir um estagio na area.
Sobre a 42sp, eu pessoalmente nao indico, participei da escola e achei pessima, na verdade não dá pra chamar de escola, é mais uma lista de exercicios e voce que se vira com colegas pra resolver sem apoio, no maximo vai ter uma correção feita por algum colega mais velho.
Eles também são pouco empaticos com regras bem rigidas, se eles cometerem erros, é voce que vai pagar... como foi o meu caso.
Fiz um comentario sobre ela uns meses atras: https://www.tabnews.com.br/MXLange/escola-de-programacao-42
No mais espero tudo bom pra ti.

1

Minha dica faça faculdade, a faculdade é aquela mãe que te faz estudar aquilo que é pouco falado, mas é essencial para área, eu faço sistemas de informação num IF. E se posso falar uma coisa sobre o curso é que para área de mercado tanto nas partes chatas do mercado como distribuição de função e como funciona e gerência uma empresa, como nas hard skil com programação, banco de dados e ciência de dados.

1

Eu não sou a melhor pessoa para falar, pois participei do período online da 42SP, mas uma participação é uma participação. Como foi dito anteriormente realmente a 42 é uma grande lista de execicíos que você se vira pra resolver com apoio de algumas pessoas.

A 42 tem uma proposta de te transformar em um autodidata, onde você deve buscar como aprender e resolver seus próprios erros. E aprender a trabalhar em equipe e seguir normas (rigidas) para aprender a programar

Um grande problema é que a cada exercício que passa isso pode ficar mais chato e cansativo, que foi exatamente o que passei, eu acredito que em um ambiente físico, com maior contato com as pessoas isso melhore e você tenha mais pessoas pra tirar suas duvidas (se você for extrovertido...)

O lado bom é que você consegue aprender algoritmo melhor que em muitos cursos, além de aprender a aprender (como diz o mestre Akita)

Em resumo, depende muito de você. O melhor é sempre tentar. Eu tentei e não foi uma boa experiência para mim, mas pode ser uma boa para você.

Apenas lembre de sempre aprender algo durante o processo...