Executando verificação de segurança...
1

[Ajuda] Implementação de Sistema de Permissões ABAC no Front-End com React, Next.js e TypeScript

Olá

Estou atualmente trabalhando em um projeto que envolve a implementação de um sistema de permissões baseado no método ABAC (Attribute-based Access Control), uma decisão tomada pela equipe de liderança do projeto. Minha tarefa consiste em receber as permissões dos usuários no front-end e integrá-las à aplicação, permitindo a exibição de componentes de acordo com as permissões do usuário e implementando funcionalidades de CRUD ou apenas leitura.

Como este é meu primeiro contato com a implementação de um sistema de permissões desse tipo em uma aplicação front-end, gostaria de obter algumas opiniões e sugestões sobre as melhores práticas a serem seguidas. Em particular, estou interessado em:

  • Estruturas de Dados: Quais são as melhores práticas para definir e gerenciar a estrutura de dados das permissões?

  • Gerenciamento de Permissões: Como posso centralizar e gerenciar as permissões de forma eficiente dentro da aplicação?

  • Renderização Condicional: Quais são as abordagens recomendadas para a renderização condicional de componentes com base nas permissões do usuário?

  • Implementação de Funcionalidades: Como devo integrar as permissões nas funcionalidades de CRUD para garantir que os usuários tenham acesso apropriado?

Estou utilizando as tecnologias React, Next.js e TypeScript, e aprecio qualquer conselho ou experiência que vocês possam compartilhar sobre a implementação de sistemas de permissões em aplicações front-end.

Agradeço antecipadamente pela ajuda!
Att, Wellington.

Carregando publicação patrocinada...
1

Estou atualmente terminando de montar um controle de permissões para um sistema que estou desenvolvendo, mas é com Laravel (PHP), não sei como faria em JS, mas talvez eu possa ajudar com algumas dicas.

No meu caso, eu tenho a possibilidade de utilizar um pacote já pronto, como o Laravel Permissions da Spatie. Mas eu busco sempre utilizar o mínimo de dependências externas. Visto que não é algo extremamente complexo, dá para fazer personalizado e não depender de pacotes.

O seu projeto vai depender muito da regra de negócio que você quer implementar, por exemplo:

  • Será apenas um permissão simples se o usuário é admin ou não?
  • Ou existirão funções (roles) já definidas e o admin só as vincula a um usuário?
  • Ou ainda o admin pode criar quantas roles quiser, atribuir diversas permissões de crud a ela e vincular a um usuário?
  • Um usuário poderá ter apenas um role ou diversas?

São perguntas que você tem que se fazer para ter ideia de como vai precisar fazer a modelagem do banco de dados.

No caso mais complexo que é criar várias roles, atribuir permissions de crud a ela e poder vincular mais de uma ao usuário, você vai ter um banco mais ou menos assim:

  • roles - tabela que vai guardar as funções (admin, funcionário, estagiário).
  • permissions - tabela que vai guardar as permissões de crud (view-product, create-product, edit-product, delete-product).
  • users - tabela que vai guardar os dados dos usuários do sistema.
  • permission_role - tabela intermediária/pivô que vai fazer a interligação de uma função com as permissões que ela possui.
  • role_user - tabela que vai vincular um usuário com uma ou mais funções.

Uma coisa que você pode fazer é criar também uma table modules, para cadastrar os módulos do seu sistema. Por exemplo, módulo categorias, módulo produtos, módulo usuários...

Aí você cria uma regra para quando salvar no banco um novo módulo, já cria as permissões do crud junto e te economiza o tempo de criar uma por uma.

Boa sorte