Executando verificação de segurança...
3

TDAH, depressão, entre outras transtornos e/ou doenças neurobiológicas 🧠

TDAH, depressão, entre outras transtornos e/ou doenças neurobiológicas são coisas muito sérias.
Infelizmente é muito comum a autonegação, desinformação, preconceito, ataque de teóricos da conspiração, ataque de fanáticos religiosos, etc.

Vou falar sobre o TDAH, porém muita coisa aqui serve para outros tipos de transtornos e/ou doenças neurobiológicas.
Pessoas assim sofrem ataques diários, de terceiros e até de si próprio uma espécie de autoflagelo

  • "Deixa de frescura, bate a poeria e segue em frente..."
  • "Seu preguiçoso!..."
  • "Me diz uma coisa, você fuma maconha?..."
  • "Tá no mundo da lua?..."
  • "Vai porra! Se mexe!..."
  • "Você não ouvi o que eu falei?!..."
  • "Presta atenção! Caramba..."
  • "Esse cansaço é ataque espiritual!..."
  • "Você tem um espírito obsessor!..."
  • "Pára de fazer corpo mole!..."
  • "Você sabe que você não é normal, né?"
  • "Tá surdo?..."
  • "Porra! A gente fala A e você entende B!"
    Como não é algo físico as pessoas são e serão demasiadamente intolerantes, estúpidas e ignorantes com pessoas nessas condições.
    Haverá muitas conclusões e julgamentos, nada de auxílio, compreensão ou adaptação.
  • "Nossa que preguiçoso(a)!"
  • "É um tonto!"
  • "É um desinteresse!"
  • "Não tem comprometimento com o trabalho."
  • "Tá ali só de corpo..."
  • "Parece que dorme no meio da reunião..."
  • "Dorme no meio da aula..."

Na mente delas há um turbilhão de pensamentos autodepreciativos

  • "É eu só burro mesmo!..."
  • "Eu não consigo..."

Por não ter atenção e foco, muita informação é perdida

  • "Caramba, estão falando muito rápido, não entendo nada..."
  • "Eita, o que ela falou mesmo?..."
  • "Putz! Perdi a explicação..."
    É comum a pessoa durante a leitura de um livro ficar voltando páginas a todo momento, pois fez uma leitura "automática" sem atenção e com isso não houve memorização, processamento e armazenamento.

ANALOGIA

Pense em uma época em que o óculos não existia e as pessoas usavam arco e flechas, tanto para caçar como para guerrear.
Pense nas pessoas com miopia mas os demais nem sequer sabem dessa condição.
A pessoa com frequência erra o alvo, porém "forçando a vista" até consegue um certo êxito, mas note que fazer isso o tempo todo é algo cansativo, então próximo ao final do treino, será tachada de preguiçosa, sem habilidade etc.
Assim é com a pessoa com TDAH, ela até com um esforço consegue êxito, ou seja, consegue ter atenção e foco, porém ao final do dia vai estar esgotada.
Nosso cotidiano é dê: aulas longas, palestras longas, etc. para quem tem TDAH, após um certo tempo fica algo extremamente, cansativo, maçante, desinteressante... e fisiologicamente vem uma vontade incontrolável e necessidade de parar para descansar e até mesmo dormir.

SOLUÇÃO

Procure ajuda médica e a partir de agora seja mais compreensivo com as pessoas você não sabe o que ela passa, também a oriente a procurar especialistas, pare de cobrar, pare de impor soluções, fazer julgamentos e com a maledicência.

Carregando publicação patrocinada...
1

Conheço muita gente com TDAH que não tem problema algum com algo longo, até pelo contrário. O problema não é esse. Inclusive muita gente não entende o que é TDAH.

TDAH é falta de controle da atenção, não falta de atenção. O TDAH pode passar horas ou dias fazendo a mesma coisa e esquecer de todo o resto, até de comer e beber água. Períodos prolongados podem ou não ser problema. Excluindo remédio, que pode funcionar para alguns, em certas situações, o que vai determinar é o interesse da pessoa naquilo. Não se costuma colocar desinteresse como característica do TDAH. Tem várias coisas relacionadas, mas não isso. O (des)interesse é gatilho. TDAH não pode se forçar fazer o que não gosta, sempre vai pela culatra. Terapia pode ajudar um pouco a administrar isso. Solução? Fazer o que gosta. Ou aceitar que vai aos trancos e barrancos. Novamente, a não ser que o remédio funcione. Diquinhas de internet não funcionam.

O TDAH pode "cansar" de algo em segundos, ou menos. Não é sobre duração.

Algumas pessoas podem ter esses problemas, e pode ou não estar relacionado com TDAH. É comum quem tem TDAH ter comorbidades e acabam pondo tudo na conta de TDAH.

E pode ter gente com TDAH e ser preguiçosa também, mas é mais difícil identificar o que é o que, e pode ser usado como desculpa também. Peguei a preguiça de exemplo, mas pode ser outras coisas. Tem gente que é preguiçosa, por que quem tem TDAH não pode ser também? Muitos são, mesmo que a maioria provavelmente não seja, só pareça ser.

Sono não costuma ser característica do TDAH, pelo contrário, ele costuma ter dificuldade com isso. O cansaço realmente vem, mas por exaustão de tanto pensar. Ele desistir de acompanhar algo não é por cansaço exatamente (ele pode até ser a causa, mas é outra coisa, já estava ali), é a incapacidade de acompanhar, geralmente pelo desinteresse, que vem de uma falha básica na química do cérebro e acontece mesmo estando descansado. E não causa cansaço, causa incômodos e outras ações que prejudicam bastante o funcionamento. Geralmente é falta de estímulo que causa isso. E a insistência contínua pode causar cansaço porque vem a briga com a atenção com o que precisa fazer e o que está realmente interessado, não há como não cansar em algum momento.

O TDAH funciona como um viciado em drogas (e não é só analogia distante), por sorte não precisa ingerir substâncias danosas o tempo todo. Por azar precisa achar outras formas de entregar o que o cérebro quer e pode causar mais eatrago que o vício nas drogas, em certo ponto de vista.

Não dá para combater uma informação falsa com outra informação falsa.

A análise sobre o TDAH é complexa, exige muito comprometimento do médico e geralmente por "preguiça" (é mais complexo que isso, também porque seria caro demais) baseia-se no relato da própria pessoa, que pode ser fantasioso, e por isso, e tantas outras razões, tem muito diagnóstico errado, para positivo ou negativo. Tem pouco estudo altamente conclusivo sobre o assunto, e já vi mudar várias vezes, mas está melhorando, estão acabando com algumas fantasias que os médicos falavam no passado, mas alguns não ficaram sabendo disso.

Apesar de tudo isso, é importante achar um médico competente e outros profissionais para diagnosticar e tratar. Torço para tods que precisam darem sorte e não pegar um profissional só comprometido com o próprio bolso. Fora isso não vai dar certo.

Cada pessoa é diferente, TDAH mais ainda. E o TDAH não é uma pessoa especial, é só alguém com alguma dificuldade, que merece respeito como todo mundo. Há uma confusão com a cultura atual das pessoas se acharem floquinhos de neve (tão pouco pode ser confundido com falta de estudo de qualidade). Todo mundo deve assumir suas responsabilidades e fazer o melhor possível, mesmo com as difuldades, e achar a forma que melhor consegue fzer a vida funcionar. A solução vem da própria pessoa, não de terceiros.

Espero ter ajudado. Em geral estou à disposição na plataforma (sem abusos :D)


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).