Java exige bastante do servidor, é preciso ter muito mais memória do que em outras linguagens.
Multiplataforma
Java é multiplataforma, quase sem nenhuma modificação, você pode simplesmente trocar entre Linux, Windows ou Mac OS, ou qualquer outro dispositivo que possua JVM.
JIT
O aumento de desempenho em outras linguagens em geral depende da intervenção do programador, em Java existe o JIT, ele mesmo analisa a parte de código mais usada e compila nativamente para a plataforma em que está rodando, nada impede também de outras linguagens criar um JIT para si, mas isso já é nativo do Java.
Java sem usar a sintaxe Java
O ecosistema Java é bem amplo, inclusive se a sintaxe do Java não te agradar você pode usar Groovy (antiga), Kotlin (nova e moderna) ou Clojure.
JVM Especializadas
Também existe várias JVM, com os mais diversos propósitos, se desejar mais desempenho e ficar independente de linguagem pode usar a GraalVM.
Se você possui CPUs multi-core, GPUs e FPGAs, pode usar a TornadoVM ela irá utilizar melhor esses recursos de hardware que você possui.
Conclusão
Existe muito mais, mas acredito que já dá para entender porque o mercado Java é enorme e as empresas não abrem mão de Java.