Já trabalhei para uma empresa de segurança no sistema de catracas.
- "Como é feito a gestão de autorizações de usuarios?"
Um web service que se comunica com as catracas.
- "Os usuarios autorizados ficam salvos na catraca ou num servidor da empresa?"
Nos dois. Quando um usuário é adicionado ou removido, o servidor de tempos em tempos vai tentando comunicação com a catraca para adicionar ou remover o usuário da catraca. Assim não sobrecarrega o servidor e também é rápido liberar o acesso, pois não precisa esperar a comunicação entre a catraca e o servidor.
Bom era assim na empresa que prestei serviço, mas com certeza deve haver vários métodos.
-\ "Como é gerado os ID unicos?"
Não lembro claramente, mas era um número inteiro porque as catracas são eletrônicas então o hardware é fraco, definiu-se números inteiros porque ocupam pouco espaço na memória e são rápidos de tratar, ou seja, buscar, comparar, etc.
-\ "Como é funciona a catraca que fica dentro dos onibus?"
De ônibus eu não sei.
Em uma faculdade que eu trabalhava a entrada era por código de barras.
Fiquei imaginando se dava para clonar.
Consegui ler o número do código de barras, não lembro se foi com o smartphone, ou usei um scanner de código de barra de alguém, ou o número já estava impresso atrás do cartão de acesso.
Fui no Word e baixei várias fontes de código de barras para converte o número que encontrei em código de barras.
Imprimi colei do outro lado do cartão, nenhum funcionou. (Me cagando com medo do segurança notar)
Teve uma vez que achei que não estava passando na velocidade certa, fiquei repetindo a passada, aí o segurança falou: "Está passando o cartão do lado errado!"
Desvirei rapidamente para ele não perceber o código de barras colado em papel e agradeci.
Percebi que o cartão era plástico e meio reflexivo, então imaginei, preciso de uma superfície reflexiva, o laser tem que bater e voltar.
Então colei uma fita adesiva transparente por cima do código de barras impresso em papel.
Deu certo! 😎