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Já trabalhei para uma empresa de segurança no sistema de catracas.
- "Como é feito a gestão de autorizações de usuarios?"
Um web service que se comunica com as catracas.

- "Os usuarios autorizados ficam salvos na catraca ou num servidor da empresa?"
Nos dois. Quando um usuário é adicionado ou removido, o servidor de tempos em tempos vai tentando comunicação com a catraca para adicionar ou remover o usuário da catraca. Assim não sobrecarrega o servidor e também é rápido liberar o acesso, pois não precisa esperar a comunicação entre a catraca e o servidor.
Bom era assim na empresa que prestei serviço, mas com certeza deve haver vários métodos.

-\ "Como é gerado os ID unicos?"
Não lembro claramente, mas era um número inteiro porque as catracas são eletrônicas então o hardware é fraco, definiu-se números inteiros porque ocupam pouco espaço na memória e são rápidos de tratar, ou seja, buscar, comparar, etc.

-\ "Como é funciona a catraca que fica dentro dos onibus?"
De ônibus eu não sei.

Em uma faculdade que eu trabalhava a entrada era por código de barras.
Fiquei imaginando se dava para clonar.
Consegui ler o número do código de barras, não lembro se foi com o smartphone, ou usei um scanner de código de barra de alguém, ou o número já estava impresso atrás do cartão de acesso.
Fui no Word e baixei várias fontes de código de barras para converte o número que encontrei em código de barras.
Imprimi colei do outro lado do cartão, nenhum funcionou. (Me cagando com medo do segurança notar)
Teve uma vez que achei que não estava passando na velocidade certa, fiquei repetindo a passada, aí o segurança falou: "Está passando o cartão do lado errado!"
Desvirei rapidamente para ele não perceber o código de barras colado em papel e agradeci.
Percebi que o cartão era plástico e meio reflexivo, então imaginei, preciso de uma superfície reflexiva, o laser tem que bater e voltar.
Então colei uma fita adesiva transparente por cima do código de barras impresso em papel.
Deu certo! 😎

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  • Como é feito a gestão de autorizações de usuarios ?
  • Os usuarios autorizados ficam salvos na catraca ou num servidor da empresa ?
  • Se sim como é feito esssa integração ?
  • Como é gerado os ID unicos ?
  • Como é funciona a catraca que fica dentro dos onibus ?

Nunca trabalhei com isso, mas não é tão difícil imaginar como deve ser o funcionamento, pelo menos chegar perto.

Cada cartão possui um identificador único (id ou uuid, tanto faz), e os usuários autorizados são salvos num servidor, que vai checar se o id do cartão passado possui ou não autorização de acesso.
Por mais que haja limitação de hardware, é interessante que a catraca tenha a informação dos ids autorizados, pois isso agiliza a liberação, além de evitar problemas quando houver falha na comunicação com o servidor principal.

Sobre a dos ônibus, o funcionamento poderia ser o mesmo. "Só" precisamos saber o ID do cartão que está sendo passado para descontar o saldo dele. E a máquina pode inclusive funcionar offline (pensando em ônibus que passam por regiões com baixa ou nenhuma internet), pois a maquininha precisaria apenas guardar na memória quais cartões estão sendo passados e quantas vezes. Depois, quando o ônibus voltar a ter acesso à internet, essa informação 'acumulada' se comunica com o servidor para gerar a baixa de saldo respectiva.
(claro que isso poderia causar problemas como descobrir posteriormente que tal usuário não tinha saldo suficiente para a transação, ou outra coisa, mas dependendo do caso, é um risco válido, melhor que travar a catraca de todo mundo e incentivar a galera com saldo a pular).

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Nunca duvidais do usuario. Ontem mesmo nessa mesma impresa tem um toten para você pegar salgado e bebidas visando aumentar a velocidade sem que você tenha que esperar na fila. e o engraçado é que não bloquearam a barra de tarefas do windows 10 (sistema aonde roda ) fui la ontem no cantinho da tela e arrastei para cima e vuala... Senti vontade de reiniciar aquilo k