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Linux sempre foi péssimo para games.
Eu particularmente se quero jogar uso o Windows.

Roblox acredito que é leve, talvez melhor que Wine seria uma VM (Virtual Machine).

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Nem faz sentido.
Você quer um jogo multiplataforma, o mais natural é Java.
Porém grande parte dos jogos consomem muita memória, se usar Java piorou.
Então tem que fazer em C++, pois é mais rápido e consome pouca memória.
Só que perde a portabilidade.
A maioria dos jogadores usam Windows.
Para quê gastar uma fortuna e/ou tempo com portabilidade para uma minoria em Linux?
Sem contar o tempo com suporte, Linux dando pau com driver de placa de vídeo e usuário culpando o jogo.
Linux exige mais estudo e por mais que se esforce não bate o Windows em usabilidade.
Mesmo você sabendo o que tem que fazer para solucionar o problema, é difícil orientar o usuário.

A cultura Linux não muda, surgiu uma crítica, culpe o usuário e/ou o desenvolvedor.

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Nao é bem assim. C++ é multiplataforma e roda em linux https://code.visualstudio.com/docs/cpp/config-linux

Para jogos, Java nunca é o mais natural. C++ sim.

Grande parte dos jogos são criados em engines como Unity, Unreal, CryEngine e todas elas tem suporte para linux sim.
https://docs.unity3d.com/2022.2/Documentation/Manual/Buildsettings-linux.html
https://docs.unrealengine.com/4.27/en-US/SharingAndReleasing/Linux/BeginnerLinuxDeveloper/SettingUpAnUnrealWorkflow/
https://docs.cryengine.com/display/SDKDOC4/CRYENGINE+on+Linux

Então é simplesmente uma questão de querer.