Linux sempre foi péssimo para games.
Eu particularmente se quero jogar uso o Windows.
Roblox acredito que é leve, talvez melhor que Wine seria uma VM (Virtual Machine).
Linux sempre foi péssimo para games.
Eu particularmente se quero jogar uso o Windows.
Roblox acredito que é leve, talvez melhor que Wine seria uma VM (Virtual Machine).
Linux sempre foi péssimo para games.
Que nada, os desenvolvedores que são péssimos em portar para linux!
Nem faz sentido.
Você quer um jogo multiplataforma, o mais natural é Java.
Porém grande parte dos jogos consomem muita memória, se usar Java piorou.
Então tem que fazer em C++, pois é mais rápido e consome pouca memória.
Só que perde a portabilidade.
A maioria dos jogadores usam Windows.
Para quê gastar uma fortuna e/ou tempo com portabilidade para uma minoria em Linux?
Sem contar o tempo com suporte, Linux dando pau com driver de placa de vídeo e usuário culpando o jogo.
Linux exige mais estudo e por mais que se esforce não bate o Windows em usabilidade.
Mesmo você sabendo o que tem que fazer para solucionar o problema, é difícil orientar o usuário.
A cultura Linux não muda, surgiu uma crítica, culpe o usuário e/ou o desenvolvedor.
Nao é bem assim. C++ é multiplataforma e roda em linux https://code.visualstudio.com/docs/cpp/config-linux
Para jogos, Java nunca é o mais natural. C++ sim.
Grande parte dos jogos são criados em engines como Unity, Unreal, CryEngine e todas elas tem suporte para linux sim.
https://docs.unity3d.com/2022.2/Documentation/Manual/Buildsettings-linux.html
https://docs.unrealengine.com/4.27/en-US/SharingAndReleasing/Linux/BeginnerLinuxDeveloper/SettingUpAnUnrealWorkflow/
https://docs.cryengine.com/display/SDKDOC4/CRYENGINE+on+Linux
Então é simplesmente uma questão de querer.