[PITCH] - eduMapa
Olá pessoal! Durante os dias 16 e 17 de novembro de 2024 eu participei pela primeira vez de um hackthon e gostaria de compartilhar um pouco sobre a experiência e o projeto desenvolvido durante o evento.
Sobre o evento
O hackathon foi promovido pelo Instituto Aaron Swartz, a Creative Commons (Capítulo Brasil) e co-organizado pelo Inatel em celebração ao Aaron Swarts Day 2024. O desafio consistia em utilizar APIs ou dados públicos governamentais para criação de uma solução de um problema real que os cidadãos enfrentam no dia a dia. A criação foi realizada entre as 10h da manhã do dia 16 e as 16h do dia 17.
A equipe que eu fiz parte foi montada na hora e não poderíamos ter nos dado melhor. A escolha do problema e, consequentemente, a solução também.
Sobre o projeto
A solução criada se chamou eduMapa. Trata-se de um aplicativo onde, a partir de um CEP, a pessoa tem acesso a diversas informações sobre as escolas da região. A ideia é que pais possam ter informações importantes para escolher onde matricular seus filhos e que as pessoas responsáveis pela educação possam identificar os pontos de melhora nas escolas.
Nós escolhemos utilizar dados públicos e, a partir deles, criamos nossa própria API. Para isso cruzamos os dados do censo escolar de 2023, notas do IDEB e coordenadas geográficas das escolas (de fontes diversas). Foi utilizado Python (com Pandas), QGIS, Shell Script e Node.js (não precisava disso tudo, mas quando se tem 30 horas para fazer um aplicativo é melhor utilizar as ferramentas que conhece do que tentar aprender uma nova). Além disso utilizamos uma API de CEPs (qualquer uma serve, mas escolhemos o OpenCEP.
O aplicativo foi feito como um site, utilizando o HTML, CSS e JavaScript puro. Com isso conseguimos fazer com que ele rode em qualquer hospedagem, inclusive ele está rodando em uma do GitHub Pages. Ele pode ser acessado neste endereço, e o código pode ser conferido no repositório.
Considerações
O que mais me chamou a atenção no evento foi o resultado. A qualidade dos projetos entregues foi muito boa. E os dados utilizados para criar as soluções são públicos, os problemas já existem a muito tempo, só precisava de uma iniciativa para que as coisas se alinhassem. Precisamos de mais iniciativas assim acontecendo.
30 horas é muito corrido, muito cansativo mas extremamente satisfatório. A falta de tempo exige uma priorização que em outras circunstâncias provavelmente não existiria. Aprendemos muito com o processo.
E é isso... Críticas ou sugestões sobre o eduMapa são bem vindas.
Abraço!