Executando verificação de segurança...
6

Blender 3D e o Mercado de Tecnologia

Blender logo
Olá a todos, gostaria de fazer a minha primeira postagem aqui no TabNews falando de um Software que vem ganhando cada vez mais espaço entre os profissionais da área do 3D, como desenvolvedores de games, designer gráfico, criação de 3Ds para websites, artista do cinema/efeitos visuais (que é o meu caso), programadores criando novas ferramentas e cada dia mais trazendo entusiastas onde ao longo dos anos vi muitos converterem isso em uma paixão e hoje é uma fonte de renda.

O QUE É O BLENDER:

O Blender é um software de código aberto criado em pelo Co-fundador Ton Roosendaal 1994 (acredito eu, existem várias datas diferentes na net, porém o mais importante é o que está por vir no artigo) e inicialmente era um software comercial, porém, no mesmo ano de sua fundação mudou toda sua estratégia e se tornou um software open source após baixa quantidade de vendas dos produtos fornecidos pela então Not a Number (NaN), após a falência o seu co-fundador criou Blender Foundation onde passaria a distribuir o Blender de forma não comercial após ter conseguido uma boa quantia com uma campanha para arrecadar fundos e ressarcir os atuais investidores de forma que eles viessem dar a autorização para liberar o programa em forma de código aberto.

Ao longo desses anos o Blender ganhou vários admiradores, porém de forma tímida foi visto por muitos anos como um software de entrada, rejeitados por muitos estúdios até a sua 2.79 devido uma filosofia de sempre seguir um caminho diferente dos softwares padrão da Indústria como o Maya, Cinema 4D ou 3Ds Max por exemplo (todos esses são comerciais), isso dificultava muito trazer bons artistas desses softwares, como sua navegação, atalhos, a forma como suas ferramentas funcionavam se tornavam um barreira para muitos, como foi no meu caso, porém isso começou a mudar após a chegada da versão 2.8 que teve sua interface totalmente reformulada, opção de usar navegação e atalhos que são padrão da indústria bem similar ao do Maya por exemplo.

Sua reformulação fui muito bem vista por muitos e trouxe novos curiosos como eu que acabaram testando e se apaixonando pela ferramenta, trouxe grandes investidores como EPIC Games, Microsoft, Facebook, Apple entre vários outros que deram um disparo no desenvolvimento da ferramenta da qual tem quase toda semana o lançamento de novas ferramentas e correções de bugs de versões LTS.

OK, O QUE O BLENDER TEM COM O TEMA DO TABNEWS?

Resumindo eu diria que tudo, o Blender por ser um projeto de código aberto assim como TabNews recebe suporte mundial no seu desenvolvimento além do time interno de programadores, talvez vocês não saibam, mas o nosso grande amigo Filipe Deschamps por exemplo usa o Blender em muitos dos seus vídeos para agregar valor em sua edição, assim como o Blender agrega valor na vida de desenvolvedores, de indústrias e artistas freelancer no dia a dia. Ou seja, assim como o TabNews veio para agregar valor sendo uma ferramenta diferenciada, temos o Blender e muitos outros softwares que somam no nosso dia a dia.

Chegou a hora mais massinha haha, mostrar o poder dessa ferramenta!
Vou começar me apresentando e mostrando alguns trabalhos que fiz usando o Blender e mostrando trabalhos incríveis de outros artistas.

Meu nome é Wanderson Magalhães e para os gringos Wanderson Pimenta porque bugam ao falar meu segundo sobrenome haha, sou nascido na cidade de Montes Claros - MG, tenho 31 anos, comecei na área de tecnologia com meus 17 anos fazendo o que na época chamavamos de Web Designer (fazendo fron e back usando HTML, JS e PHP) e desde 2014 eu mergulhei no mundo do VFX (Visual Effects/Efeitos Visuais) que é a área do cinema onde criamos projetos que seriam impossiveis de se fazer de forma real ou mesmo financeiramente inviável de forma real, então usamos o 3D e técnicas composição gráfica para somar em praticamente todos os filmes e séries que vemos hoje em dia. Trabalhei em alguns projetos para Warner, Paramount, Apple TV, Lions Gate entre outros, porém vou deixar aqui apenas um trecho com projetos autorais 100% feitos usando computação gráfica onde todos foram renderizados usando o Blender e seu render engine nativo Cycles:

Shots criados com o Blender:
https://vimeo.com/787592149

Dynamo Dream - Um curta metragem criado por Ian Hubert com uma temática Sci-fi incrível, feito com baixo orçamento, porém com um resultado que impressiona:
https://youtu.be/LsGZ_2RuJ2A

Next Gen - Um filme criado pela Netflix feito com Blender e orçamento de 30 milhões:
https://youtu.be/uf3ALGKgpGU

Palestra do diretor do filme na conferência do Blender:
https://youtu.be/iZn3kCsw5D8

Charge - Um curta feito com Blender e renderizado usando o Eevee que é um render real-time incluso no Blender:
https://youtu.be/UXqq0ZvbOnk

Fotorrealismo de Personagens - O Chris Jones é um cara que desaparece e sempre que volta nos apresenta trabalhos incríveis mostrando personagem com texturas incríveis:
https://youtu.be/gh6WbaYzwFc

https://youtu.be/VvjbxGij4UY

Essa foi apenas uma pequena porção de trabalhos incríveis que foram feitos usando o Blender, porém temos alguns detalhes antes de finalizarmos, vamos seguir abaixo.

CRIAR FERRAMENTAS PARA O BLENDER:

O Blender tem seu core em grande parte feito em C++, que caso você possua conhecimento poderá baixar o código fonte e criar tudo que desejar ou modificar conforme sua necessidade, caso não tenha conhecimento ainda temos o Python que é muito usado para criar os Addons que nada mais é que plugins para o Blender onde você pode criar ferramentas de forma fácil e rápida para ele, eu mesmo já criei vários e todos estão disponíveis de forma gratuita pelo Gumroad:
https://blender-addons.gumroad.com/

Muitas pessoas hoje vivem com o desenvolvimento para o Blender, criando plugins para o Blender como sua principal fonte de renda. O mercado de desenvolvimento de ferramentas para softwares 3D vem crescendo bastante e todos os artistas que sabem programar possuem isso como um Plus em suas carreiras.

CONCLUSÃO:

O Blender tem tudo haver com o TabNews e sua proposta de agregar valor, e você que quer ingressar no mundo dos games, cinema, designer gráfico e até mesmo programação o Blender pode ser um grande passo na sua carreira, um software free, 100% gratuito, com uma quantidade enorme de conteúdos na internet para aprendizado torna esse software o Python dos Softwares 3D se assim posso dizer, seja qual for sua área de atuação e se um dia precisar de uma ferramenta 3D para modelagem poligonal, render, simulação ou animação, lembre-se do Blender.

OBS: Desculpe qualquer falha no português, sou dislexo e escrever artigos como esse é bem complicado para mim, mesmo revisando várias vezes.

Obrigado se você chegou até aqui, tenha uma ótima semana e me diga se já ouviu falar sobre o Blender ou se tem interesse em aprender.

Carregando publicação patrocinada...
2

Nossa, que ótimo esse post! Me lembra como tentei começar com 3D Studio Max, mas cadê máquina pra rodar? Hoje vou tentar voltar a trilha com meu Xeonzinho! Grato por compartilhar!

1

Blender corre nas minhas veias ... apesar de nunca ter trabalhado profissionalmente com blender, eu usava muito como hobby por mais de 10 anos... conheço bastante sobre modelagem/render ...

1
1

Desde 2012 sempre fui apaixonado por Games, VFX e etc...Eu criava até uns joguinhos por lá quando ainda existia a Blender Game Engine. Infelizmente desde 2017 que não modelo mais pois migrei pra dev web. Apesar de trabalhar 8 horas por dia não consigo conciliar meus hobbys 3D com programação, tendo em vista que tenho que estudar programação também. Em 2014 iniciei um projetinho, um jogo de terror usando Unreal Engine 4 e Blender como software para modelagem. Enfim, bons tempos! Esse era o game que eu estava fazendo: https://www.youtube.com/watch?v=YeLmimjM0SA. Vi seu post e me identifiquei muito pois gosto de ambas as áreas.

1

Wanderson3D que honra ter uma publicação sua aqui 😍 quem não acompanha o Wanderson, ele é uma pessoa fantástica e tem um canal no YouTube com muita coisa legal, incluindo programação: https://www.youtube.com/@WandersonItsMe

Em paralelo, eu gosto também de usar o Blender como exemplo no que o TabNews vai se tornar depois de anos e anos de desenvolvimento e principalmente lapidação, assim como foi na história do Blender.

E por último esta cena (https://youtu.be/LsGZ_2RuJ2A?t=944), o jeito que ela foi executada, é simplesmente brilhante. Quem viu o making of sabe que brilhante que foi 🤝

1

Que vídeo sensacional que você indicou essa cena, me senti como se realmente estivesse naquele contexto de futuro. Tive que voltar e assistir desde o início.

1

Haha muito obrigado Filipe, demorou, porém consegui um tempo aqui para fazer minha primeira publicação. E sobre o vídeo do Ian Hubert, tem uma live onde ele explica muito mais sobre esse processo:
https://youtu.be/qKzU0Tocnl8
O cara pensa muito fora da caixa e sem falar que tem um humor incrível haha.

1

Parabens pelo post! Ganhou 2 Tab Coins. Já usei uma vez o blender quando estava com o meu windows e começei a aprender um pouco sobre modelagem 3D. Mas na época tinha pouco conteúdo sobre isso no youtube e não estava animado para comprar um curso então acabei abandonando.

Mas super recomendo é umas das melhores opções Open Source para isso. Começei a seguir seu canal pelo comentário que o Deschamps deixou ali. Quem sabe eu não animo de tentar de novo