Executando verificação de segurança...
16
Vorcit
4 min de leitura ·

[Relatos de Um Júnior] Das Mil e Uma Dicas e Maneiras de Entrar no Mercado

A experiência com programação e o ingresso no mercado de trabalho é singular pra cada um. Dos relatos que ouço da galera Old School, grande parte teve uma experiência de primeiro emprego similar a qualquer outra área:

  • "Só precisei mandar meu curriculo"
  • "Fiz o processo seletivo e comecei a trabalhar no escritório"
  • "Meu primeiro emprego efetivo foi na mesma empresa que estagiei"

Oque parece relativamente simples comparado ao malabarismo que os Júniores de hoje em dia tem que fazer pra serem admitidos em uma empresa.

Acredito que a última frase seja a maneira como todos gostariam de ingressar no mercado de trabalho. A ideia de começar a trabalhar ainda na faculdade, aprender na prática em uma empresa real, trabalhar com as tecnologias que gosta e conseguir fazer carreira na empresa que iniciou é a melhor oportunidade para nós iniciantes. E recentemente, durante um bom tempo, era bem possivel conquistar o primeiro emprego dessa forma. Uma vez que a pandemia gerou um * BOOM * de empregos para programadores.

E então... chegou a época das "Vacas Magras" 💀.

Com Layoff atrás de Layoff, grande parte da comunidade que foi iludida com os dizeres "Programador nunca fica desempregado", "Nessa área nunca faltam vagas", se deparou com um momento "átipico" de estar a deriva no mercado de trabalho. A facilidade que antes fora apresentada, praticamente desapareceu. De repente não basta mais só mandar curriculo, nem só ter um perfil no Linkedin e se inscrever nas vagas da Gupy. Com vaga de emprego sendo mais concorrida que vaga de medicina em federal, a gente precisa se destacar pra conseguir ser aceito.

"Tem Programador Júnior Demais"

...ou vaga de menos, fica dificil saber uma vez que as pesquisas dizem que teremos um déficit de meio milhão de profissionais até 2025. Independente do que for, as oportunidades pra Júniores são escassas. E pra quem pensou que só era necessário ter um curso superior, fica a dica Não é. Se não tá fácil conseguir emprego, talvez seja a hora de começar a realizar algumas das práticas que você negligenciou.

Das Diversas Dicas:

A comunidade dev não para, diversos mentores todo dia ensinam formas de ingresso no mercado de trabalho e boas práticas para nos destacarmos. Nessa minha jornada de auto-aprimoramento e busca de novas oportunidades recolhi algumas dicas de nossos gurus e decidi compilar aqui para vocês!

1-Faça um Portifolio 📖

Pra quem quer iniciar como Dev JR. é fundamental mostrar que você tem dominio da sua Stack. Apenas dizer que você saber programar não é o suficiente pra quem vai te contratar(Seja um Recrutador ou um Cliente de Freelancer). Ter um bom repositório no Github faz toda a diferença pra um programador, fazer um site de curriculo também é uma ótima maneira de se auto-promover.

2-Tenha um bom NetWorking 🌐

"Eu conheço um cara", essa frase falada pela pessoa certa, no momento certo pode te garantir um emprego, desde que o cara conhecido seja você. No mercado de T.I. a indicação ainda é uma das maneiras mais efetivas de ser empregado (Certamente bem mais efetiva que mandar candidaturas simples por dia no Linkedin). Busque se engajar com seus colegas, participar de eventos, palestras, hackatons, participe de fóruns, seja ativo na sua comunidade e forme uma rede de contatos. Ter um bom networking vai abrir várias portas pra você.

3-Busque Trainees e Vagas de Estágio 👨‍💼

A maneira mais efetiva de se estabelecer no mercado de trabalho de acordo com os recrutadores é entrar em um cargo mais baixo e construir sua carreira dentro da empresa. Vagas de Trainee e Estágio são ideiais pra que não tem experiência nenhuma na área. Excelentes oportunidades de obter experiência real no mercado e subir de nivel na carreira.

4-Fique Por Dentro das Vagas Da Sua Stack 🔍

O mercado pode estar passando por um momento de recessão, mas não significa que não existam vagas e oportunidades. Busque em ferramentas como Linkedin, Catho, Vagas.com por vagas no seu nível e sua Stack e se inscreva. A turma do @vagasparajr no X tem feito um serviço muito legal divulgando vagas todos os dias.
https://twitter.com/vagasprajr

5-Faça Projetos Reais (Porque não?) ⚒️

Será que todo mundo da tua cidade tem uma solução digital na propria empresa? Já viu se a tia da Joalheria precisa de um sistema de vale-presente? Se a Fulana da Loja de Roupa precisa de um Site pra alavancar as vendas dela? Você só sai ganhando com isso. Ganha um projeto legal pra colocar no portifólio, experiência na sua Stack e quem sabe uma graninha do Freela que você acabou de fazer.

6-Compartilhe suas Conquistas e Certificações 👩‍🎓

O LinkedIn pode parecer assustador, mas é uma rede muito amigável, além de ser uma das melhores maneiras de se auto-promover. Poste seu certificado de conclusão do curso de inglês, terminou um novo bootcamp?! mostre oque fez! Se um projeto te deu orgulho, se estudou algo muito legal, etc... Compartilhe! Assim todos podem ver que você tem estudado continuamente e buscado se desenvolver.

7-Não desanime ✊

Você vai ser recusado várias vezes, vai receber várias mensagens automatizadas de encerramento de vagas. Vai receber muito "Não", mas você só precisa de um "Sim"! O processo de encontrar um emprego poder ser muito demorado, mas com insistencia certamente a tão desejada aprovação vai acontecer! Confia no processo!

Essa são algumas das dicas que eu coletei durante essa minha jornada de Dev Jr. e espero que te ajude tanto quanto tem ajudado a mim. Recomendo também as dicas do Deschamps desse video: https://www.youtube.com/watch?v=PGxTuv6k0KI

Esse post também serve para lembrar a mim mesmo das boas práticas que eu tenho que manter. Se ficou faltando alguma dica, ou se teve alguma experiência assim com o mercado de trabalho, sinta-se livre pra compartilhar!

Vamo que vamo! 🚀🚀

Carregando publicação patrocinada...
2

8 - Tenha uma boa rotina de estudos

Não adianta ficar "programando" sem algum objetivo claro. Vejo muitos devs iniciantes (assim como eu tbm sou) que sequer tem um plano e estudos diário. Se não houver constância nisso, a evolução vai ser muito mais lenta. O que eu recomendo (e que deu certo pra mim enquanto estudava) é justamentee estruturar uma boa rotina de estudos semanais com bastante prática exemplo:

  • Estudar no mínimo 2 horas por dia, sendo 20% teoria + 80% prática.
  • Ter um caminho LINEAR. Ou seja, focar em fazer um curso (Gustavo Guanabara, Udemy, etc...) ou seguir um roadmap (Roadmap.sh). É muito importante seguir um caminho que leve-o do básico aos conceitos mais avançados pra não se sentir perdido no meio de tanto conteúdo. Existem muitos cursos gratuitos pra qualquer assunto, mas pode-se pensar na possibilidade de investir em cursos "livres" ou cursos mais caros com mentoria, etc. (apenas cuidado com as ilusões que rodam por aí de primeiro emprego em x meses)
  • Escolher uma área que você GOSTE e se sinta a vontade em atuar. Se você ir por modismo, a chance de desistir é muito alta.

No mais, ótimo post!