Executando verificação de segurança...
1

O homem no moinho... e o futuro do dev

O que será das futuras gerações? Meu trabalho vai existir no futuro? Preocupações que abitam os pensamentos de todos o seres humanos, pelo menos da maioria.
Quando observamos a evolução da tecnologia e as novas IAs, que desenvolvem quase sozinhas, atividades difíceis para a maioria dos humanos(me lembrei do meme do will Smith com aquele robo kkk, quem entendeu comenta), prevemos o que será das gerações vindouras, que talvez, no futuro sejam substituídos pelas inteligencias(IAs) que nós criamos.
Houve um homem que tinha a ardua tarefa de girar um moinho, ele comprou um boi, e o pôs para puchar o moinho. Um dia seu boi morreu e já estando velho não podia mais puchar o moinho, então chegou seu neto e construiu um moinho de vento. A historia continua até os dias de hoje, onde não precisamos nem colher mais os grãos nós mesmos. O ser humano tenta sempre facilitar a sua vida para as futuras gerações, talvez no futuro os descendentes da humanidade pensen "nossa como era difícil fazer isso na época da minha avó".
Nossos trabalhos com certeza mudarão, mas tenha certeza de que sempre para melhor. Você vai continuar girando o moinho com as mãos?
(Esse é um poste pra reflexão, gosto desse formato)

Carregando publicação patrocinada...
1
1
1

Vitor, gostaria de destacar isso da sua publicação:

Um dia seu boi morreu e já estando velho não podia mais puchar o moinho, então chegou seu neto e construiu um moinho de vento.

Simplesmente sensacional 🤝 obrigado por trazer essa reflexão para cá.

E de fato, prever o futuro da humanidade é difícil. De todas as revoluções que tiveram, de uma forma ou outra o ser humano sempre foi necessário e isso criava um equilíbrio natural entre produção -> remuneração -> consumo. O que me deixa pensando o que vai acontecer (ou como vamos nos reorganizar), se cortarmos os dois primieiros passos e sobrar só o "consumo".

1

muito obrigado pelo comentário 😃

Realmente Felipe, quando pensamos em novas tecnologias, elas devem nos ajudar a produzir mais, assim democratizando o acesso das pessoas(lei da oferta e demanda, se produzirmos mais, fica barato, consequetemente mais pessoas tem acesso). Se só pensarmos no "consumo" será o processo inverso, vamos acabar sem nada, já que não exite quem produza, a demanda será alta e a oferta, nula, nessa hipótese o ser humano sucumbiria. Mas eu sou otimista e acredito que com pessoas inteligentes(não precisam nem ser altruistas, já as beneficiaria também) esse quadro pode ser revertido.