Desenvolvedor Junior - O que nos qualifica como bons desenvolvedores para conquistar um pequeno espaço no mercado de trabalho ?
Boa tarde pessoal meu nome é Vitor Batista e tenho 21 anos e sou um pequeno desenvolvedor Full-Stack no meio de muitos que temos por todo o Brasil 😃.
Hoje depois de varios meses tomei a iniciativa de compartilhar como foi a minha rotina como desenvolvedor junior e como cheguei até ela e as dificuldades que encontro e encontrei durante a minha jornada, após conhece a comunidade do TabNews que me incentivou a escrever sobre esse tema que infelizmente não sai de minha cabeça mesmo após ver diversos videos de diversos profissionais na área.
Qual o motivo deste tópico ?
Estou escrevendo este texto visando pessoas que almenjam assim como eu a conquista a primeira oportunidade dentro do mercado de trabalho, desenvolver um grande projeto entre pessoas que são muito melhores do que nós, aprendender com os mais experiêntes e mais sábios, subindo uma escada que nela engloba diversos desáfios mas, a cada degrau conquistado é um degrau a menos para chegarmos em nossa primeira oportunidade. 😄😄😄
Para começar esse post quero contar um pouco de minha trajetória.
Contando um pouco sobre minha história.
Comecei meus primeiros passos em programação durante o meu ensino médio no ano de 2016, em meu 1° ano enquanto estava sentado dentro da sala eu via varias outros adolecentes sempre fazendo diversas coisas diferentes, entretanto comecei a me interessar muito pela programação e nesse periodo começou a acender dentro de mim a chama da curiosidade que imagino que muitos como eu já tiveram essa sensação.
"Como as coisas funcionam por trás do que vemos ? O que acontece por trás de um computador, como um aparelho de telefone tão pequeno é capaz de fazer tantas coisas? Eu gostaria de saber..."
Foi com este pequeno pensamento que deis de pequeno, eu era uma criança muito curiosa pela tecnologia, meu primeiro computador tinha em torno de 512MB a 1GB de ram não abria nem o google tadinho kkkkk. Desmontando ele revirando as peças tentando remontar sem queimar com a ajuda de meu pai que foi a pessoa que me levou e me incentivou a continuar nesse mundo da tecnologia, sou extremamente grato a ele por me mostra o quão bom é esse mundo.
No final do meu ensino médio em 2018 conheci o projeto dentro de minha escola de introdução a tecnologia, nesse periódo eu já tinha um leve conhecimento em lógica de programação mas sempre quis continuar buscando entender como era um mundo de um desenvolvedor e o que era ser um desenvolvedor. Nessa época havia escolhido em que faculdade eu iria me profissionalizar, Desenvolvedor de Jogos.
Em 2019 após diversas provas conseguir conquista meu espaço no mundo universitário, sem ferias praticamente ou intervalos de tempo, saindo do ensino médio e entrando direto na faculdade.
Durante o perido da faculdade tive inumeras provações como todo universitário, conheci pessoas incriveis com quais partilho amizades até hoje e desenvolvi alguns projeto que foram marcos que hoje fazem parte do meu portfólio atualmente. No meu 3° a 5° semestre foram aonde encontrei diversos obstaculos que precisei aprender a evoluir como pessoa e como um futuro desenvolvedor. Nesse periodo enfrentei a fase de desenvolvimento de projetos sozinho(Programar) sem muita ajuda de terceiros pois todos de meus grupos grande parte eram artistas, As ajudas que conseguiam eram durante curtos periodos de tempo pois eu não gostava de incomodar para pedir ajuda pois sentia que o pedir encomodava o pessoal em seu momento de descanso, entretanto mesmo sendo ajudas de curto periodo de tempo me fizeram evoluir como um bom profissional, mudando minha mentalidade de como enchergar um projeto, como desenvolver um projeto e como me porta diante de uma equipe.
Nesse projeto enfrentei problemas durante 6 meses de desenvolvimento, emocionais, fisicos(causados pelo cansaço), mentais(pressão por ser o unico programador da equipe) e pessoais.
Observações: Vou dedicar a outro post caso tenham curiosidade em saber como foi a trajetoria na busca da solução desse problema encontrado em meu projeto e como foi a minha jornada no desenvolvimento do mesmo.
No final dessa trajetoria, consegui finalizar meu TCC e conquista meu primeiro diploma de nível superior. Com muita luta e esforço, finalizando minha faculdade no meio do ano de 2021.
Fase do Burnout
Nesse periodo em que desenvolvia meu TCC programei horas e horas virando dias e noite em busca de procurar as soluções e a vontade de desenvolver foi se esvaindo pois, deixou de ser algo prazeroso de se fazer para uma obrigação "Ou você programa, ou você reprova" como o único membro da equipe tinha uma pressão enorme em meus ombros, mesmo que ninguem dos parceiros da equipe a colocasse. E isso gerou em mim um desprazer em aprender, me fazendo para durante 3 meses. Sem a minima vontade de abrir meu vs code e estudar.
Transmitindo o conhecimento
Após o tempo que estava cansado e me sentido desmotivado a estudar, me encontrei com alguns amigos que me perguntavam muito sobre programação e queriam aprender mas não sabiam por onde começar e então decidir a dar aula a eles sem cobrar 1 real sequer. Eu queria apenas ajudar com conhecimento então comecei a ensinar programação a um pequeno grupo de 3 pessoas.
Isso me trouxe a alegria de aprender e programar novamente pois precisava ensinar o pessoal.
Procura pelo emprego
Depois de ensinar o pessoal tomei a iniciativa de procurar a primeira vaga. E com isso surgiram as minhas duvidas. "Sou um bom profissional para atuar na área ?", "O que eu preciso focar para conseguir entrar em uma empresa?", "Ser desenvolvedor full-stack me afasta das oportunidades ?". Enviei curriculos a diversas empresas e nesse trajeto participei de duas entrevistas as quais infelizmente, não consegui passar. Mas ainda não desisti.
Porque me tornei full-stack ? E qual é minha atual rotina ?
Me tornei full stack com o intuito de expandir minha janela de conhecimento e não me limitar a somente ser GameDev, criei muito interece em outras áreas dentro da propria programação e desenvolvi alguns projetos com outros desenvolvedores que sempre precisavam de alguem que entende-se de X linguagem ou frame-work. E eu sempre gostei de ser proativo seguinto o seguinte pensamento.
"Se eu não conheço eu posso aprender, me de um tempo que eu consigo fazer".
E com esse pensamento continuo expandindo meu conhecimento chegando aonde estou atualmente. Desenvolvendo muitos projetos legais e sempre conseguindo fazer varias coisas que antes não conseguia, sem depender muito de terceiros.
Entretanto isso não me faz querer trabalhar em uma equipe e ter a sensação de pensar no projeto e desenvolvelo junto de outros. Essa é uma experiencia que desejo muito ter.
Minha rotina atual é em uma equipe em que eu estou chefiando. Onde estamos desenvolvendo um projeto de automação de processos. De forma totalmente automatica sem intervenção humana. Nesse projeto estou aprendendo muitas coisas diferentes que me animam a não parar de programar.
Qual a finalidade desse post ?
Primeiro de tudo quero frizar algo:
Nesse post eu estou tentando esclarecer tanto uma duvida minha, como de muitos, entretanto queria como funciona, se o problema está em mim, ou varios estão com o mesmo problema.
Estou em busca de sanar minhas duvidas e entender se sou ou não um bom profissional e o que eu preciso melhorar para me torna um melhor profissional.
A minha pergunta é
O que para nós que somos Junior nos define como um bom profissional para atuarmos na área?
Muitas empresas pedem que tenhamos experiencia de trabalho previa, mas como adquirir experiência sendo que não conquistamos a oportunidade de nos provarmos a empresa do que somos capazes de fazer.
Deixei na fonte o link para o meu portfolio no github com todos os projetos que já fiz e estudei, alguns ainda não estão postados mas viso posta-lós para guarda um pedacinho da minha história como desenvolvedor, queria muito ter a visão de outras pessoas.
Deis de então obrigado pela leitura e espero que tenha gostado do post :)
Fonte: https://github.com/shadomal