O Que Aprendi no TabNews com a Conquista de 1000 TabCashes 💎
Após ler o título e dar uma passada rápida pelo conteúdo O sonho de ganhar 40k como dev!, deixei ali um TabCoin e consegui alcançar a marca de incríveis 1000 TabCashes!!! 🤩🚀
Após perceber que alcancei esta marca, me enchi de orgulho e resolvi compartilhar com vocês um pouco da minha jornada para chegar nesta marca muito importante pra mim.
E o que isso significa? Significa que estou contribuindo de alguma forma para a comunidade do TabNews e aliado a isso quero deixar aqui algumas dicas que sigo para contribuir com este espacinho tão massinha da internet!
Ao acessar o TabNews você estará tentado a ver os conteúdos mais relevantes logo de cara, mas não veja APENAS eles, tem um mar de possibilidades na guia recentes e por isso recomendo seu acompanhamento do conteúdo começando pela guia Recentes.
Ao passar o olho rapidamente pelos títulos das publicações e encontrar algo que me interessa, logo acesso a publicação. Não costumo olhar a quantidade de TabCoins, quantidade de comentários, autor ou o momento de publicação, eu simplesmente analiso pelo título que mais me chamou atenção. Por isso tenha bons títulos que retratam o tema geral do conteúdo publicado.
Por obséquio que estes títulos não sejam clickbaits, pois você não vai querer comprometer a qualidade do seu conteúdo enganando as pessoas pelo título. Crie títulos autênticos e chamativos, não títulos falsos e que enganem o leitor só para atrair visitas. Isto é triste.
Como o artigo que citei no início desta publicação, normalmente leio o título e passo pelo conteúdo de forma rápida olhando os títulos, imagens, condensação do texto, referências... ou seja, a dinâmica do texto. Normalmente textos bem escritos possuem um bom uso dessas funcionalidades ou estruturam bem o texto. E isso já me faz conceder uma TabCoin à publicação.
Mas, e se o conteúdo não estiver de acordo? Eu qualifico como Não achei relevante. Eu sigo essa sequência com a mentalidade de que todo bom conteúdo produzido aqui no TabNews tem uma dificuldade grande para ser trabalhado e acho justo recompensar os esforços de pessoas que querem contribuir positivamente com a comunidade.
Mas, e se o conteúdo estiver de acordo com o título? Bom, aí eu começo a saga da leitura. Quando o texto é bem escrito, se torna uma aventura tremenda passar por cada parte
, ponto, vírgula, cada título, subtítulo, imagem, bullets, citações... etc. Texto bom é envolvente e sensacional. E isso não são só conteúdos discorridos, como este aqui, mas conteúdos técnicos que não acompanhamos só uma vez, até nestes conteúdos me aventuro para aprender o que não sei e reforçar o que já sei.
Beleza e ao fim da leitura, o que faço? Se é um conteúdo excelente eu costumo comentar e deixar mais um TabCoin.
Geralmente os conteúdos do TabNews são tão legais que o considero como fonte primária de notícias no mundo da tecnologia, além de tutoriais, aprendizados, enfim, uma fonte muito boa de públicações de qualidade neste nosso mundo tão volátil.
Durante os dias, algumas vezes vem aquela ideia de publicação e aí decido publicar aqui no TabNews. Para a publicação costumo escolher um título que seja fiel ao tema central do texto
e tento usar o máximo possível dos recursos de Markdown, mas sem perder a essência da escrita, o objetivo e finalidade, o tom que quero passar, a motivação, o público que quero atingir, etc.
Não preciso ficar me preocupando com tudo isso de forma frenética, pois ao sempre escrever vamos ganhando aos poucos essas skills de forma intuitiva, por isso tenha a mentalidade de aprender a aprender
e assim ir adquirindo habilidades importantes como se expressar através da escrita e de pouquinho em pouquinho isso se torna natural.
É como desenvolver com alguma linguagem de programação, você começa pelo básico da linguagem, aprende a síntaxe, entende cada palavra reservada, as estruturas mais comuns e depois você aumenta sua capacidade entendendo a semântica, o relacionamento dessas palavras com a finalidade ao qual você deseja atingir, enxergando um algoritmo abstrato que estava em sua cabeça como forma de texto estruturado no código que você aprendeu...
E quando você perceber, já estará criando coisas bacanas de forma intuitiva, você irá até sonhar com código. Tudo isso por que você se expos ao mundo dev, seja vendo muito código por aí, entendendo seus usos, corrigindo muitos bugs, lidando com erros de forma criativa, e sempre aprendendo.
Voltando para a escrita da minha publicação, quando os detalhes dela estão decididos, começo uma saga para cada estilo de escrita, por exemplo este que é um texto mais discorrido, eu simplesmente abro um bloco de notas e começo a escrever minhas ideias e após uma finalização que acho que irá agregar valor para as pessoas da comunidade, eu reviso todo o texto em busca de erros nas palavras e frases, a sequência lógica ou algo que possa causar ambiguidades.
Se no texto estiver tudo certo, aí começo a incluir os detalhes mais bacanas de Markdown, como:
- Títulos de tamanhos diferentes
- Imagens
- Gráficos
- Diagramas
- Citações
- Listas ordenadas ou desordenadas
- Emojis
- Links
Enfim, uma gama de elementos que farão o conteúdo ser mais dinâmico, não tão monótono de ser lido.
Uma coisa que acho belo em textos bem escritos é a imparcialidade bem estruturada
, evitando colocar afirmações pessoais em lidar com fatos. Porém, às vezes, ter parcialidade bem fundamentada - com afirmações pessoais - traz o que o ChatGPT não traz hoje pra nós que é a humanidade no texto, com a característica muito importante de que o texto não foi escrito sem intencionalidade, foi um ser humano que escreveu, ele pensou, ele se perguntou, usou seu contexto atual, seu momento da vida real que o influenciou no snapshot de texto que este humano determinou. Isso pra mim é lindo de se ler.
Então procuro ser imparcial muitas vezes nos textos (neste texto não estou sendo nada imparcial 😆), pois assim acredito que muitas pessoas entenderão o conteúdo da mensagem, ou seja, de uma forma mais genérica. O olhar parcial traz algumas pessoas que irão se identificar com aquele trecho que você incluiu no seu conteúdo, ambos os modos são úteis.
Quando é um assunto pesado, normalmente demoro horas ou dias escrevendo, buscando ao máximo minimizar algum ponto que não faz tanto sentido de ser incluído no texto ou então tentando eliminar ao máximo as inverdades que são espalhadas por aí
, muitas vezes de forma discarada, como é o caso de que você poderá ganhar 5k com programação com apenas 6 meses de estudos, partindo totalmente do 0... essa é uma baita inverdade, onde as exceções não podem ser regras e muito menos ditas como verdades absolutas. Mas isso é possível? É sim. Mas - sempre tem o mas - depende.
Depende do contexto, de suas experiências anteriores, visão de mundo, de suas faculdades mentais, da sua capacidade de raciocínio analítico, além disso de sua capacidade de comunicação como ter inglês que poderá te ajudar nisso, capacidade técnica que é algo indiscutível, ter projetos, lidar com os diferentes momentos da rotina de trabalho de dev... tem tantas variáveis, que não consigo listar todas por não conseguir lembrar mesmo e talvez uma só variável não sendo levada em consideração poderá levar você a caminhos não esperados, mas não levará para seus 5k.
A propósito, variável é um assunto muito importante no mundo da programação
e se você ainda não sabe lidar com este tema quer dizer que você ainda está bem no começo da jornada. Assim como temos muita variação na vida, às variáveis podem ser úteis para determinar o estado da sua aplicação, armazenar informações, trocar o contexto, enfim, saiba lidar com as variáveis.
Eu abri um parenteses no texto para dizer um pouco de como costumo escrever conteúdos mais técnicos. Normalmente busco utilizar bastante analogias, trazer conhecimentos embutidos não tão óbvios e alinhar a ideia do que penso com a realidade de alguma pessoa. Isso pode não funcionar para todos, mas pra minha realidade funciona muito bem.
Ufa, ao fim da escrita do texto, após revisar algumas vezes, normalmente busco manter as referências, pois ter embasamento para o conteúdo é uma forma incrível de agregar ainda mais valor à sua publicação
. Faço isso conforme a citação mais conhecida por Isaac Newton que escreveu em 1675:
"Se eu vi mais longe, foi por estar sobre ombros de gigantes."
Enfim, é a hora da publicação! Eita, depois de tantas coisas, mais uma publicação foi feita! E agora, é o momento de acompanhar a reação da comunidade. E olha, as reações sempre serão as melhores! A comunidade sempre contribui de maneira positiva ou negativa qualificando conteúdos relevantes ou não.
São vários os mecanismos para essa qualificação, como conceder TabCoin após achar relevante ou não, comentar na publicação, publicar, enfim, várias possibilidades.
Não escondo o fato de que podem ter sim pessoas fraudadoras até de conteúdos bons aqui na comunidade e reconheço que o TN está melhorando nisso cada vez mais também!
Este investimento na comunidade vem como recompensa a satisfação de ser útil e ter feito algo por alguém que não conhecemos e mudado até a forma como a pessoa enxerga nossa área. Ás vezes, uma pequena informação em uma publicação pode mudar completamente a vida de uma pessoa e ter este feedback da comunidade é muito gratificante. E algo ser gratificante é uma das melhores recompensas que um ser humano poderia receber
e quando não se exige nada em troca por isso, é ainda mais real que essa gratificação permanecerá com você por um bom longo tempo.
Talvez, este seja o espírito do open source, da comunidade livre. Não acredito que tenha apenas minha visão aqui, mas de verdade, muito obrigado TabNews por essa oportunidade de ser gratificado por contribuir com algo de valor para o próximo.
Pra fechar com meus aprendizados, uma funcionalidade muito legal aqui é a RSS do TabNews que você poderá cadastrar na sua melhor ferramenta para ficar por dentro de todo conteúdo publicado aqui no TN. Uma boa dica é você filtrar as palavras-chave que você espera encontrar nas publicações e assim você ficará mais a par das notícias voltadas para a sua área de interesse. No meu caso, neste momento estou gostando de acompanhar conteúdos sobre desenvolvimento, python e inteligência artificial.
Ganhar TabCoins e TabCashes é legal, mas ter o retorno da comunidade é mais do que incrível! O retorno por comentários, boas publicações, novidades na plataforma, a virada de chave de pessoas, mudança de vida pra melhor, essas coisas são impagáveis.
Meu sincero agradecimento para as pessoas que contribuem para este espaço tão massa da internet que é o TabNews, vocês são diamantes!
Referências:
- O sonho de ganhar 40k como dev!
- Sobre os ombros de gigantes
- Como Aprender a Aprender
- Novas melhorias: RSS e mais 7 melhorias 🎉
E pra fechar, agora sim que terminei de escrever e publiquei este texto, irei levar mais TabCoins para a publicação que me inspirou a escrever esta publicação e é claro que irei comentar lá também!