Executando verificação de segurança...
1

@ggianini, muito obrigado pelo seu comentário incrível! Gostei muito da forma que você abordou com a ideia de branches, conhecimentos profundos e conhecimentos satélites, show de bola!

Sobre isso, gostaria de dizer que uma maneira que encontrei que resolve um pouco melhor este paradoxo é me expor ao conhecimento de um assunto em fontes diferentes e em diferentes canais e além disso, conversar com pessoas que tem especialidade no assunto.

Acredito que o principal aqui é canalizar sua curiosidade para dentro de um tema (o tópico que você deseja explorar) e assim ir ganhando cada vez mais disciplina, não no sentido geral, mas de acordo com o assunto desejado.

Talvez se começar um aprendizado e sentir curiosidade de saber o que te espera no final, vai lá e aproveita para saber isso, por que vai ser bom para você, faz parte da jornada, mas evite que o assunto explorado vá além do que você se propõe a aprender.

Usar a técnica no escopo, planejando e recalculando as rotas, tem me ajudado demais neste processo. Talvez se olhar o que engrena estes 2 pontos possa ajudar também: Curiosidade é motivação e Disciplina é vontade, use a disciplina para chegar de pouquinho em pouquinho até lá e use a curiosidade para acelerar seus passos até lá, logo, os dois tem que trabalhar em conjunto em prol de um propósito claro com objetivos bem definidos.

Ta aí, enxergar a curiosidade e a disciplina de outras formas me ajudou a achar uma boa resposta pra mim e talvez possa funcionar pra ti e pra outras pessoas que também passaram/passam por isso.

Carregando publicação patrocinada...