Executando verificação de segurança...
3

Olha, eu entendo perfeitamente o que você está passando, pois já passei muitas vezes por isso e continuo passando em coisas comuns (ou que deveriam ser comuns) no dia-a-dia.

Mas no quesito programação talvez o pensamento ideal é contra-intuítivo, pois o melhor a se fazer é focar nos princípios, mais do que nos resultantes destes principios.

Deixa eu exemplifcar o que quero dizer, com o seguinte cenário:

  • Uma pessoa quer resolver um problema de traduzir tudo que lê na internet.
  • Daí um desenvolvedor (nós) se propõe a resolver essa dor.
  • Logo este dev vai pesquisar tutoriais/cursos/stack overflow/referência na internet pra isso.
  • Ele vai encontrar uma solução que pode ser criar um plugin para o browser.
  • Este dev simplesmente vai copiar e colar o código e resolver o problema do cliente.
  • A pessoa terá sua necessidade resolvida, mas será que o dev de fato terá a sensação de evolução? Será que a solução é boa o bastante para não quebrar em nenhum dos casos?
  • Mas aí este mesmo dev ficou pensando nisso e não conseguia nem dormir direito pensando nessa situação.
  • Logo este dev tomou a decisão de correr atrás dos princípios do que ele criou.
  • Ele entendeu o que de fato é uma extensão de browser. Ele entendeu de fato o que é um browser. Entendeu mais a fundo os princípios do HTML/CSS/JS.
  • A partir dos princípios, ele percebeu que existem certos limites que uma extensão deveria respeitar.
  • Além disso se precisasse melhorar a extensão, trazer mais recursos ou a aplicar manutenção, este dev sabia exatamente pra onde deveria olhar.
  • Os princípios o fez dominar melhor todo o problema.

Essa é uma história minha um pouco aumentada, que de fato estava com muito problema pra criar uma extensão pra mim mesmo, mas pouco sabia dos princípios que eu precisava pra que essa minha dor tivesse uma solução.

Foi difícil entender isso, mas depois que fiquei me remoendo por isso, tive que parar tudo que achava que sabia (frameworks, básico do básico, copiar e colar) e passei pra olhar com carinho para as coisas importantes (princípios, básico bem entendido, prática, prática, prática).

Pense SOLID (SOLID é um acrônimo para princípios para programar melhor, mas não existe apenas ele e não deve ser o foco pra você resolver seu problema agora, ein!!!).

Além disso, existe uma estratégia muito boa para resolver problemas que é o princípio de dividir para conquistar, ou seja, pense em um problema, divida este problema em partes menores ao ponto de que você consiga resolver cada uma destas partes menores, logo logo você terá o problema maior resolvido.

No seu caso, o problema maior que você quer resolver é ter o sentimento de evolução, e minha outra sugestão é você quebrar tudo que te poderia trazer a sensação de evolução em partes menores e se contente com o avanço pequeno (mas constante) das coisas que você vai resolvendo. Veja evolução nas pequenas dopaminas que você vai ganhando diariamente, pois assim você terá seu problema maior pouco a pouco sendo resolvido.

E por fim, mas não menos importante, em questão ao foco, tenho uma notícia muito ruim (ou booooooa demais) pra você. O ChatGPT tem por trás dos panos um cara chamado Transformer que foi baseado no artigo publicado em 2017 com o título "Atenção é tudo o que você precisa" (clique aqui para visualizar uma leitura em português deste artigo). Logo, o nobre ChatGPT e muuuuitas outras IA Generativas aprendem dessa forma. Não é a única e não é só isso. Mas, por você já ter a noção de que tem problema com concentração, já está muito perto da solução. Busque entender o que te faz ter atenção em determinada tarefa e o que te faz buscar ter distração em outras tarefas e use isto ao seu favor. Entenda que atenção é tudo o que você precisa e isso muitas IAs já estão fazendo, não queira ficar pra trás.

Sugiro assistir estes vídeos do Felipe Deschamps com a essência do que estou trazendo aqui e de muito mais coisas sensacionais pra você conseguir sair dessa (ou aprender a lidar melhor e isso também é uma solução boa):

Carregando publicação patrocinada...