Liberdade na Tecnologia
A ideia deste tema é falar um pouco da minha opinião sobre a liberdade na tecnologia e trazer minha resposta a uma pergunta que vale a pena ficar documentado como uma postagem.
Pensa na coisa mais importante que nós temos agora, o que seria?
Talvez a família, parceiro, amigos, filhos, casa, carro, dinheiro, animais, graduação, conhecimento ou fé?
O que tudo isso tem em comum? A LIBERDADE.
Seria bom usar a tecnogia em prol de vetar a liberdade das pessoas?
Não vejo que é benéfico utilizar a tecnologia para limar a liberdade das pessoas.
Acredito que a tecnologia trouxe ótimos avanços e graças a tecnologia não temos mais fronteiras de comunicação, de tempo e espaço em nosso planeta.
O WhatsApp surgiu com a necessidade de acabar com o bloqueio de comunicação que as operadores traziam ao "forçar" o usuário a pagar pelo pacote de SMS e trazia a ideia de facilitar a comunicação global História do Whatsapp.
O BackRub (Hoje Google) foi criado pela necessidade de 2 amigos em desbloquearem a internet, interligando a web e tornando ela "encontrável" História do Google.
Pense em outras boas tecnologias, como o nosso querido TabNews - Tentando construir um pedaço de internet mais massa, elas desbloquearam, capacitaram, trouxeram identidade, qualidade e nos fazem evoluir mais e melhor para sermos bons seres humanos.
E sobre um episódio do Black Mirror onde mostram pessoas avaliando as outras, tudo indica que estamos caminhando para isso, mas isso seria aceitável?
Uma coisa muito importante é que ser seletivo em conversar só com certas pessoas não se trata de nota em aplicativos ou qualidade definida por inteligência artificial, eu acredito que isso tem relação com sua capacidade de escolher boas pessoas e isso vem com a maturidade.
No cenário hipotético deste app de conversas por pontuação, uma pessoa com 3 pontos de 5 seria desprezada por muitas pessoas 5/5 e tudo porque ela não conseguiu ser boa o suficiente para atender as expectativas das 5/5, ou ser legal o suficiente para falar sobre tudo, ou ser atraente o suficiente... enfim, tudo irá depender dos interesses das pessoas e cada um é cada um, justamente por ter liberdade. E além disso, uma pessoa 3/5 desprezaria uma pessoa 1/5? Será que vale a pena acabar com laços maravilhosos entre duas pessoas por falta de uma conversa entre elas porque são 4/5 e 3/5?
Querendo ou não já sabemos o efeito disso hoje com sites que valorizam o like, valorizam o status, valorizam coisas banais, mas desprezam coisas importantes, como valorizar a socialização.
Ou seja, por ser seres humanos temos a necessidade de nos relacionar, de conversar, ter contato.
Não podemos mecanizar isso, porque não vejo benefício em nos "automatizar" e é exatamente isso que me assusta, não na tecnologia, mas no ser humano.
Concordo que a tecnologia não chegou pra causar mais problemas do que soluções no mundo.
A tecnologia tem seu lado ruim, por causa das pessoas é claro (que muitas são legítimos, outras vezes são egoístas), mas também existem pessoas que tem seu lado bom e com certeza essas pessoas irão fazer o possível (e até o impossível) para produzir/consumir/melhorar as tecnologias.
A tecnologia pode mudar a forma como as pessoas agem umas com as outras?
Na minha opinião com certeza a tecnologia mudou, está mudando e mudará nossas vidas na maneira como lidamos uns com os outros.
Se entendermos, aprendermos e amadurecermos com tudo que está sendo criado tenho certeza que nossas ações irão melhorar, mas precisamos ser constantes em querer o bem e mais ainda usar nossos superpoderes (de solucionadores com tecnologia) para outras pessoas receberem e fazerem o bem também.
Será que a tecnologia conseguirá um dia fazer a humanidade ser boa?
Não penso que a tecnologia deveria reger o comportamento da humanidade, não acho saudável ou benéfico.
Acredito que sim, um dia tecnologias como IA, nanotecnologia, macrotecnologia ou microtecnologia serão capazes de coisas inacreditáveis e isso sim poderia ter um efeito impactante em nossas vidas, por coisas boas que poderiam acontecer. Mas...
Vejo que a humanidade deveria melhorar como humanos, sendo mais respeitosos, sendo gratos, recebendo boas oportunidades, gerando boas oportunidades e valorizando o que tem.
A dificuldade é exatamente essa.
Que a gente faça a diferença como humanidade, fazendo a diferença com boas tecnologias.
Quem sabe a tecnologia num futuro próximo nos traga boas respostas, soluções para grandes problemas e assim, dando espaço para as pessoas crescerem saudáveis, trazendo maneiras das pessoas se amarem, se respeitarem e respeitar o próximo, criando pontes onde existem muros.
Muito obrigado ao Matheus20232 pela oportunidade de me fazer refletir sobre a nossa liberdade na tecnologia.
E você, o que acha sobre este tema? Temos liberdade hoje? Até onde vai nossa liberdade na tecnologia?