Executando verificação de segurança...
7

Olha, gosto tanto dessa técnica que uma vez me assustei ao perceber que estava conversando comigo mesmo no espelho para resolver um problema de lógica de programação 🤣😂

Acredito que externalizar um problema faz com que entendamos as ramificações dos problemas e qual é a causa raiz de fato. Sempre que eu chegava na raiz do problema a solução aparecia e era tão simples resolver que eu ficava bobo pensando como eu não tinha pensado na solução antes.

Acho que para complementar essa baita técnica, posso falar de outras 2 técnicas que funcionam muito bem pra mim.

A Técnica do Solta

Praticamente quando estou muito envolvido com o problema e não encontro a solução, praticamente largo tudo que estou fazendo e troco de contexto, indo fazer qualquer outra coisa (dormir, tomar café, tirar água do joelho, correr...) para "soltar" a minha thread do problema e isso me permite ter uma visão melhor e maior da situação e achar a possível solução para o problema. Acredito que por isso a técnica do pato de borracha funciona tão bem, pois temos que tirar nosso foco do problema para poder explicar o problema e aí ter uma análise melhor e mais correta da situação dificultosa.

A Técnica do Dividir para Conquistar

Essa técnica é infalível! Eu uso desde quando aprendi na faculdade e não só para programação, mas para tudo em minha vida. O dividir para conquistar não traz só a solução de forma eficiente, nos permite resolver outros problemas também, como delegar funções para evitar ter exaustão no processamento (isso falo da vida e de programação também ein) e entender que não sou capaz de resolver tudo sozinho (função faz tudo), então devo dividir minha carga com alguém (função especialista) e através disso ir resolvendo os problemas menores e combinando as soluções até descobrir a solução para os problemas maiores (funcionalidade completa).

Gosto muito dessas 3 técnicas e vale a pena empregar elas em qualquer situação, não só desenvolvimento, aprendizado, mas em qualquer momento!

Muito obrigado filipevieira pelo conhecimento da técnica do pato de borracha!

Carregando publicação patrocinada...