Concordo plenamente com o que você disse!
Comecei a estudar programação no final de 2020, mas só me dediquei de verdade no início de 2022 com um curso completo de JavaScript e finalizei o curso sem conhecer o ChatGPT.
Sempre fui gostei de tecnologia, desmontava brinquedos, controles, computadores, celular e outras coisas para tentar entender como funcionava e tentar criar algo novo. Às vezes funcionava, às vezes não, mas quando dava certo, era uma felicidade enorme. Programar me dá a mesma sensação, ver o código que eu mesmo escrevi funcionando ou finalmente resolver um erro após horas tentando me deixa muito feliz, pois é o meu esforço dando certo.
Sempre achei estranho o uso excessivo de IA, muitas pessoas que eu conheço usa pra fazer qualquer besteira. Quando testei inicialmente não vi motivos pra usar. Só que depois de ver programadores usando IA para criar ferramentas rapidamente, resolvi testar. Hoje uso bastante, mas não de qualquer jeito, só para tarefas simples e rápidas que eu já sei fazer, como monitorar o título de uma página em JS puro e enviar uma notificação quando tiver uma alteração.
Evito usar IA no desenvolvimento de sistemas complexos, pois o código costuma sair desorganizado e com overengineering. Prefiro estruturar manualmente para manter o padrão do projeto. Usar IA nesse contexto exigiria muitas ações que só me atrasariam, das vezes que testei eu tive que:
- Escrever prompts detalhados explicando o que quero e quais tecnologias uso.
- Testar o código gerado para garantir que funciona corretamente (layouts visuais sempre saem horríveis kkkk).
- Reorganizar o código para manter o padrão do projeto.
Recentemente, precisei aprender TypeScript ao desenvolver meu primeiro sistema, pois sem tipagem era erro pra todo lado kkkk. Não usei IA no aprendizado. Assisti vídeos, li documentações e fiz projetos simples para praticar, e precisei retornar à documentação várias vezes.
Meu maior uso de IA hoje é para melhorar textos que escrevo, o que considero uma prática ruim pois depois de melhorado sai sem vida e nem parece que eu escrevi. Por isso eu tenho melhorado a minha escrita para não depender de IA.