Iniciando uma Carreira como Desenvolvedor
Sobre mim (Leitura Opcional)
Atualmente me encontro com 19 anos, terminando o ensino médio. As pessoas da minha idade normalmente estão na faculdade, porém eu não estou cursando o ensino médio convencional, é um EM integrado ao um curso de técnico em Mecatrônica, com duração de 4 anos, no IFPE. Tenho aula com mestre e doutores em elétrica e mecânica, possuo mais conhecimento técnico do que a maioria das pessoas da minha idade. Consigo trabalhar nas mais diversas áreas da engenharia como técnico, esse ano abriu dois grandes concursos da engenharia, que aceitava técnico em mecâtronica com média salarial de 10k. No meu atual estado, não preciso de uma faculdade para seguir a carreira na engenharia elétrica ou mecânica.
.
Em um primeiro momento, parece que eu estou com a vida perfeita. Jovem, com 19 anos, sem a necessidade de uma faculdade, para conseguir emprego que demande profissional especializado, - empregos que apresentam as maiores medias salariais -. Porém a mecatrônica não deixa de ser uma engenharia, e o mal da engenharia no brasil, é a não valorização da mão de obra especializada. São muitas as vagas na minha área, mas são poucas as vagas que valorizam o profissional.
Eu seguiria a engenharia elétrica com gosto - que foi o meu maior foco durante o curso de mecatrônica -, porém a area de desenvolvimento, é a area que eu tenho mais interesse atualmente, não por causa do profissional programador, mas por causa do seu campo de estudo, do mesmo modo que eu gosto de elétrica, o seu conteúdo. Pode parecer que não, mas a elética e programação são áreas parecidas.
Carreira na programação
Agora que consegui um pouco sobre a minha pessoa. Vamos falar do foco dessa postagem. Para encurtar a história, eu já trabalhei como dev (remoto), ajudando em pequenas resoluções - usando html e js puro - para um dev freelancer, era informal e foi no começo do ano passado. No começo foi bom, depois de algumas semanas tive problemas em conciliar o trabalho com o curso e tive que deixar de lado essa ideia. Agora que estou terminado o curso, quero de fato seguir a carreira de dev.
Então entramos no meu atual problema, como eu faço para iniciar a minha carreira? Vejo algumas possibilidades e estou prestes a escolher uma delas e gostaria de algum conselho de vocês, para que eu possa tomar a melhor decisão possível.
Só eu vejo duas opções para iniciar, que seria trabalhar por conta própria ou procurar uma vaga de emprego, a primeiro momento parece que, a forma de iniciar nas duas opções são a mesma. Estudar alguma linguagem, fazer portfólio... Porém, não é bem assim, a forma de estudar e o que estudar é diferente, a forma como eu devo me posisionar é diferente. E eu escolhi trabalhar por conta própria e esses são os meus motivos:
- Tenho apenas 19 anos
- Maior possibilidade de retorno financeiro
- Posso gerir melhor o meu tempo
- Consigo crescer mais rápido como profissional
A parte de ter 19 anos é que , eu sou jovem, posso errar, ainda vou ter muito tempo pela frente
para corrigir o meu erro e seguir em frente, e se a minha ideia der errado, na pior da hipoteses, eu vou sair com um aprendizado. No livro do flávio augusto, ele diz que um vendedor tem que estar disposto a receber vários "Nãos", e é isso que eu estou disposto. Vou dar o melhor que eu posso, para dar certo, e eu sei que vou receber alguns "nãos", talvez demore um tempo para dar frutos, mas é isso, eu estou com o psicológico pronto, para essas coisas. Tenho a ideia de tentar ate dar certo, e não tentar para ver se vai dar certo.
E com isso eu planejei um esboço do que eu devo fazer, para conseguir o que eu quero.
Com um pouco de vendas que sei, um dos pilares é entender o comportamento humano, e nós precisamos sentir confiança no profissional, e só assim podemos contratar o seu serviço, e melhor forma de fazer isso, é mostrando que, que você é bom no que faz e sabe o que esta fazendo. Então a primeira coisa que estou fazendo é construindo meu site, ele ainda não esta pronto - tem alguns erros que devo corrgir ou melhorar - , tenho noção que devo trazer a melhor qualidade possível. Depois dele, vou fazer mais 2 ou 3, focando sempre a maior qualidade que eu posso trazer, não na quantidade. Todos eles sendo projetos front-end.
Após finalizar essa etapa, vou procurar clientes, em várias plataformas, como instagram, linkedin e algumas plataformas de freelancer.
Bom, é isso, atualmente estudo á tarde, então cancelei todos os meus projetos de pesquisa e extensão, para ter a manhã toda livre e me dedicar a esse novo projeto, assim como vou trabalhar nos finais de semana.
OBS: Escrevi essa postagem por alguns motivos: Me motivar e ter clareza no que quero; dar a oportunidade de pessoas me dar conselhos; deixar registrado o meu momento atual e que talvez eu possa ajudar alguém a inicar a sua carreira.