Executando verificação de segurança...
3

[Podcast OsProgramadores] Onde grandes nomes da programação contam sobre suas jornadas e realizações na área.

Os programadores é um podcast onde o host Marcelo Pinheiro convida grandes nomes da programação tanto do brasil como do exterior para contar sobre suas jornadas desde o primeiro contato com a tecnologia, passando pelas suas formações, primeiras experiências profissionais, até chegarem ao momento atual de suas carreiras.

Entre seus convidados há um leque muito grande de gerações, personalidades, e caminhos trilhados. Independente de como e quando começaram o que percebemos é que não há um único caminho ou uma fórmula mágica para se tornar um programador e alinhado com essa premissa que o podcast tenta explorar a história de cada um dos convidados buscando encontrar direcionamentos para quem ainda está na fase inicial dentro da área.

Três dicas que pessoalmente eu poderia destacar que retirei das entrevistas seriam, trabalhar para entender os fundamentos da área, fazer conexões e ter persistência. Vou discorrer um pouco mais sobre cada um deles abaixo.

Quando digo entender os fundamentos, me refiro a entender o básico sobre o que se está trabalhando, não só utilizar tecnologias, ferramentas, teorias, mas buscar entender como é o funcionamento por baixo dos panos, o que te foi abstraído. Você não precisa necessariamente se tornar um expert em tudo, mas aprender o bastante para conseguir explicar com o que se está trabalhando. É muito comum iniciantes pularem etapas na fase de aprendizado e quererem estudar um pouco de tudo e começar a criar coisas muito complexas logo de cara, mas aprender a programar leva tempo, então tenha paciência. Tente trilhar um caminho e segui-lo até o fim antes de pular para a próxima etapa.

Mas como saber o que é fundamental para trabalhar na área. Bom aí é que entramos no próximo tópico. Agora vejamos a importância de fazer conexões ou o famoso networking. Uma vez que se está começando na área, você vai se deparar com um universo de tecnologias, cursos e áreas para se trabalhar. Como decidir qual caminho trilhar, quanto mais se pesquisa mais se aumentam as possibilidades. Aí é que uma comunidade pode lhe auxiliar, estar envolvido seja com profissionais, estudantes ou simplesmente interessados na área, pode lhe trazer grandes esclarecimento através da troca de informações, opiniões e experiências, onde você pode não só aprender, mas também ensinar quando for algo do seu domínio. Além do desenvolvimento mútuo e das orientações, estas conexões feitas ao longo do tempo podem lhe abrir algumas oportunidades, já que os envolvidos têm um mesmo interesse que o seu e atuam ou atuarão no mercado de trabalho.

Enfim a persistência, que talvez seja a que mais te levará adiante, muitos se interessam pela programação através de jogos, pelo desejo de criação ou até pela promessa de grandes ganhos financeiros. Não importa muito o que te trouxe até a área, mas sim o que fará a partir daí, a programação não é um bicho de sete cabeças, você não precisa ser um crânio para atuar na área, mas uma coisa é certa, você vai precisar estudar e se atualizar durante toda sua carreira, a tecnologia avança de forma exponencial. Quem começou lá atrás não conseguiria sonhar com o que temos hoje, e hoje não conseguimos imaginar o que está por vir. Então precisará saber aprender, saber perguntar, saber procurar, praticar e errar. Sim você vai errar e errar muito, mas sempre buscando aprender com seus erros. No início o que lhe parece impossível de entender, ao passar de algumas semanas ou meses vai ficando mais claro, até um momento em que você percebe que já domina bem o assunto. Basta ter persistência que o resultado virá.

Bom, essa foi uma visão rápida do que acredito que o podcast nos trás. Há discussões sobre uma grande variedade de linguagens, pessoas com todo tipo de formação, que já trabalharam nos mais diferentes cargos e empresas ou até que já iniciaram seus próprios negócios. E como nem tudo são flores também verá aqueles que já entraram em grandes perrengues, os que já passaram por preconceitos, os que já sofreram do famoso “burnout” ou da “síndrome do impostor”. As experiências e dicas além de esclarecer um pouco mais sobre a área podem também lhe prevenir ou orientar a como lidar com os problemas e situações que encontrará no seu dia-a-dia, então vale a pena dar aquela conferida.

Em suma, o propósito de todo esse conteúdo criado é incentivar não só o pessoal que quer aprender a programar, mas também ajudar quem já está na área a expandir seus horizontes. Então fica aqui o convite a todos que se interessarem pelo podcasts e querem ter uma visão mais abrangente sobre o mundo da programação.

Podcast OsProgramadores

E para quem tiver interesse em participar de uma comunidade. Fica aqui uma sugestão especial para quem gosta ou quer iniciar na área de programação de uma forma geral. O grupo “Os Programadores” no Telegram é uma comunidade onde discutimos, orientamos e tiramos dúvidas sobre programação. Sinta-se à vontade para participar.

Através do podcast e do site OsProgramadores também irá conhecer várias outras comunidades, cada uma com o seu propósito, algumas são voltadas para os trabalhos open source, outras buscam incentivar a participação feminina nesta área, entre várias outras iniciativas. Basta procurar, que encontrará uma alinhada com seus ideais.

Bom, fica aqui meu agradecimento a quem chegou até aqui, espero que tenha gostado do conteúdo. E tenha uma ótima jornada !

Carregando publicação patrocinada...
1

Parece interessante, adicionei aqui pra ouvir mais tarde. Tem nomes renomados que me fez querer ouvir o show. Há algume na area de gamedev? procurei mas não encontrei na lista do spotify

1

E57 - Daniel Maida - Gameplay Engineer na Wildlife Studios
E21 - Gilliard Lopes - FIFA Senior Game Designer na EA em Vancouver
E47 - André Cardoso - Product Designer at Unity
Que consigo lembrar tem esses três, top demais !

1