Preciso saber inglês para ser bom em programação?
De uma maneira mais simples de responder à pergunta, eu digo que sim. As linguagens de programação são escritas em inglês
Como um iniciante que está dando seus primeiros passos na área, o conhecimento de inglês não é necessário, mas pode ser um bom bônus para facilitar o processo de aprendizado, já que as palavras-chave para muitas linguagens de programação estão em inglês.
Assim, você pode começar a programar sem ser altamente proficiente em inglês falado e escrito, mas o conhecimento do idioma será um privilégio e tornará todo o processo mais compreensível.
Um dos motivos óbvios é que a maioria das linguagens de programação são escritas em inglês, então saber inglês praticamente facilitará seu processo de aprendizado, já que a sintaxe de quase todas as linguagens de programação é toda em inglês.
O maior motivo pelo qual saber inglês pode facilitar o processo de programação é a Documentação de Linguagens de Programação.
Documentação técnica. Como regra, a documentação técnica de qualquer linguagem de programação é compilada em inglês. Claro, você pode encontrar documentos traduzidos, mas o original é sempre melhor.
Até que nível de inglês eu preciso?
Veja, você não precisa ser um especialista em inglês, o nível básico de inglês será suficiente, pois as linguagens de programação são escritas usando um inglês muito simples e compreensível.
Não quero aprender inglês, ainda posso aprender a programar?
Sim, você pode muito bem, mas como dissemos acima, as linguagens de programação são escritas em inglês básico e são instruções, então saber um pouco de inglês tornaria o processo um pouco mais fácil, além disso, se você quiser interagir pedindo ajuda em seu código , normalmente código escrito em inglês seria uma opção melhor do que código onde variáveis, funções e quase tudo são definidos em sua língua materna.
É por isso que eu digo ou aconselharia você a pensar duas vezes.