A questão principal de tudo no final das contas é :
Pq substituir C ?No final se não houver um valor agregado muito grande nem vale pena trocar.
É algo que reparo muito na comunidade de Rust, essa necessidade por refatorar coisas que ja funcionam muito bem em c++ ou c, simplesmente pra poder falar que agora esta em rust e rust é mais moderna.
Do meu ponto de vista parece mais daquelas picuinhas de qual linguagem é melhor só que com outra roupagem.
Posso estar completamente enganado, mas é a impressão que passa as vezes.
Sim, estás completamente certo.
Quando se quer passar uma coisa para outra linguagem para poder continuar evoluindo algo até me acostumo com a ideia, mas sempre é a mesma coisa, passar pra rust pra dizer que ta em Rust e a desculpa é que em Rust tem segurança de memória.
Porém as vezes eles dizerm que agora ta em Rust, mas é um wrapper pra rust então funciona em rust porém matando a filosofia da própria linguagem.
Enfim rust é ótima linguagem, mas novamente por conta dessa grande quantidade de baba ovo deixa a linguagem saturada para alguns.
Nesse sentido sim. A comunidade rust tem uma tara em escrever em Rust até coisas que não foram feitas pra serem esc queritas em Rust como eu citei
Mas o real motivo é que como você sabe provavelmente, hoje em dia é impossivel subistituir C, porque C, se tornou a api padrão do mundo do Software
E o motivo pelo qual eu eu vi que Zig vai ter muito futuro, tomando o lugar de C, é pelos motivos que citei, ele não é muito diferente em sintax de C, é plenamente compatível em suas estruturas e tipo de C, e alem de algumas features e uma boa meta programação.
Zig tem um processo de compilação de C, melhor do que C.
No garal como você disse, conforme eu ia aprendendo Zig, eu também era da opinião de "só mais uma querendo desbancar C", mas quando nos meus estudos eu cheguei nessa parte de interoperabilidade que eu realmente vi que existia um futuro pra Zig