Caso: DeepSeek - O verdadeiro poder esta no software
O DeepSeek não é apenas só mais uma startup.
Ele representa um avanço significativo na inteligência artificial, baseado em um código aberto que torna a tecnologia mais eficiente e menos dependente de hardware.
Com essa inovação, as gigantes do setor certamente irão incorporar essas melhorias.
Sam Altman já reconheceu publicamente a relevância do que foi desenvolvido.
O impacto dessa mudança será enorme. Com a infraestrutura atual, o progresso dos softwares será acelerado, e a barreira financeira que antes limitava esse mercado a poucos jogadores foi derrubada.
Isso significa mais competição, mais inovação e um cenário imprevisível sobre quem liderará essa nova fase.
Somente no dia 27/01/2025, as ações cairem muito. As empresas que atuam em semicondutores, hardware, data centers e eltricidade foram impactadas.
Ações como
- Nvdia (-15% )
- Tsmc (-13%)
- Dell (-9%)
São alguns exemplos.
Até agora, a NVIDIA era a escolha óbvia, já que ninguém sabia exatamente quem se destacaria. Ela ainda domina a produção dos chips mais potentes, mas a necessidade por esse hardware pode começar a diminuir à medida que o software assume um papel mais estratégico.
A discussão não deveria girar em torno de questões políticas sobre o DeepSeek. Isso pouco importa. O fato é que, em breve, seu código estará sendo utilizado em diversas aplicações ao redor do mundo.
O erro foi subestimar o software. Enquanto muitos apostavam apenas no poder de processamento, alguém mostrou, mais uma vez, que o verdadeiro segredo está na inteligência por trás do código.