Estão vendendo muitas ilusões, muita promessa "Saia empregado em 3 meses, aprenda a programar a linguagem x em y dias e saia profissional". Quem está entrando na área agora acaba fisgado nessas armadilhas para encher o bolso de "Programador" vendedor de curso. Claro que não podemos generalizar, existem ótimas pessoas fazendo trabalhos excelentes nesse nicho, mas a maioria ... esquece. O que quero dizer com isso, muita gente, principalmente muita garotada nova, acaba achando que programar é fácil, rápido e que com pouco esforço dá pra entrar no mercado. Pior que às vezes até acontece. Problema é que devido essa visão muita gente desanima quando não tem suas expectativas atendidas. Digo por experiência porque eu já estive nessa situação, mas quando entendi isso foi uma virada de chave! Como disse em outras respostas parecidas com essa, muita gente só pensa na linguagem de programação - na ferramenta - mas se esquece de focar em outras áreas de grande importância - os fundamentos.
Claro que não estou falando isso diretamente para ninguém em específico, só estou aproveitando a trilha que maniero já abriu aqui para evangelizar algo que me ajudou demais e acredito que pode ajudar muita gente: fundamentos primeiro torna tudo mais fácil e aprenda a se vender, em uma entrevista você está vendendo uma solução, e essa solução é você.
O mercado não está mesmo fácil, muita gente boa está aí tentando e não consegue se realocar, imagina pra entrar sem experiência então! Com os requisitos que as vagas pedem ainda - mais especificamente as de JR -, tem que escovar muito bit mesmo rs. Temos que aceitar como as coisas estão e se preparar.
Sem munição? Baioneta! ;)