Executando verificação de segurança...
2

Tem uma bolha social muito visível em tecnologia se você analisar de forma macro.

Geralmente, as pessoas que entram na área, tem essa visão de "programar da dinheiro rápido" e só foca em coisas técnicas e o dinheiro, o que acaba fazendo com que seja mais um profissional estagnado no mercado, porque não entende que escrever código é uma das últimas etapas dentro do processo de criação de um produto.

Hoje, se quiser realmente que seu trabalho tenha um impacto, gere valor para as pessoas e a empresa, você precisa ter conhecimentos em UX, Agile, Negócios e outras áreas que compõe uma empresa. E acho que o mais importante, é aprender a ser gentil, ser alguém que as pessoas gostem de conversar e estar por perto.

Já trabalhei com vários desenvolvedores que eu não conseguia ter uma conversa que não fosse técnica, porque a pessoa sempre acabava soltando um preconceito ou alguma frase desconfortável. E sinceramente, não tem como você gerar ideias inovadoras e criativas se ainda pensa como alguém quadrado e que não se importa nem em ser gentil com as pessoas com quem trabalha, imagina então com um cliente?

Trabalhei em uma empresa que queriam colocar o processo de feedback da Netflix, e na explicação, falaram de um caso interno da empresa de Streaming, onde existia um certo colaborador que ficava rotineiramente de mal humor, o que fazia com que os parceiros do time dele, não falasse para ele sobre coisas importantes e outros comunicados, por medo de levarem uma "patada". Até que um superior soube sobre o caso, e perguntou para as pessoas o porquê de ninguém ter falado para ele sobre isso. E foi onde a Netflix começou uma própria cultura de Feedback, para resolver esses problemas de pessoas que tinham muito conhecimento técnico, mas pouco conhecimento em Soft Skills, o que acabava fazendo com que seu conhecimento técnico, não valesse de nada, já que a pessoa não se encaixava no time e cultura da empresa.

Carregando publicação patrocinada...