Executando verificação de segurança...
Respondendo a [Não disponível] dentro da publicação [Não disponível]
1

o comunismo e outras formas de sociedades anarquicas partem da ideia de que seres humanos tem necessidades iguais, mentalidades iguais (e com mentalidade eu quero dizer mentalidade mesmo, instintos em um mesmo nível de controle

Não, não parte. O respeito as individualidades e talentos de cada um é uma das coisas que faz ser possível termos em comunidade uma capacidade criativa e intelectual forte.

Não sei onde que entendesse que numa sociedade Comunista se assume que as pessoas precisam ser "iguais", mas isso não é verdade. Não tem como existir música, danças, cinema, pinturas e tudo referente a criação de Cultura se as pessoas pensarem e serem moldadas a pensar igual.

Até pensadores intelectuais de Esquerda defedendem uma educação mais inclusiva, que trate a individualidade e capacidade de cada um no espaço escolar, o que hoje, não ocorre.

Um dos intelectuais mais lidos em universidades ao redor do mundo e que traz esse conceito de educação inclusiva é o Paulo Freire, que é o mesmo que a extrema direita brasileira ataca, exatamente por propor uma educação que não seja padronizada, contrária a educação bancária que existe hoje:

Talvez esteja confundindo com o fato de diferente do Capitalismo, não importa onde você nasça ou morre, seus acessos ou oportunidades devem existir. O que não ocorre na sociedade de hoje:

Veja como a Desigualdade é enorme nesse caso, apenas por nascerem em uma parte de São Paulo, tem uma expectativa de vida de 22 anos a mais que outra parte.

Mas isso não significa que com o fim da desigualdade, essas pessoas vão ter as mesmas mentalidades, mas que terão uma equidade de oportunidades.

não tem a ver com o capitalismo

Tem tudo a ver!

Você imagina o ser humano por natureza como sendo alguém ruim. Pois bem, quem criou essa teoria foi Thomas Hobbes (1588 - 1679), que criou essa teoria em sua época para explicar a existência da Monarquia Abosolutista, ou seja, para defender governos autoritários e centralizadores, porque para ele as pessoas precisam ser "controladas", se não acabam sendo selvagens em seu meio natural.

O que é claro apenas uma justificativa de ter diversas pessoas trabalhando pra ti e acumulando Capital para você mesmo. Um claro exemplo exploração.

Até hoje existem muitos governos e pessoas adeptas dessa teoria, as vezes indiretamente, sem saber de onde veio, já que ela foi inspiração para políticos que apoiavam Ditaduras.

Temos outros pensadores que trazem uma outra visão, como Jean Jacques Rousseau (1712-1778), que não é enviesada pela Monarquia, como Hobbes:

Esse mesmo filósofo foi inspiração para muitos países fazerem independências e outros intelectuais criarem teorias contrários ao Estado, que tem esse papel de te fazer acreditar que você precisa dele, ao mesmo tempo que ele cria situações que te obriguem precisar dele.

como as ONGs que você citou, que inclusive não raramente corrompem seus líderes, aliás dependem de um líder, que é uma posição diferente dos demais

Olha, eu estou escrevendo coisas fundamentadas o máximo possível. Mas isso é meio descabido. Primeiramente que muitas ONGs não existe esse "Líder", na verdade é um trabalho feito em conjunto.

Percebo que você também não imagina muito organizações sociais que não estejam centralizadas num Líder. Mas muitas não são assim. Como ONGs por exemplos ou projetos Open-Source, que existem voluntários para revisar PR's e aprovar eles.

a filosofia Ubuntu é linda nínguém discorda, mas como os povos que a praticam mantém? Através do medo do pós morte

Na verdade, a filosofia Ubuntu, ela está muito representada nos povos africanos que vieram e foram escravizados aqui no Brasil. Muito da nossa cultura, vem dessas filosofias, o que não percebemos.

Então, nós mesmos na verdade praticamos essa filosofia, e muitos tem diversidades religiosas diferentes, porém, a filosofia não é intrínseca a religião, as pessoas podem não ter religão mas ter filosofia.

A filosofia de amor ao próximo do cristianismo junto a filosofia Ubuntu trazida pela cultura africana, representa um conjunto de ideias que permeia nosso país.

O ponto que você está ignorando é que isso é só um dos fatores que levam um ser humano a querer subjulgar outro, tem inúmeros outros como simples prazer em fazer isso ou impulsos sexuais

E o ponto que você não está percebendo, e que na verdade se contradiz, você diz que muitas pessoas são direcionadas a fazer algo pelo medo e premiação, porém se a premiação não existe, qual o sentido em fazer isso?

Porque subjulgar o outro não gera nada material numa sociedade que esse material não vale mais que a vida. O que geralmente temos o contrário na história, povos que atacam outros sempre por conta de coisas materiais.

Te trazer uma reflexão, hoje as pessoas acham mais terrível ver um cachorro morto que uma pessoa desconhecida morta. Porque será isso? Como que um animal parece ter mais valor que seres iguais a nós?

é triste man mas é a natureza, cabe a cada um de nós tentar fazer a diferença porém esperar que o mundo inteiro viveria em uma paz perpétua simplesmente por ter recursos é ingênuo comunismo como toda forma de anarquia é utópico

Como mencionei, esse fator da "natureza humana" foi usada por diversos intelectuais para justificar Estados fortes e a dependência da população para com eles.

Mas realmente concordo que precisamos ir atrás para fazer a diferença =)

“A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar.”
Eduardo Galeano

Carregando publicação patrocinada...