O que mais acho é que as pessoas cada vez mais terão poucas preocupações com eficiência, o que é um erro, mas entrega o resultado, o que já é o que as pessoas querem e não vejo isso mudando.
Isso está relacionado também a questão de que as linguagens mais "fáceis" de aprender também são as que são menos eficientes? E por conta da popularidade, e talvez a falta de aprofundamento, pode levar pessoas a não se importarem com conhecimentos mais complexos como eficiência energética?
Além é claro da nossa capacidade tecnológica atual que já produz celulares e computadores milhares de vezes mais potentes do que o de décadas atrás, quando foram criadas as linguagens como Assembly e C.
Não é muito fácil criar algo que atenda a todos esses requisitos. Para ser mais eficiente precisamos criar um fardo para o programador.
Aqui mencionasse sobre o fardo sobre o programador, e é por isso que mencionei a questão da IA.
Ela me parecer estar quebrando um pouco essa visão de "O que é ser um programador?", porque com tantas tecnologias hoje e acesso a conhecimento, é muito fácil uma pessoa criar um código, conseguir a explicação de como ele funciona e como fazer ele ir para o ar.
Agora, coisas mais complexas, vão demandar mais tempo e um melhor uso da tecnologia, mas não apenas isso, é necessário que existam pessoas capazes de manter as tecnologias atuais e desenvolver tecnologias ainda mais avançadas, o que acredito que a maioria dos programadores atuais não está preparada, eu inclusive.
Por isso menciono que talvez esse "fardo", seja algo que irá ser necessário para que consigamos progredir ainda mais na área de computação e tecnologia.
Acredito que a IA hoje, apesar de ser incrível em muitos aspectos, não é atualmente algo tão "milagroso" como o Surgimento da Internet, porém, acredito que ela está servindo muito mais para anunciar um novo futuro e presente e trazendo um choque de realidade.
É quase como o prelúdio de uma nova Revolução Industrial, que vem claro com diversos outros conflitos sociais.
E daí podemos até ter outra perspectiva, mais sociológica, será que o nosso entendimento da Inteligência Artificial no Capitalismo é o que ela deveria ser? Esse é o máximo da Inteligência Artificial? Acredito que ainda vamos estar sempre voltando a assuntos ainda mais filosóficos para também entender onde a tecnologia precisa avançar, e as motivaçõe para isso, além de Quem irá fazer isso?
Uma das ideias que eu tenho para gerenciamento de memória em uma linguagem é algo que nunca vi em linguagem alguma e é muito bom. Mas não é perfeito. [...] O problema é que o mecanismo que eu bolei não atende 100% dos cenários, e os raros que não atende, terá que ser ineficiente e dará uma dor de cabeça enorme para o programador [...] Não tenho uma avaliação boa ainda da complexidade que seria o compilador, mas não seria simples.
Não sei se já estás colocando em prática essa ideia de projeto, mas acredito que conseguiria diversas pessoas para apoiarem, e talvez até investimentos de empresas para produzir algo do tipo.
Acredito que para onde estamos indo no momento, ideias cada vez mais complexas serão necessárias para resolver problemas ainda mais complexos.