Precisamos levar mais a sério essa frase em nosso dia a dia quando estamos programando!
Todo conhecimento deve ter uma representação única, inequívoca e autoritária dentro de um sistema. - Andrew Hunt e David Thomas
O que os autores queriam realmente expressar quando escreveram sobre "uma representação única, inequívoca e autoritária"? Podemos resumir:
-
Única: A informação ou conhecimento deve ser representada apenas uma vez.
-
Inequívoca: Não há dúvida sobre onde encontrar essa informação ou qual é a fonte correta.
-
Autoritária: Essa única representação é a fonte oficial ou definitiva de tal informação. Se há alguma alteração, atualização ou disputa, esta é a fonte que prevalece. Qualquer parte da informação ou regra de negócio deve estar definida em apenas um lugar no código, e esse lugar é considerado a fonte de verdade.
Qual a diferença da Inequívoca para Autoritária?
A primeira vista pode ser difícil entender. A palavra "inequívoca" refere-se à clareza e à falta de ambiguidade. Quando falamos que uma representação é "inequívoca", significa que é clara e não há dúvidas sobre o que representa.
Mas quando falamos sobre "autoritária" estamos nos referindo sobre a oficialidade e a confiabilidade da fonte da informação. Uma fonte "autoritária" é considerada a versão oficial, confiável e definitiva de uma informação.
Em outras palavras, uma representação inequívoca nos diz o que exatamente a informação é, enquanto uma fonte autoritária nos assegura que a informação é confiável e definitiva.
Mas e você, acredita que esses conceitos podem ser aplicados no nosso dia a dia?