Meu humilde relato sobre dois lugares que já trabalhei, ambas empresas no Brasil e de porte pequeno/médio. Raramente contratavam desenvolvedor Jr. ainda mais Jrs. que nunca tiveram experiência de trabalho ou Freelancer. Toda a demanda por profissionais iniciantes nessas linguagens era suprida por uma nova leva de estagiários, todos os anos eles contratam entre 12 a 20 estagiários, treinam eles em alguma dessas linguagens Java ou C# e após 1 ano e alguns meses promovem eles para Jr. e colocam dentro de alguma equipe da empresa.
De requisitos que elas têm para o estágio, estar matriculado em alguma faculdade/tecnólogo da área de TI e ser maior de 18 anos.
Acho uma abordagem bem interessante, tanto para a empresa que vai selecionar e capacitar alguém da forma que eles querem, quanto para o estudante, que vai ter uma oportunidade para se desenvolver.
É exatamente isso que busco para minha carreira!! Sinceramento, eu quero começar como estagiario e ir subindo gradualmente.
Atualmente eu estou estudando Angular e Csharp. Em fevereiro começo Engenharia de Software e em meados de junho de 2024 vou começar a buscar vagas de estágio.
Até la to criando projetos um pouco mais complexos para meu github. Estou criando um em Angular já e buscando projetos open-source. Quando tiver bom em .NET faço um também. Quero deixar 2 a 3 projetos mais complexos no meu GitHub e ir aplicando o que aprendo neles.
Sem pressa e sem pausa eu sei que uma hora minha vez chega!
Muito obrigado pelo seu relato sobre a realidade das empresas, me deu até uma motivação a mais! Deus te abençoe e sucesso na carreira!
Fico feliz em poder contribuir e, se puder, gostaria de dar uma dica: saber se comunicar em inglês é tão importante quanto dominar qualquer tecnologia.
Eu tenho que aprimorar meu inglês mesmo. No momento eu consigo ler um pouco, tipo uma criança quando ta em fase de alfabetização, mas só isso já faz muito a diferença na questão de consumir contéudos e ler documentação!
Obrigado pelas dicas mano! TabNews realmente é um espaço muito massa!